Relaxamento capilar alisa? Tem formol? Qual a diferença para a progressiva?

Relaxamento capilar alisa? Tem formol? Qual a diferença para a progressiva?

Com tantos tratamentos capilares disponíveis, às vezes pode ser um pouco difícil entender qual tratamento trará os resultados que desejamos. O relaxamento capilar existe há algum tempo, mas é comum que não saibam qual é seu objetivo e qual a diferença para os demais tratamentos. Podendo ser feito no salão ou em casa, esse tratamento pode ajudar aquelas que desejam diminuir o volume das madeixas. O relaxamento capilar é comum entre as cacheadas e crespas.

Antes de fazer qualquer procedimento químico, no entanto, lembre-se sempre de fazer o teste de mecha, importante para verificar possíveis alergias. Muitas pessoas não têm paciência para fazer esse teste, mas ele é essencial. Se você deseja diminuir o volume dos seus cabelos sem perder a curvatura dos fios, o relaxamento capilar pode ser a opção ideal. Não se preocupe, pois iremos explicar direitinho como esse tratamento funciona.

O que é relaxamento capilar?

O relaxamento capilar é um tratamento que atua na estrutura natural dos fios, sendo indicado para mulheres que querem alisar os fios ou que desejam diminuir o volume dos cachos e aumentar sua definição. O resultado final dependerá da forma como o tratamento é realizado. Dessa forma, o relaxamento capilar não é necessariamente um alisamento, já que é possível fazer o tratamento e, ainda assim, manter os cachos. Alguns cabelos cacheados apresentam muito volume, e mulheres que desejam diminuir tal volume podem recorrer ao relaxamento capilar, que irá relaxar os fios e definir mais os cachos.

A intenção do tratamento, nesses casos, é fazer com que a ondulação natural dos fios se torne mais solta. O resultado do relaxamento capilar dependerá do tipo de tratamento escolhido e da estrutura natural dos fios. O relaxamento capilar é o procedimento ideal para aquelas que querem cachos mais suaves ou ondas mais naturais, reduzindo o frizz e controlando o volume.

O relaxamento capilar tem o poder de reduzir o volume e aumentar a definição dos fios – @glaucialucas.gl

Quais são os tipos de relaxamento?

Há diversos princípios ativos diferentes disponíveis no mercado, visando diferentes estruturas de cabelo. Esse tratamento geralmente é feito com o tioglicolato de amônia, mesmo produto químico utilizado para o alisamento capilar. No entanto, ele também pode ser feito com o hidróxido de sódio e a guanidina. O tratamento feito com hidróxido de sódio apresenta resultados melhores em cabelos crespos e muito crespos. Esse produto quebra a cadeira interna do fio de cabelo e, portanto, é uma opção mais agressiva.

Já o tioglicolato de amônio é uma opção menos agressiva, embora seja essencial neutralizar corretamente o produto. Lembre-se sempre que esses produtos químicos não podem ser misturados, pois há o risco de quebrar o cabelo. Em cabelos ondulados ou com cachos mais abertos, o resultado final podem ser fios mais lisos. No entanto, em cabelos crespos ou que tenham cachos pequenos, o resultado serão cachos mais abertos e definidos.

Devido ao fato de que esse procedimento atua por ação química, não é necessário utilizar nem o secador nem a chapinha para finalizar o processo.

Qual é a diferença entre relaxamento e progressiva?

A principal diferença entre o relaxamento capilar e a progressiva é a intenção de seu resultado final. A escova progressiva é o método mais popular de alisamento capilar existente. Dessa forma, esse tratamento deve ser feito para aquelas que desejam o efeito liso nas madeixas.

escova progressiva
Antes e depois escova progressiva – @danielle_barbbosa

Já o relaxamento capilar pode ser feito visando resultados diferentes, seja fios lisos, ondulados ou apenas a diminuição do volume dos cachos. Fazer relaxamento capilar não significa necessariamente deixar os fios totalmente lisos, podendo ser também uma forma de deixar os cachos mais abertos.

Antes e depois do relaxamento capilar – @patriciacentrodebe

Ambos os tratamentos visam também eliminar o frizz, um dos grandes inimigos da beleza capilar. Esses fiozinhos bagunçados podem acabar com o nosso visual e, por vezes, é difícil encontrar uma solução para eles.

Relaxamento para cabelo cacheado

Se você tem cabelos cacheados e deseja fazer o relaxamento capilar, fique tranquila que seus cachinhos não irão sumir. Procure por produtos específicos para o relaxamento em cabelos cacheados. Dessa forma, você pode ajudar na redução dos frizz e deixar seus lindos espirais mais soltos. A duração média desse tratamento é de quatro meses e, após esse período, é necessário fazer o retoque, já que a raiz pode ter crescido bastante.

Conforme a raiz cresce, é necessário retocar o relaxamento 🙂

É importante lembrar de manter os cuidados capilares em dia. O relaxamento capilar é um procedimento químico, assim como a progressiva e, portanto, é agressivo para as nossas madeixas. Na hora de fazer o tratamento, procure pelos produtos certos e por profissionais com experiência. Respeite o tempo de intervalo indicado e mantenha a hidratação em dia para fortalecer a saúde dos seus fios.

Se você aderir ao relaxamento capilar, o ideal é fazer também o cronograma capilar, rotina de cuidados que conta com as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, pensadas para reparar os principais danos que ocorrem com a fibra capilar. Há um cronograma ideal para cada tipo de cabelo.

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra