Reparador de pontas funciona? Conheça os benefícios do produto

Reparador de pontas funciona? Conheça os benefícios do produto

Você já conhece os benefícios do reparador de pontas? Esse tipo de finalizador, cada vez mais faz a cabeça de quem quer ter cabelos bonitos e brilhosos. Disponível em creme, silicone, óleo reparador de pontas, entre outros, esse produto é um grande aliado para lidarmos com problemas como o ressecamento e as agressões aos fios em nosso dia a dia. 

A seguir, compreenda melhor o poder do reparador de pontas e confira dicas de aplicações. Vamos lá?

O que é e para que serve o reparador de pontas?

A raiz de nossos cabelos está em constante renovação. Porém, o mesmo não ocorre com as pontas. Se elas não forem tratadas e cortadas no período adequado, começam a surgir problemas como pontas duplas e fios ressecados e elásticos. Para ajudar a lidar com essa situação e promover uma aparência sempre bonita aos fios, há produtos como o reparador de pontas

Pontas danificadas – @melhorcomsaude

Independentemente da consistência do produto (óleo, creme, etc.), ele conta com ativos que ajudam a devolver a beleza dos fios, reduzindo frizz e trazendo de volta o brilho dos cabelos. Há alguns produtos que também podem ser utilizados como protetores térmicos, formando uma camada protetora que sela a cutícula do fio e ajuda a corrigir a sua porosidade. 

Interessante, não é?!

Como usar o reparador de pontas?

Há produtos que devem ser utilizados nos cabelos secos, outros nos fios úmidos e também aqueles que podem ser aplicados sempre que se desejar. Então, primeiramente, é bom ler com atenção o rótulo do reparador de pontasOutra dica de uso é não abusar na quantidade, a fim de não deixar os fios pesados demais e oleosos, e passá-lo somente nas pontas, deixando a raiz de lado, sempre distribuindo o reparador uniformemente, sem deixar excessos.

Também é importante saber que o efeito do produto se dá com sua aplicação, ou seja, após lavar os cabelos, a aparência de fios ressecados poderá ressurgir. Por isso, será necessária nova aplicação do reparador, sempre aliado a outros tratamentos específicos para a hidratação, nutrição e reconstrução dos cabelos. 

Óleo reparador de pontas, creme ou silicone: qual a melhor textura do reparador de pontas

O reparador de pontas está disponível sob várias formas, cada qual com suas características e benefícios:

Silicone

Os reparadores à base de silicone são eficientes principalmente para cabelos com problema de frizz. Eles também ajudam selar as pontas e a controlar e disciplinar bem os fios, além de reduzirem volume excessivo, porém não têm muito poder nutritivo.

Sua textura costuma ser mais densa, podendo pesar em determinados cabelos, demandando mais cuidados na hora da aplicação para não se exagerar na quantidade. Por isso, ele funciona bem especialmente com fios grossos, crespos ou cacheados.

Silicone textura- @karlalopes

Creme

O creme reparador de pontas ajuda a potencializar a proteção dos fios contra agentes externos – como ventos e cloro de piscina, por exemplo. De textura leve, é apropriado para cabelos finos ou que ficam facilmente pesados.  Esse produto tem formulação que ajuda a proteger as pontas e a selar as cutículas dos fios. 

Creme textura @priandressa

Óleo reparador de pontas

Essa opção costuma apresentar textura leve e emoliente, não deixando os fios pesados e com aspecto de oleosos. Esse tipo de produto geralmente pode ser aplicado nas madeixas úmidas ou já secas. Também pode ser utilizado como protetor térmico antes de chapinhas, babyliss, etc. 

O óleo reparador de pontas é um bom desembaraçante, ajuda a controlar o frizz e a estimular fios mais brilhosos e sedosos.  Há produtos com princípios ativos diferentes. Com d-pantenol, por exemplo, atua para ajudar a reparar fios que passaram por danos e a promover um cabelo leve e com movimento natural. 

Óleo textura @oolhaisso

Quando devo usar reparador de pontas?

Esse tipo de produto pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, sendo especialmente importante para fios danificados.

Outros casos nos quais o uso do reparador é importante são:

  • Cabelos crespos e danificados: esses fios apresentam tendência ao ressecamento, já que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo tem dificuldades de chegar até a extremidade dos fios em espiral. O reparador cumpre função importante para ajudar a lidar com o aspecto ressecado das pontinhas;
  • Cabelos com frizz: como vimos, os reparadores são ótimos para disciplinar os fios e terminar com o frizz;
  • Cabelos submetidos a processos químicos: esses processos, quando feitos intensamente, tendem a tornar os fios porosos e ressecados, já que eles estimulam à perda de água das fibras capilares. O reparador ajuda a devolver esse componente aos fios.

Ainda, ele será um bom aliado para:

  • Cabelos com pontas duplas;
  • Fios fracos e quebradiços;
  • Quando há dificuldade em pentear as madeixas;
  • Quem quer ter mais brilho e maciez nos fios;
  • Proteger os cabelos durante o uso de acessórios térmicos.

Viu só? O reparador de pontas não é aquela famosa esponja de aço, mas também tem mil e uma utilidades! Seu uso ajuda a trazer beleza, brilho, maciez e proteção aos fios, complementando a ação de outros tratamentos.

Você já tem o costume de utilizar reparador de pontas? Que tipo de benefícios você percebe que o produto traz para seus cabelos? Conte tudinho nos comentários!


Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário