Coloração

Ruivo natural: descubra como deixar o cabelo assim e todos os cuidados necessários para mantê-lo

ruivo natural

O cabelo ruivo é o desejo de muitas mulheres, mas boa parte delas tem medo do resultado parecer artificial.  O ruivo natural é possível e, acredite, não é difícil de ser conquistado ou mantido. Confira já como deixar o seu cabelo ruivo natural, quais são os tons que existem e também como cuidar do ruivo para que ele fique sempre com aspecto natural, realmente parecendo que nem foi pintado!

Existe só um tom de ruivo natural?

A resposta é não! Existem diversos tons de ruivo natural e o truque para garantir mais naturalidade aos fios, neste caso, é escolher um tom que combine com a cor da sua pele. Existem profissionais que podem te ajudar nessa missão, são os especialistas em colorimetria e visagismo. Eles analisam o tom da sua pele, a cor das suas sobrancelhas e o fundo de clareamento dos seus fios. Se optar por ir ao salão, não se esqueça de levar com você quais são os tons de ruivo natural que você gosta.

Nós selecionamos algumas opções de ruivo natural e com qual tom de pele mais combinam. Assim, você terá uma ideia melhor da quantidade de opções que existem. Esses são só alguns, pois existe uma infinidade!

O ruivo natural do momento é o chamado strawberry blonde. Ele mistura tons de vermelho, dourado e cobre, e que combina bastante com peles claras e negras.

ruivo natural strawberry blonde
Instagram: @inahtassinari

Já o vermelho Borgonha é uma ótima opção caso você esteja em busca de um tom de ruivo natural que seja mais escuro. Essa opção combina, principalmente, com peles negras.    

ruivo natural borgonha
Instagram: @sunitav

Além disso, também tem o ruivo natural dourado acobreado, que mistura pigmentos de vermelho e cobre, o ruivo natural pumpkin spice, que é inspirado nas cores do por do sol e uma ótima opção para mulheres mais descoladas, e que combina com os mais diferentes tons de pele.

Formas de deixar o cabelo nesse tom

O primeiro passo para que o seu cabelo fique ruivo natural, é prepara-lo para receber a cor. Cabelos saudáveis ajudam na durabilidade da coloração e também na fixação. Para garantir que os seus fios vão estar saudáveis, aposte em um cronograma capilar semanas antes de pintar o seu cabelo de ruivo natural. O cronograma capilar é aquela rotina de cuidados com os fios que intercala três etapas diferentes, nutrição, hidratação e reconstrução, lembra? No dia da pintura, também é muito importante fazer o teste de mecha, para verificar se o seu cabelo está apto para receber a química.

ruivo natural
Instagram: @the_hairdresser

Para deixar o cabelo ruivo natural, você pode usar tintas encontradas em farmácias ou então optar por fazer uma visita ao salão. Caso você esteja insegura com a cor e também não tenha experiência em pintar o cabelo sozinha, é indicado que procure por um profissional que poderá te ajudar nesse caminho do ruivo natural.

Como cuidar do ruivo

As mais diferentes tonalidades de ruivo natural são lindas e com algumas dicas simples você vai conseguir manter a cor por mais tempo. Além disso, vai evitar que os seus fios fiquem ressecados e sem brilho. Confira abaixo as nossas dicas de cuidados com o cabelo ruivo!

– Use shampoos, condicionadores e produtos de cabelo em geral específicos para fios coloridos, pois eles vão ajudar a manter o ruivo natural por mais tempo;

– Evite ficar com o cabelo exposto ao sol e, quando ficar, lembre-se de usar protetor solar capilar. O produto também deve ser usado sempre que você for mergulhar na piscina ou na praia;

– Evite lavar o cabelo com água quente. Prefira lavar com água fria ou morna;

– Retoque a raiz a cada 25 dias ou um mês. Esse cuidado é essencial para que o seu cabelo não fique com a cor manchada e o ruivo se mantenha natural;

– Evite usar a chapinha e o secador. Sempre que for usar, não se esqueça de passar um protetor térmico;

– Faça matização ou banho de brilho uma vez por semana. Os dois procedimentos podem ser feitos em casa. A matização com shampoo matizador e o banho de brilho com tonalizante;

ruivo natural

– Aposte em um cronograma capilar. Essa é a rotina de cuidados com os fios que intercalam três etapas diferentes: nutrição, hidratação e reconstrução;

– Para que o seu ruivo fique natural, evite também fazer mais de uma química ao mesmo tempo. É possível fazer progressiva, porém é importante prestar atenção no intervalo que deve acontecer entre uma química e outra.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>