Selagem alisa o cabelo? Confira 7 mitos e verdades sobre o tratamento

Selagem alisa o cabelo? Confira 7 mitos e verdades sobre o tratamento

A selagem é um dos tratamentos capilares mais procurados dos salões de beleza e não é à toa que se tornou um dos queridinhos de quem está buscando a revitalização das madeixas. Cada vez ganhando mais adeptos, a selagem traz a proposta de deixar os fios ainda mais bonitos e sedosos, sem prejudicar a saúde da fibra capilar. Ou seja, é uma opção para quem quer investir em um tratamento para os cabelos que tenha ação “de dentro para fora”. Mas, atenção, pois há muitas dúvidas sobre essa técnica que precisam ser esclarecidas. Por exemplo: selagem alisa o cabelo? Pode ser feita em casa? Tem química?

Se também tem essas dúvidas, este artigo foi feito para você! Confira, a seguir, o que é esse tratamento e quais são os mitos e verdades sobre a sua atuação. Vamos lá?

Afinal, o que é selagem capilar?

A selagem capilar é um tratamento desenvolvido à base de queratina – uma proteína extremamente importante para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos. Com uma fórmula inteligente, a selagem ajuda a reconstruir os cabelos danificados, já que age fechando a cutícula dos fios.

Ela é indicada especialmente para quem passou por processos químicos ou teve contato com agentes que agridem o fio. Este tratamento é uma das técnicas mais avançadas de reconstrução e que garante a vitalidade capilar.

Selagem alisa o cabelo? Mitos e verdades sobre a selagem capilar

1. A selagem é um alisamento?

MITO!

Já ouviu por aí que selagem alisa o cabelo? Pois saiba que a selagem não é um alisamento, ainda que muitos insistam nessa questão. A selagem se configura como um tratamento capilar, usado para selar a fibra do cabelo.

O efeito proporcionado é de um cabelo mais leve, bonito e hidratado. Enquanto isso, o alisamento é um processo químico que modifica a fibra capilar, tendo como objetivo retirar as ondulações naturais do fio.

2. A selagem é uma escova progressiva?

MITO!

A escova progressiva, assim como o alisamento, é um processo desenvolvido para alterar a fibra capilar – tendo como principal objetivo deixar os fios com aparência mais “reta”.

Ainda que esse seja um método menos agressivo do que o primeiro (alisamento), também trabalha uma ação química e que, dependendo do caso, pode acabar agredindo a saúde do cabelo.

3. A selagem é um processo químico?

MITO!

Definitivamente, não! Muito pelo contrário, a selagem deve ser entendida como um tratamento capilar. Ela possui uma fórmula 100% natural que ajuda a tratar o fio, oferecendo todos os nutrientes necessários para a recuperação do brilho, maciez e vitalidade dos fios.

Portanto, a selagem não trabalha com produtos que alteram a textura do fio, ok?

4. A selagem alisa o cabelo?

DEPENDE!

Esta é uma das principais polêmicas desse método de tratamento e que acaba fazendo com que muitas pessoas optem pela sua realização. Dizer que a selagem alisa o cabelo é equivocado, porém, não podemos desconsiderar que isso possa acontecer em alguns casos.

O que acontece é que, como a selagem fecha a cutícula do fio e reduz o seu volume, isso pode causar a impressão de fios mais esticados. O resultado “liso” varia de pessoa para pessoa, de acordo com as propriedades de sua estrutura capilar. Mas, lembre-se: alisar o cabelo não é o objetivo da selagem!

5. A selagem pode ser aplicada em cabelos danificados?

VERDADE!

Como a selagem tem como principal objetivo a revitalização do fio, ela pode ser aplicada nos cabelos danificados sem problema algum. Ela não irá agredir os fios, mas, sim, nutri-los para recuperar o aspecto bonito e saudável.

Para isso, é importante que esse tratamento seja feito por um profissional qualificado e com expertise nesse tipo de serviço.

6. Se feita incorretamente, a selagem pode danificar o cabelo?

VERDADE!

Ainda que o propósito da selagem seja exatamente o contrário, se realizada de forma equivocada, ela pode danificar o fio. Há alguns salões de beleza desqualificados que prometem um tratamento de selagem que não é adequado – aliás, eles acabam nomeando de selagem um processo que na verdade não é selagem. Por isso, é fundamental buscar um local de qualidade e que conte com profissionais experientes no mercado.

7. Qualquer pessoa pode fazer a selagem?

VERDADE

A selagem se caracteriza como um tratamento capilar sem restrições, isso porque pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. Dos lisos aos afros, ela atua de forma inteligente, recuperando a saúde dos fios e promovendo aspecto mais saudável. A selagem é um processo natural, que oferece nutrientes importantes para a fibra capilar, independentemente da estrutura dos cabelos.

Então, ficou mais claro para você agora o que é a selagem? Deixe para lá a história de que “a selagem alisa o cabelo” e comece a compreender esse tratamento do jeito que ele realmente é – um método para proporcionar fios saudáveis, bonitos e macios. Com uma fórmula extremamente inteligente, a selagem oferece todos os nutrientes necessários para recompor fios danificados quimicamente.


Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?