ColoraçãoTransformação

Removedor de tinta de cabelo: saiba como usar!

removedor de tinta de cabelo

Se você coloriu os fios de uma cor e não gostou ou simplesmente cansou e quer mudar de estilo e cor, uma boa alternativa é apostar no removedor de tinta de cabelo, produtinho ainda pouco conhecido.

Embora o removedor de tinta possa ajudar bastante, também é importante saber que é preciso não exagerar nas transformações. Elas podem acabar danificando os seus fios.

Neste artigo, vamos te dar mais detalhes sobre esse produto, como ele age e também dicas para usá-lo com segurança! Confira logo abaixo!

Removedor de tinta ou descoloração: qual escolher?

Advertisement

Esse é um produto retira os pigmentos artificiais depositados nos fios, ou seja, aqueles que o processo de coloração adicionou. Se esse é o seu objetivo, opte por esse produto e não pelo pó descolorante. Esse segundo produto clareia os fios ou abre a fibra capilar. Para que fique ainda mais claro: o removedor de tinta de cabelo não tem função descolorante, ok?

É super importante destacar que além dele não clarear os cabelos naturais, ele também não devolve a cor original. Desse modo não é possível, por exemplo, reverter luzes ou mechas descoloridas.

Além disso, vale dizer que o removedor de tinta de cabelo é compatível com químicas a base de tioglicolatos, hidróxidos ou guanidina. Assim, é possível usar em fios com progressivas ou permanentes. No entanto, essa química pode perder o seu efeito devido ao removedor de tinta de cabelo.

Ele pode ressecar bastante os fios, por isso é bem relevante que o seu cabelo esteja saudável antes de aplicá-lo.

Como o removedor de tinta de cabelo age nos fios?

Como falamos anteriormente, esse tipo dde produto não funciona como um descolorante, ou seja, não tem o poder de remover os pigmentos naturais das mechas e nem funciona em cabelos virgens. Desse modo, o removedor de tinta de cabelo atua somente nos pigmentos das colorações que já foram aplicadas, sendo que é difícil que retornem a cor natural.

Importante dizer, também, que dependendo do grau de saturação da tintura, como as mais escuras, pode ser necessário mais de uma aplicação.

Advertisement

Como trata-se de uma química, é necessário que se faça um teste de mechas para verificar se o seu cabelo está apto para recebê-la e também para analisar qualquer alergia ao produto.

Além disso, se quer alisar os fios após o uso do removedor de tinta de cabelo, é recomendado esperar pelo menos uma semana e que nesse intervalo você faça tratamentos par garantir a saúde do cabelo, como a hidratação.  Já se você quiser descolorir os fios após o uso dele também é aconselhável que se aguarde alguns dias e que faça um teste de mecha, a fim de verificar se os seus fios estão saudáveis suficientemente para receber mais uma química.

Como usar o removedor ?

Depois do teste, é só aplicar o removedor de tinta de cabelo nos fios secos e aguardar o tempo indicado na embalagem. Depois, basta enxaguar.

Caso os seus fios estejam saudáveis, é possível aplicar mais de uma vez o removedor de tinta de cabelo no mesmo dia, ok? Caso contrário, você precisa tratar os fios antes de uma nova aplicação do produto. Uma ótima dica de tratamento é o cronograma capilar, aquela rotina de cuidados que intercala três etapas: hidratação,  nutrição e reconstrução.

Quando chegar no resultado desejado, você precisa aplicar um tonalizante, garantindo assim que os seus fios fiquem na cor ideal. É válido dizer que pode-se usar o removedor qualquer cabelo independente da química. Esse produto não indicado para menores de 16 anos ou para grávidas. Além disso, o removedor de tinta de cabelo tem indicaçõs universais, mas pode acontecer variação no resultado.

Advertisement
Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>