Cronograma CapilarReconstrução Capilar

Reconstrução caseira: veja como recuperar o cabelo danificado em casa

Reconstrução caseira

Não é muito difícil perceber quando nossos fios necessitam de um tratamento para recuperar a força e vitalidade. O cabelo dá sinais de que não está com a saúde em dia e, então, temos de decidir entre os muitos tratamentos. Você sabe quando fazer a reconstrução caseira?

Pode ser que você já tenha ouvido falar da reconstrução capilar, geralmente colocada como uma das etapas do cronograma capilar e que tem como foco, como o próprio nome diz, reconstruir os fios. E por que a reconstrução dos fios é necessária?

Nossos cabelos estão diariamente em contato com agentes externos como o sol, vento e poluição, que contribuem para o desgaste da fibra capilar. Quando fazemos procedimentos químicos como alisamentos ou colorações, esse desgaste se torna ainda maior.

A fibra capilar é formada, entre outras coisas, de proteínas, que contribuem para dar firmeza para o fio e fazer com que eles fiquem fortes. O desgaste diário, acentuado por procedimentos químicos, enfraquece a fibra capilar.

É como se nossos cabelos fossem paredes e a ação dos agentes externos e de procedimentos químicos contribuíssem para corroer um pouquinho a estrutura da parede, retirando tijolos fundamentais para que ela esteja sustentada.

Então, a reconstrução capilar, seja ela feita no salão ou uma reconstrução caseira, irá recolocar esses tijolos que, nos nossos fios, são a queratina. Assim, seus cabelos não ficarão quebradiços e perderão a elasticidade característica de fios danificados.

A reconstrução capilar é a etapa do cronograma capilar que irá agir por dentro dos nossos fios, dando o banho de proteína que fará com que eles fiquem inteiriços.

Se você não sabe por onde começar a fazer essa importante etapa da rotina de cuidados capilares ou acredita que ela pode ser feita somente no salão, saiba que a reconstrução caseira existe e é maravilhosa.

Neste artigo iremos mostrar passo a passo de como aderir à reconstrução capilar e explicaremos tudinho o que você precisa saber para fazer com que a sua reconstrução caseira seja um verdadeiro sucesso.

Como saber se o meu cabelo precisa de reconstrução?

Os nossos fios passam por diversas coisas ao longo do dia, a exposição ao sol, poluição e vento, podem deixar o cabelo com uma textura não muito agradável e deixar a saúde dele danificada. Além disso, as diversas químicas, como, descoloração, tingimento, progressiva, escovas e etc, podem enfraquecer ainda mais os fios.

Geralmente você consegue verificar se seu cabelo está precisando de uma reconstrução, já que seu aspecto fica bem danificado, com fios ásperos e opacos, o tipo de problema que tem que ser resolvido de dentro para fora.

E é assim que a reconstrução funciona. Ele repõe e recupera a saúde dos fios, agindo por dentro da fibra capilar, reconstruindo toda a base do fio.

Você pode fazer a reconstrução dentro do cronograma capilar, assim você aproveita e hidrata e nutre os fios. Mas se o seu caso for a falta de proteínas e queratina, vá direto para a etapa final e garanta fios mais saudáveis.

reconstrução caseira
@bellkey

Reconstrução capilar e a queratina líquida

A reconstrução capilar já tem como objetivo recuperar a fibra do cabelo, e faz isso deixando proteínas, entre elas a queratina.

A queratina é uma das principais proteínas que compõe a fibra capilar e sua perda está associada com o enfraquecimento das nossas madeixas. Por isso, tratamentos que buscam trazer a sua recuperação são tão populares entre mulheres que submeteram os fios a procedimentos químicos, fazendo com que eles se fortaleçam novamente.

Mas, se o seu cabelo está em um estado muito quebradiço e com os fios elásticos, talvez você possa dar um gás a mais nessa reconstrução com queratina líquida.

A queratina líquida vai deixar reconstrução muito mais elaborada, pois ela é composta por 90% de queratina pura, dando um basta em todos os problemas dos fios.

Reconstrução caseira: 5 receitas

Agora que você já sabe um pouco mais se o seu cabelo precisa ou não de uma reconstrução, pega papel e caneta para anotar essas receitinhas de reconstrução caseira, para te deixar com cabelo de salão.

A principal vantagem das receitas caseiras é serem práticas e mais acessíveis ao nosso bolso, ou seja, tudo aquilo que gostamos. Não se preocupe, você conseguirá encaixar essas receitinhas na sua rotina capilar sem grandes problemas. Seus cabelos agradecerão.

Ah, não se esqueça das dicas principais: Lave o cabelo com shampoo anti resíduos antes de passar as máscaras e sempre enxágue com água fria ou morna, ela ajuda o cabelo a continuar com muito brilho.

Com máscara de reconstrução

Para fazer uma recosntrução caseira é necessário seguir alguns passos. Lave o cabelo com um shampoo anti resíduos, para deixar as cutículas abertas e o cabelo bem limpo. Separe o cabelo em mechas e aplique a máscara de reconstrução (sua escolha). Deixe agir pelo tempo determinado na embalagem. Após o tempo, enxágue e finalize com condicionador.reconstrução caseira

Com gelatina

Para deixar o cabelo com aquele remelexo e brilho da gelatina.

Deixe o cabelo lavado com shampoo e prepare a gelatina. Dissolva 2 colheres de gelatina em 100ml de água, depois junte com uma máscara reconstrutora da sua preferência e misture. Aplique a mistura no cabelo e deixe agir por em média 20 minutos. Depois enxágue e finalize com condicionador.

Com vinagre de maçã

Dessa vez, a salada vai ficar de fora e os cabelos vão entrar com tempero.

Misture algumas colheres de vinagre de maçã em uma máscara reconstrutora. Passe a mistura nos cabelos limpos e deixe agir por em média 20 minutos. Após, enxágue e finalize normalmente.

Reconstrução caseira

Com maisena e queratina líquida

Calma que a gente não vai fazer um mingau com o seu cabelo. 

Coloque água e maizena em uma panela e aqueça no fogão até formar uma pasta. Deixe esfriar e depois misture com duas colheres de máscara de reconstrução e com umas gotinhas de queratina líquida. Passe no cabelo e deixe agir por cerca de 20 minutos, depois é só enxaguar e finalizar normalmente.

Com clara de ovo

Fica atenta que essa receita é a mais longa.

Separe:

1 colher de azeite

1 clara de ovo

1 colher de óleo de coco

1 colher de mel

1 queratina líquida

Lave o cabelo com shampoo e passe a queratina nos fios. Deixe agir por 10 minutos.

Paralelamente, bata a clara até ficar em ponto de neve e misture com todos os outros ingredientes, inclusive com uma máscara reconstrutora.

Depois de 10 minutos da queratina, passe a mistura por cima, nos fios. Deixe agir por 15 minutos. Após esse período, enxágue bastante e finalize da forma que quiser.

Viu só como não é difícil fazer uma boa reconstrução?

Agora, experimenta alguma dessas receitas e conta para a gente os resultados!

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
  • Eu não tenho máscara reconstrutora, acha que se eu fizer com a de hidratação vai ter o mesmo efeito?

    • A máscara reconstrução tem ativos que intensificam o efeito de reconstrução no cabelo, sendo a ideal para essa etapa. O resultado pode ser bom também com a de hidratação, mas não vai ser o mesmo

  • >