A reposição de massa capilar é uma excelente técnica para recuperar a saúde de cabelos quebrados. É claro que sabemos da importância de cuidar dos nossos fios com frequência, mas tem horas em que é necessário um tratamento mais profundo para garantir que os fios ficarão mais fortes.
Todos os dias os nossos fios sofrem com pequenas agressões causadas pelo vento, exposição solar e a poluição.
Alguns outros fatores como a água do mar ou o cloro da piscina, procedimentos químicos e o uso de secador ou chapinha podem tornar essas agressões ainda mais intensas.
Isso faz com que os cabelos fiquem mais finos e frágeis e acabem perdendo uma grande quantidade de massa.
Por mais que façamos hidratações com frequência, somente esse tratamento não é o suficiente para fornecer aos cabelos o que eles precisam para ficarem ainda mais fortes.
A reposição de massa capilar irá ajudar os seus fios nesse momento. Está na hora de aprender direitinho tudo o que esse tratamento faz e quando ele é indicado. Vamos lá?
O que é a reposição de massa capilar?
A reposição de massa capilar é um tratamento que busca repor os aminoácidos e as proteínas perdidas pelos seus fios. Essas substâncias são produzidas naturalmente pelo cabelo, mas são perdidos devido às agressões diárias que os cabelos sofrem.
Eles são importantes para ajudar a selar a cutícula dos fios, que serve para proteger a parte interna dos fios, chamada de córtex. Quando os fios não estão protegidos por essa cutícula, a fibra capilar fica mais abertas.
Isso causa um excesso de porosidade que deixa os fios ainda mais fragilizados. Ao fazer a reposição de massa capilar, você poderá devolver toda essa massa perdida aos cabelos.
Qual a diferença entre reconstrução e reposição de massa capilar?
É possível que você tenha pensado na reconstrução capilar e esteja pensando qual a diferença entre esse tratamento e o repositor de massa capilar. Vamos entender direitinho qual a principal diferença entre esses tratamentos.
A reposição de massa capilar é feita por meio de uma substância chamada cimento. É utilizada para unir as escamas dos fios, devolvendo a condição original deles e aumentando a resistência. Ela também serve para repor aminoácidos.
Já a reconstrução capilar é um tratamento que tem como maior foco a reposição da queratina perdida pelos fios. Ele é indicado para todos os tipos de cabelos para realizar a manutenção dos fios, fortalecendo-os e evitando futuras quebras.
A reposição de massa capilar é uma espécie de reconstrução feita com produtos diferentes. Ela é indicada para cabelos altamente danificados.
Então, a reconstrução capilar é um tratamento que pode ser feito com maior frequência do que a reposição de massa capilar.
Quando saber que o cabelo está precisando repor a massa?
É fácil perceber que seus cabelos estão precisando de uma reposição de massa capilar. Geralmente, quando nossas madeixas estão fracas demais
Nesses casos, costumamos fazer tratamentos como a hidratação e percebemos que o resultado não é aquele esperado. Se você perceber que seus fios estão com essas características, pode ser que a reposição de massa capilar seja o tratamento indicado para os seus fios.
Esse tratamento pode ser intensificado pela combinação com outros tratamentos capilares, para cabelos mais bonitos e sedosos. Procure por produtos indicados para o seu tipo de fio para resultados ainda melhores.
Como a reposição de massa capilar pode ser feita?
Para fazer a reposição de massa capilar você precisará de uma máscara de reconstrução capilar que seja rica em queratina, proteína que forma 90% do fio de cabelo, e em aminoácidos.
Elementos hidratantes podem ser usados para finalizar o tratamento, o que irá ajudar a devolver a umidade dos fios.
O produto deve ser aplicado nos fios após eles estarem bem lavados e ainda úmidos. É indicado que o produto fique em seus fios por pelo menos 10 minutos e não é necessário aquecer. Então, enxague e condicione como de costume.
A reposição de massa capilar pode ser feita no salão ou em casa sem problemas e fará com que seus cabelos fiquem mais fortes e saudáveis.
É importante, no entanto, tomar cuidado para não fazer esse tratamento em excesso, já que isso pode causar o efeito rebote e deixar os cabelos com aspecto mais duro e pesado, devido ao excesso de queratina. O ideal é sempre analisar a condição dos seus fios para verificar a necessidade de realizar esse tratamento.
Se você realiza o cronograma capilar, que alterna entre os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução caseira, terá menos necessidade de fazer a reposição de massa capilar com frequência maior. Esse tratamento, no entanto, irá ajudar a fortalecer os seus fios e fazer com que eles fiquem mais brilhantes e saudáveis.
Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!
Meu cabelo estar áspero hidratação eu faço nutrição e reconstrução gosto de fazer caseira mais mesmo assim é áspero e quando corto as pontas com dois dias fica áspero novamente nao sei o que fazer