Quer investir no cabelo ruivo? Confira dicas de tons, coloração e cuidados

Quer investir no cabelo ruivo? Confira dicas de tons, coloração e cuidados

Quando a gente pensa em mudar o tom do cabelo sempre vem essa pergunta, “será que esse tom fica bem em mim?”. Se você acha que nem todo mundo pode usar o ruivo, está enganada! Existem mitos e verdades em relação ao cabelo ruivo

Como todo tipo de cor de cabelo, é preciso avaliar mais do que se ele fica bem em um certo tom de pele ou não, por exemplo. Sabemos que a pele tem tons e subtons, o que significa que é preciso avaliar um pouco mais profundamente pra poder perceber se esse ou aquele ruivo será melhor para você.

Hoje em dia as possibilidades de cores e mesmo de testar essas cores são imensas, o que é muito bom e, ao mesmo tempo, ruim para as nossas indecisas de plantão, não é?

Mas você pode sempre usar um aplicativo de celular para tentar mudar a cor dos fios ou fazer um teste de mecha para ver se aquela cor se adequa ao que você estava pensando.

Do ruivo Marina Ruy Barbosa ao ruivo vermelhão da Rihanna, as opções são infinitas, e todas as cores são extremamente lindas, então o que importa é, acima de tudo, o seu gosto pessoal. Você tem que se sentir bem com a cor que escolher.

De forma geral, é possível fazer uma análise para verificar qual seria o tom para o qual você deve tender mais, então vou apresentar aqui algumas dessas opções para você poder entender melhor.

Se você tem a pele negra, o tom de ruivo acobreado bem fechado vai ficar ótimo! Para as morenas e asiáticas o tom de cobre mais amarronzado é o ideal, e as brancas podem usar os tons mais claros. A dica é cruzar o tom de ruivo com a sua cor e achar um contraste equilibrado. Depois de escolher o tom certo, fique atenta ao seu tipo de cabelo. Aqui a ideia não é delimitar para quem tem cabelo liso, cacheado ou crespo, mas entender pelo o que seu cabelo já passou.

Cabelo colorido, no geral, dá trabalho, mas o cabelo ruivo tem as suas particularidades. Se você já passou diversos produtos químicos no cabelo e passou por processos de descoloração, o ruivo pode criar uma resistência, além de limitar os tons de ruivo para você escolher.

Se você está “ok” com as dicas acima, está na hora de jogar o ruivo, fique atenta ao descolorir! Existem alguns tons que não vão precisar que você passe pelo processo de descolorir o cabelo, mas isso também vai depender do tom natural do seu fio.

Por exemplo, cabelos escuros ou fios com tinturas anteriores podem ser mais difíceis de clarear, exigindo mais horas no salão e mais manutenção. Para escolher tom e processos, peça ajuda ao seu cabeleireiro que ele vai indicar o tratamento mais recomendado.

Qual tom de ruivo eu escolho?

Você já olhou na caixinha do produto, deu aquela pesquisada no Pinterest, perguntou para amigas e, mesmo assim, não consegue decidir qual tom de ruivo escolher?

Não se preocupe porque essa indecisão é mais do que normal. Como eu disse, são muitas e muitas escolhas, e temos a impressão de que aquela que escolhermos será definitiva.

Já vou te lembrar logo de cara para não encarar essa mudança de forma tão séria assim, já que é possível fazer alguns ajustes caso o ruivo novo não seja exatamente aquilo que você tenha pensado ou caso o tom escolhido não seja tão do seu agrado assim.

Existem diversas variações do ruivo e aqui vamos te mostrar algumas delas.

Cobre

Existem diversos tons de cobre que vão do cobre escuro até o cobre claríssimo, que o ruivo quase loiro, que estamos acostumadas a ver e desejar. Entre eles a regra é tentar fazer o tom do cabelo parecer mais natural.

Ruivo acobreado – @jellystone

Aqui você deve tentar contrastar o tom com a sua pele, como foi dito acima, dessa forma, as mulheres com a pele negra ficam bem em um cobre escuro, já as mais claras podem investir no tom claríssimo. Mas lembre-se que isso não é obrigatório, você pode escolher o tom que mais lhe agradar.

Vermelho fantasia

Esse tom é conhecido pelas mulheres que adoram ter o cabelo colorido. O vermelho fantasia é um ruivo de bastante impacto, como já diz o nome, um baita de um vermelhão. Mas para conseguir chegar nesse tom é necessário uma descoloração bem pesada, até o fio ficar praticamente platinado, além do retoque ser mais constante.

Aquele famoso cabelo de Ariel <3

Strawberry Blonde

Esse tom aqui ganhou os cabelos das famosas que adoram um ruivo. É um ruivo bem aberto que quase fica um loiro, deixando aquele aspecto de fios dourados. Para as loiras que desejam ficar ruivas, mas tem medo do choque de mudança, essa pode ser uma boa opção, mas atenção, o desbotamento é mais rápido.

Ruivo strawberry – @marieclaire

Você pode encontrar mais tons de ruivo e outras cores de cabelo colorido no nosso post super dedicado a eles.

E se eu errar o tom?

Luvas colocadas, coloração preparada, produto aplicado no cabelo. Esperei o tempo necessário e pronto, hora de lavar. Depois de lavar, aquela finalizada para poder verificar a cor final. E agora, e se eu me decepcionei? Como posso proceder quando eu mudo a cor do meu cabelo e, ao olhar no espelho, fico triste com o resultado final ou acho que, no final das contas, aquela não é a cor certa para mim? Nada de entrar em pânico, tá bom?

Esse é o medo de quem ama um cabelo colorido. Afinal, e se depois de tudo eu não gostar da cor? Se isso acontecer com você, tem duas opções, clarear ou escurecer, vai depender do que você pretende naquele momento.

Escurecer costuma ser a saída mais fácil, mas você deve lembrar que se no futuro você quiser retornar ao tom mais claro, será mais difícil. Você Jogar um tom mais escuro, misturar duas tonalidades ou usar uma máscara tonalizante para chegar na cor desejada.

Clarear é um pouco mais complicado e afeta mais a saúde dos fios. Para isso uma das técnicas usadas se chama decapagem e precisa ser feito com um profissional, pois ele é agressivo e retira toda a coloração do fio.

Mas se você acertou no tom, já está com aquele ruivo maravilhoso, não é?

Desbotou! :O

Saí do salão e a cor está linda. No dia seguinte ela está linda também. Mas com o tempo, parece que alguém pegou uma borracha e foi pouco a pouco apagando toda a cor que eu coloquei…e agora?

Isso pode acontecer, e muito! O cabelo ruivo pode ser lindo demais, mas como todo cabelo colorido, ele desbota muito fácil. Isso acontece, pois os fios depois de coloridos sofrem com diversos fatores que alteram sua coloração, entre eles alguns que são inevitáveis, como a exposição ao sol.

E nas cores mais quentes, como o ruivo, esse processo é mais rápido. Mas existem diversas formas de manter o cabelo com o tom por mais tempo. Entre elas tem os banhos de brilho, muita hidratação e mais dicas que você pode encontrar no post da Carol Kyoko sobre como manter o tom do cabelo colorido 😉

Vão perguntar se é a cor natural dos seus fios 😉

Cuidados com o cabelo ruivo

Além dos cuidados ditos acima, existem algumas coisas que você pode fazer para deixar não só seu ruivo lindo, mas seu cabelo saudável. Uma dica infalível é o cronograma capilar! Um cabelo colorido merece muita atenção, pois seus fios sofrem mais com químicas, principalmente nos retoques.

Outra dica de ouro é passar um tonalizante para um banho de brilho, pois ele hidrata e reativa a cor. Além disso, passe máscaras intensivas próprias para cabelo colorido, para deixá-lo cheio de vida!

Bônus: dicas de produtos para as ruivas

Para você arrasar com o seu ruivo selecionamos os 4  produtos mais indicados pelas ruivas de plantão. Tem dicas para todos os tons!

  1. Gloss Matizador Magic Color – Ruivo sensation
  2. Máscara pigmentante Kamaleão – Flamingo
  3. Máscara pigmentante Kamaleão – Raposinha
  4. Banho de brilho Keraton – tom cobre
1
Juliana Alvarenga

Juliana Alvarenga

Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.

Deixe seu comentário