A técnica do relaxamento capilar é uma das grandes apostas dos salões de beleza e representa um avanço importante em relação às químicas capilares. Com uma fórmula voltada para um alisamento eficiente, ela altera a estrutura do fio, porém sem proporcionar o efeito “chapado” dos métodos mais tradicionais.
Desse modo, o relaxamento para cabelos cacheados é a principal opção para quem tem os fios bem cacheados e busca por um visual mais leve – porém, não necessariamente liso, pois ele pode ser utilizado apenas para reduzir o volume e soltar os cachos, por exemplo.
O que você acha de conhecer um pouco mais sobre o relaxamento capilar e suas propriedades? Afinal, será que ele é mesmo eficiente? Há algum risco na sua aplicação? Neste artigo, conheça os prós e contras do relaxamento para cabelos cacheados e identifique se essa é mesmo a melhor opção para o seu fio!
Relaxamento capilar: o que é?
O relaxamento capilar é definido como uma técnica de alisamento, voltada especialmente para cabelos cacheados e com bastante volume. Sua fórmula é química, incluindo tioglicolato de amônia – um ativo forte e com alto poder alisante.
Essa hoje é uma das principais alternativas para quem busca fios mais lisos, soltos e com bastante brilho. Ainda, pode ser uma aposta eficiente para diminuir o volume e melhorar a definição dos cachos.
Quais são os benefícios de fazer relaxamento para cabelos cacheados?
O relaxamento capilar apresenta inúmeros benefícios, especialmente quando comparado aos métodos tradicionais de alisamento. Veja os principais:
- Ainda que seja um procedimento químico, o relaxamento para cabelos cacheados apresenta uma fórmula menos agressiva em relação a utilizada pelos tradicionais alisamentos (progressivas ou definitivas).
- O relaxamento para cabelos cacheados é bastante eficiente e a aplicação pode ser dosada conforme a intenção que temos com o procedimento. Por exemplo, quando em maior intensidade, deixa os fios com efeito bastante liso e, quando em menor intensidade, tende a tornar os cachos mais definidos e com menos frizz.
- Além de deixar o cabelo mais liso e definido, o relaxamento ajuda a promover mais brilho e maciez aos fios.
- Apostar no relaxamento capilar é uma alternativa muito prática e que inibe o uso de outras técnicas diárias de alisamento – como o secador ou a prancha alisadora, que danificam bastante o fio.
- Ainda, com esse procedimento, o cabelo seca com mais facilidade e apresenta boa estética.
Quais são os contras de fazer relaxamento para cabelos cacheados?
Infelizmente, nem só de benefícios vive o relaxamento capilar para cabelos cacheados. Apesar de ser uma boa alternativa, a técnica pode apresentar alguns riscos à saúde de suas madeixas. Portanto, leve alguns pontos em consideração:
- A técnica do relaxamento capilar é um processo químico e, assim como qualquer outro composto com essa característica, apresenta riscos à saúde do fio. A fórmula agride e altera a estrutura natural do cabelo, podendo danificá-lo em níveis elevados. Advertisement
- O relaxamento capilar apresenta resultados satisfatórios, mas eles não duram para sempre. Os fios tendem a ficar sob efeito do relaxamento por apenas três meses após a aplicação – podendo variar um pouco conforme a rotina de lavagem. Ou seja, você precisará investir em manutenção em um curto espaço de tempo.
- A aplicação do relaxamento para cabelos cacheados exige um profissional capacitado e produtos de boa qualidade. Não deve ser feita de forma caseira e por pessoas sem experiência, evitando riscos ainda maiores para o fio.
- Existem inúmeras contraindicações para a aplicação do relaxamento capilar: mulheres grávidas e que submeteram os fios a outro processo químicos (tinturas, descolorações, etc.), por exemplo, devem evitá-lo.
Cuidados pós-relaxamento capilar
Há alguns cuidados que precisam ser estabelecidos após a administração do relaxamento capilar, fortalecendo a saúde de cabelo e prolongando a ação da química. Vamos conhecer as rotinas que não podem ficar de fora do seu dia a dia pós-relaxamento capilar?
- Usar produtos de qualidade na rotina de higienização diária. Ainda, indica-se que o shampoo escolhido seja livre de sal.
- Investir em uma rotina intensa de hidratação é fundamental, já que os fios estarão mais secos e fragilizados após a submissão à química. O ideal é conversar com o seu cabeleireiro e combinar uma visita semanal para esse tipo de manutenção.
- Incluir o uso de protetores capilares, que reduzirão a ação de agentes que fragilizam o fio (calor, vento, sol, secador de cabelo, etc.).
- Para prolongar os resultados do relaxamento capilar, vale alterar sua rotina e lavar os cabelos em dias esparsos – claro, se eles não ficarem sujos ou excessivamente oleosos. Quanto menor o número de lavagens, maior é a durabilidade do efeito.
O relaxamento capilar para cabelos cacheados tem seus prós e contras e cabe a você identificar se esse é ou não o tratamento indicado para o seu tipo de fio. Não deixe de conversar com seu cabeleireiro de confiança, para que ele lhe oriente sobre as melhores opções de tratamento e rotinas de cuidado.
E então, você pensa em fazer o relaxamento capilar para cabelos cacheados? Tem alguma experiência envolvendo esse procedimento para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!
Demora quanto tempo para voltar os cachos quando passa relaxante ?
Oie Carol, tudo vai depender dos cuidados com o fio e do ritmo natural de crescimento do seu cabelo. Como o relaxamento é um procedimento químico, ele não sai por completo do cabelo. Assim, é possível que você tenha que passar pela transição capilar, em que o cabelo que nascer estará livre de química. Aqui você encontra algumas dicas de como tirar a química do cabelo.
Fiz vários procedimentos mas meu cabelo sempre vouta pro cacho eu só quero agora é baixar o volume
Tenho cabelo muito fino, muito encaracolados e uso tinta, qual melhor relaxamento