Alisa aqui, estica lá, progressiva, chapinha. Está cansada dessa rotina e deseja voltar para suas madeixas naturais? Então está na hora de você saber o que é transição capilar e como fazer para aderir a esse procedimento.
A internet está repleta de informações sobre a transição capilar, mas muitas delas estão equivocadas ou são incompletas. Isso porque cada pessoa passa pela transição capilar de uma forma diferente e tem experiências diversas e, por isso, os processos diferem muito entre si.
É importante entender como funciona esse procedimento de volta aos cabelos naturais de uma forma geral para poder fazer uma ideia de quais conteúdos sobre o assunto podem ser relevantes para você e quais não se aplicam tanto ao seu caso.
Em muitos dos casos, quem está passando pela transição capilar pode não saber lidar com a textura de seu cabelo natural ou pode até mesmo não saber qual é a textura do seu cabelo natural. Isso é normal, não se assuste.
Essa pode ser uma fase muito difícil, principalmente para quem está acostumada com as madeixas lisas durante anos. Para que seu cabelo volte ao natural, será necessário deixar seu cabelo crescer. Durante um tempo, seu cabelo ficará dividido entre a textura natural na raiz e a alisada no comprimento.
A espera pode ser frustrante, mas há algumas dicas que poderão te ajudar a passar por esse período de forma mais rápida e sem grandes frustrações. Há muitas dúvidas sobre o que é transição capilar, quanto tempo ela dura e como amenizar as diferenças entre as texturas.
O que é transição capilar
Você sabe o que é transição capilar? Esse é o nome que se dá ao processo no qual a mulher deixa o cabelo natural crescer, a fim de largar a chapinha, secador, progressiva e outros métodos de alisamentos.
O cabelo quimicamente tratado irá, então, retornar à sua textura natural, seja ela ondulada, cachada ou crespa. Para passar pela transição capilar, a mulher deverá manter os cuidados que garantirão que o cabelo cresça forte e saudável.
Como esse cabelo tem duas texturas diversas, é comum que a raiz, que está começando a crescer de forma natural, tenha mais volume que as pontas, na qual a química ainda está presente.
É difícil aprender a lidar com os cabelos quando temos a convivência de duas texturas diferentes, principalmente quando não sabemos ao certo qual é a textura natural dos nossos fios e estamos buscando entender como eles funcionam.
Por isso, os cuidados capilares devem ser realizados em todo o cabelo, com foco especial para a raiz em crescimento, na qual estão seus futuros cachos. Agora que você sabe o que é transição capilar, vamos falar das principais dificuldades que passamos durante esse processo.
Principais dificuldades desse processo
Como dissemos, a transição capilar é um período que exige muita calma. Quando ficamos ansiosas para que o cabelo cresça mais rapidamente, tem-se uma tendência maior a retornar ao alisamento ou utilizar produtos que não são aconselhados para quem está passando por esse processo.
Muito disso ocorre também devido ao excesso de informações sobre a transição capilar. Quando entramos no YouTube, por exemplo, e pesquisamos sobre o assunto, vemos muitas dicas diferentes sobre finalizações, texturização, quais cremes comprar e o eterno debate sobre cortar ou não os cabelos.
Essas informações ajudam muito sim, é claro, mas também podem atrapalhar quando não sabemos filtrá-las e absorvemos tudo aquilo que é falado. É comum fazermos uma pesquisa e entrarmos logo no primeiro vídeo que achamos, sem nem ao menos analisar direito se o cabelo da pessoa que está falando de fato se parece com o nosso ou com a ideia que temos de como será nossos cabelos após o fim da transição capilar. Não faça isso, e vou explicar exatamente o porquê.
É importante lembrar que cada cabelo tem um ritmo de crescimento diverso que deve ser respeitado. Não compare o andamento da sua transição com o de outras meninas para não se frustrar.
Durante esse período, é aconselhável procurar por fotos que possam servir de inspiração. Ver outras mulheres com cabelos cacheados e crespos pode ser uma forma de fazer com que você fique mais focada no objetivo final de retornar ao seu cabelo natural.
Produtos interessantes para usar durante a transição
São muitos os produtos diferentes focados em tipos de cabelo, tratamentos, cores dos fios e quantas outras opções você quiser pensar. Mas, novamente, ressaltamos a importância de analisar os seus fios para saber do que eles precisam e como você deve tratar deles.
Imaginamos que para além de saber o que é transição capilar, você já tenha percebido a importância de cuidar do seu cabelo durante essa fase. Uma das formas mais eficientes de garantir que suas madeixas tenham todos os nutrientes necessários para crescerem fortes e saudáveis é aderir ao cronograma capilar pensado especialmente para crespas e cacheadas.
Ao hidratar, nutrir e reconstruir semanalmente seus cabelos, você fará com que seus cachos ganhem mais força. Dê preferência para os shampoos sem sulfato, que irão ressecar menos as madeixas.
Escolha também condicionadores e máscaras adequadas para o seu cabelo natural em vez dos pensados para cabelos alisados. Isso será importante para garantir que o cabelo em crescimento tenha tudo aquilo que precisa para sua estrutura capilar.
Para tal, pesquise na internet ou consulte um cabeleireiro para entender qual seu tipo de cabelo e, então, focar o tratamento com produtos adequados. Tenha certeza que seu novo cabelo agradecerá esses cuidados e crescerá cada vez mais lindo.
Big chop
Quando falamos sobre o que é transição capilar, há sempre uma grande discussão em relação ao big chop. Essa técnica consiste, literalmente, em um grande corte a fim de eliminar as duas texturas, deixando apenas o cabelo natural. Dessa forma, você cortará todo o cabelo alisado, o que teoricamente fará com que o cabelo cresça mais forte e saudável.
Será que você deve aderir ao big chop? Essa resposta só cabe a você e ninguém mais. Se você tem medo de arriscar raspar ou cortar o cabelo muito curto, aguarde até que ele cresça um pouco mais.
Lembre-se que é o seu cabelo e a sua aparência e, portanto, as regras devem ser feitas por você e ninguém mais. Se quiser realizar o big chop, vá em frente! Caso não queira, considere aderir às chamadas box braids ou outras técnicas que podem ser um auxílio para quem está passando pela transição capilar.
A verdade é que passar pela transição não precisa ser um bicho de sete cabeças. Só você pode definir quando é o momento ideal para realizar esse processo, então não se sinta pressionada.
Quem decide como será a sua transição é você e ninguém mais. É comum que as pessoas queiram opinar sobre o que você deve fazer ou deixar de fazer, mas não deixe que isso influencie no que você sente que é certo para você e suas madeixas.
Agora que você sabe o que é transição capilar e como fazer para passar por esse processo sem se desesperar, saiba como será possível cuidar dos seus cabelos após a finalização do processo.
Gente gostei dessas dicas dessas informações quero me aprofundar e me aperfeiçoar em cabelos crespos e afros é minha paixão