QuímicaReconstrução Capilar

Repositor de massa capilar: o que é e quando você deve apostar

repositor de massa capilar

As pequenas agressões que o cabelo sofre no dia a dia, como sol, vento, umidade, alisamentos e químicas ou uso da chapinha, por exemplo, vão fazendo com que aconteça a perda da massa capilar, ou seja, os fios ficam finos, frágeis e sem estrutura. Para essa perda de massa, basta usar o repositor de massa capilar. Sabe o melhor? O tratamento é fácil, rápido e pode ser feito em casa!

Vamos saber um pouco mais sobre o repositor de massa capilar? Confira a seguir e garanta fios mais fortes e saudáveis!

Para que serve o repositor de massa capilar?

Reposição de massa capilar é um tratamento que possui como objetivo repor as proteínas e aminoácidos que são perdidos no dia a dia. Na prática, o repositor capilar, que pode ser a queratina líquida, por exemplo, repõe o ciment, substância produzida naturalmente pelo cabelo e que é essencial para selar as cutículas e também proteger a parte interna dos fios.

Cutículas do fio fechada | Cutículas do fio aberta – @juliaboracine

Vale lembrar que o procedimento pode ser feito em casa, já que possui grau de dificuldade bem baixo e utiliza produtos facilmente encontrados em farmácias ou lojas que vendem produtos para salões de beleza.

Quem deve apostar em um repositor de massa capilar?

Você já deve estar querendo fazer a reposição de massa nos seus fios, não é mesmo? Mas primeiro é importante saber se realmente é o momento certo para os seus fios receberem um repositor de massa capilar.

O repositor de massa capilar é indicado para cabelos com química, como descoloração e alisamentos, e também para fios porosos, quebradiços, com muito frizz ou elásticos.

cabelo poroso
Teste de porosidade

Vale dizer, entretanto, que tudo em excesso faz mal, né? O repositor de massa capilar pode ser aplicado nos fios quimicamente tratados a cada 15 dias e em cabelos naturais, uma vez ao mês. Repetir o tratamento com intervalo menos do que o indicado pode fazer com que os fios fiquem muito carregados e pesados demais.

Reposição de massa capilar é a mesma coisa que reconstrução capilar?

Frequentemente existe uma confusão e dúvidas envolvendo o repositor de massa capilar e a reconstrução capilar e, por isso, é super relevante destacar que a reposição de massa muscular é uma reconstrução, mas que deve ser usada para danos menores. Em caso de corte químico ou cabelo extremamente elástico é indicado uma reconstrução capilar mais profunda.

Antes e depois de reposição de massa capilar – @suellen.muniz.37

Como fazer reposição de massa capilar?

A seguir, nós vamos te mostrar como fazer a reposição de massa capilar! Será necessário ter em mãos uma máscara de reconstrução capilar rica em queratina, proteína importantíssima, já que 90% do fio capilar é formado por ela. Esse tipo de máscara também é uma excelente opção de repositor de massa capilar caso você tenha algum receio em fazer uma reconstrução mais profunda utilizando queratina líquida.

Para a reposição de massa capilar perfeita, siga os passos a seguir.

1º Passo – Lave os cabelos com shampoo antirresíduos, que vai conseguir limpar profundamente os fios e abrir as cutículas;

2º Passo – Retire a umidade dos fios com uma toalha e divida o cabelo em mechas;

3º Passo – Aplique o repositor de massa capilar, mecha por mecha, e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem;

4º Passo – Enxágue o repositor de massa capilar;

5º Passo – Aplique condicionador hidratante e deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar com água fria;

6º Passo – Prontinho! Reposição capilar concluída com sucesso!

Reposição de massa capilar com queratina líquida

Outra maneira de fazer a reposição de massa capilar é utilizando a queratina líquida como repositor de massa. Esse tratamento é indicado para fios bastante enfraquecidos e com pontas ralas, sendo possível ver resultado imediato logo após a primeira aplicação. Vale dizer, ainda, que a queratina líquida pode ser usada em todos os tipos de fios, mas que, em excesso, pode enrijecer os fios.

Para fazer a reposição de massa capilar com queratina líquida, siga os passos abaixo!

1º Passo – Lave os cabelos com shampoo e condicionador específico para o seu tipo de fio;

2º Passo – Penteie o cabelo úmido e divida em mechas;

3º Passo – Aplique o repositor de massa capilar, ou seja, a queratina líquida, em todo o cabelo, mecha por mecha;

4º Passo – Faça rolinhos no cabelo e deixe a queratina líquida agir por 15 minutinhos;

5º Passo – Solte e seque 60% dos fios com ajuda de um secador;

6º Passo – Enxágue e aplique máscara hidratante de sua preferência.

Dica: A queratina também pode ser encontrada em fórmulas de shampoos e condicionadores, sendo uma ótima opção para o dia a dia para quem tem cabelos com algum procedimento químico, como coloração, relaxamento e alisamentos.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>