CuriosidadesDicas

Secador de cabelo: como saber que modelo é ideal para o seu tipo de cabelo e como usar

secador de cabelo

Encontrar o secador de cabelo ideal pode ser uma tarefa mais difícil do que achamos. Muitas vezes, nem ao menos temos a consciência de que a variedade é tão grande, até chegar a hora em que precisamos comprar um novo e nos perdemos em um mar de opções.

Faça esse teste: digite secador de cabelo em um mecanismo de busca para ver quantas opções aparecem. São inúmeros modelos disponíveis, e pode ser difícil escolher aquele ideal.

Claro que levamos em conta coisas como o valor do secador de cabelo, mas ele também deve se adequar às nossas necessidades.

Por exemplo, tanto o tamanho, a potência, o peso e a temperatura máxima e mínima desse secador de cabelo devem ser levados em consideração na hora de escolher qual será aquele que você chamará de seu.

O modelo certo irá garantir uma secagem eficaz e também maior variedade de utilização do produto. Tem secador de cabelo que também solta jato de ar frio, por exemplo, o que pode ser uma vantagem na hora da finalização dos fios.

Além disso, já parou para pensar de que forma deve-se secar o cabelo corretamente? Ou então se precisa de bicos modeladores? A melhor questão é: para que serve o ar frio, afinal? Ficou confusa? São muitas perguntas, não é? E não pode dar bobeira na hora de escolher o seu fiel secador, afinal, ele é um investimento que vai durar um bom tempo aí.

Como escolher um bom modelo de secador de cabelo?

O secador de cabelo se tornou item indispensável na vida moderna, pois ele auxilia, e muito, na hora de se arrumar. Mas agora você está de frente para milhares de opções de secadores e não tem a mínima ideia de qual seria o ideal para você, o que fazer?

Com o avanço das tecnologias, o secador de cabelo não ficou de fora, existem cada vez mais especificações que podem influenciar na sua escolha, por exemplo: existem secadores que prometem secar e tratar os fios, outros que tem uma potência maior, alguns são do tamanho ideal para você levar em viagem e ainda tem aqueles com diversas opções de secagem.

secador de cabelo
Bicos de secador de cabelo

A primeira coisa a se levar em consideração é o seu peso! Dependendo da sua quantidade de cabelo, você irá passar um bom tempinho secando os fios, então pense nos seus braços e disposição para isso. Procure um com o peso por volta dos 300 a 500 gramas para não forçar muito a sua musculatura.

Lembre-se de ver a voltagem! Esse dica pode ser até simples, mas muita gente não lembra. Verifique a voltagem do aparelho para ver se ela é compatível com o que você tem em casa, além disso, não esqueça de ver se a tomada também é adaptável, não vá chegar em casa e descobrir que não pode usar o secador de cabelo.

Qual é a potência ideal de um secador de cabelo?

A potência está diretamente ligada a velocidade da secagem, então isso é um ponto muito importante na hora de escolher o seu secador de cabelo. A potência ideal vai depender do seu tipo de fio. Para quem tem fios lisos, finos ou curtos, podem optar pelos aparelhos com potência a partir de 1.600w para cima. Já quem tem os cabelos com fios volumosos e tamanho médio, opte pela potência entre 2.000w a 2.100w. Agora, quem tem os fios grossos e longos, a potência vai ser maior, 2.400w será o ideal para secar com perfeição.

Preste atenção nas potências, pois quanto maior a potência, mais quente o jato será, por isso deve-se respeitar as especificações para cada tipo de cabelo.

Outros pontos de atenção

Além disso, há outro item que deve ser considerado.

Há modelos no mercado que contam com íons negativos, que auxiliam a selar as cutículas dos fios. Esses íons também ajudam a controlar o frizz, o que faz com que o tempo de secagem seja menor e confere brilho para os fios.

Em compensação, quando o secador de cabelo diz que tem íons positivos, isso quer dizer que ele auxilia a abrir as cutículas dos fios, o que é interessante para preparar os fios que irão passar por tratamentos químicos.

Esses tratamentos penetram na fibra capilar, e, para isso, é importante que as cutículas estejam abertas. Estamos falando de procedimentos como a coloração e alisamentos, por exemplo. Dessa forma, os íons positivos potencializam a ação desses procedimentos.

Por fim, o secador de cabelo de cerâmica é aquele que possui o bico revestido por tal material. Dessa forma, ele faz com que o calor seja distribuído mais igualmente pelos fios e, assim, contribui para minimizar os danos e fazer com que eles não fiquem tão ressecados.

São muitos os modelos e materiais de secador de cabelo disponíveis no mercado. É importante ter em mente quais são as suas prioridades na hora de cuidar dos seus fios para entender qual opção cabe melhor no seu bolso e nas suas necessidades.

secador de cabelo

Bicos modeladores: quais eu preciso?

Como mencionado, o secador de cabelo também conta com uma diversidade de bicos. Então, qual deles escolher?

Isso vai depender para que você pretende usar o secador, aqui vão alguns exemplos:

Bico largo – O ideal para alisar o cabelo.

Bico pequeno – Perfeito para franjas ou topetes.

Difusor universal O queridinho das cacheadas, pois deixa os fios mais naturais.

Difusor de ar – Para quem quer foco em secar a raiz e deixar o cabelo com aspecto natural.

secador de cabelo
Tipos de difusor – @capricho

Todos os bicos podem ser vendidos separadamente, mas você deve observar bem o modelo para saber se irá caber no seu secador e se é compatível. O ideal é levar seu secador junto, caso compre em uma loja, se for pela internet, procure por bicos com as especificações do seu secador. Em alguns casos, o secador de cabelo pode ser vendido junto com os bicos.

Qual é a melhor forma de secar o cabelo?

Será que você sabe secar o cabelo? Sabemos que o ideal é deixar o cabelo secar naturalmente, mas quando isso não é possível, apelamos para o milagroso secador de cabelo, mas mesmo ele tem regras. Com o cabelo molhado, tire o excesso de umidade, isso ajudará muito na hora de secar com o secador, pois levará menos tempo.

Separe o cabelo em mechas, para secar todas igualmente. Se deseja o efeito escovado e liso, deixe o secador de 10 a 15cm de distância da raiz, assim o calor não prejudicará tanto o couro cabeludo e evitará a produção de sebo.

Escove o cabelo de todos os ângulos possíveis, dessa forma ele ficará uniforme, sem deixar divisões e marcas no cabelo. Não esqueça também da franja, caso tenha. Para ela separe um bico menor e modele com a escova.

Quem nunca deu aquela ajeitadinha na franja com secador e escova?

Se você tem o cabelo cacheado, pode usar o difusor universal. Separando o cabelo em mechas, passa movimentos para cima e para baixo, a partir das pontas dos fios, dessa forma o cabelo fica modelado e com cachos mais naturais.

Para que serve o ar frio do secador de cabelo?

Muita gente faz essa pergunta, pois existe essa opção, mas nem sempre a gente sabe para que serve. A resposta é bem simples, o ar frio serve para evitar o frizz e deixar o cabelo mais alinhado. Use na hora de finalizar e veja que o cabelo ficará com ainda mais brilho. Não esqueça de ver essa opção na hora de comprar o secador de cabelo.

Agora que você já tem muitas dicas, vai se aventurar e comprar um secador de cabelo? Conta para a gente o que achou.

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
>