Cronograma CapilarReconstrução Capilar

Reconstrução caseira: veja como recuperar o cabelo danificado em casa

Reconstrução caseira

O cabelo está sem vida, quebradiço ou até mesmo ficando elástico? Se a resposta for sim, você precisa de uma reconstrução capilar. Ela é a terceira parte do cronograma capilar, queridinho de todas nós, e também a parte que age por dentro da fibra capilar, dando aquele banho de proteínas nos fios. Não sabe por onde começar a reconstrução? Então fica por aqui que a gente te mostra o passo a passo e ainda te mostramos o prazer de fazer uma boa reconstrução caseira.

Como saber se o meu cabelo precisa de reconstrução?

Os nossos fios passam por diversas coisas ao longo do dia, a exposição ao sol, poluição e vento, podem deixar o cabelo com uma textura não muito agradável e deixar a saúde dele danificada. Além disso, as diversas químicas, como, descoloração, tingimento, progressiva, escovas e etc, podem enfraquecer ainda mais os fios.

Geralmente você consegue verificar se seu cabelo está precisando de uma reconstrução, já que seu aspecto fica bem danificado, com fios ásperos e opacos, o tipo de problema que tem que ser resolvido de dentro para fora.

E é assim que a reconstrução funciona. Ele repõe e recupera a saúde dos fios, agindo por dentro da fibra capilar, reconstruindo toda a base do fio.

Você pode fazer a reconstrução dentro do cronograma capilar, assim você aproveita e hidrata e nutre os fios. Mas se o seu caso for a falta de proteínas e queratina, vá direto para a etapa final e garanta fios mais saudáveis.

reconstrução caseira
@bellkey

Reconstrução capilar e a queratina líquida

A reconstrução capilar já tem como objetivo recuperar a fibra do cabelo, e faz isso deixando proteínas, entre elas a queratina.

Mas, se o seu cabelo está em um estado muito quebradiço e com os fios elásticos, talvez você possa dar um gás a mais nessa reconstrução com queratina líquida.

A queratina líquida vai deixar reconstrução muito mais elaborada, pois ela é composta por 90% de queratina pura, dando um basta em todos os problemas dos fios.

Reconstrução caseira: 5 receitas

Agora que você já sabe um pouco mais se o seu cabelo precisa ou não de uma reconstrução, pega papel e caneta para anotar essas receitinhas de reconstrução caseira, para te deixar com cabelo de salão.

Ah, não se esqueça das dicas principais: Lave o cabelo com shampoo anti resíduos antes de passar as máscaras e sempre enxágue com água fria ou morna, ela ajuda o cabelo a continuar com muito brilho.

Com máscara de reconstrução

Para fazer uma recosntrução caseira é necessário seguir alguns passos. Lave o cabelo com um shampoo anti resíduos, para deixar as cutículas abertas e o cabelo bem limpo. Separe o cabelo em mechas e aplique a máscara de reconstrução (sua escolha) e deixe agir pelo tempo determinado na embalagem. Após o tempo, enxágue e finalize com condicionador.reconstrução caseira

Com gelatina

Para deixar o cabelo com aquele remelexo e brilho da gelatina.

Deixe o cabelo lavado com shampoo e prepare a gelatina. Dissolva 2 colheres de gelatina em 100ml de água, depois junte com uma máscara reconstrutora da sua preferência e misture. Aplique a mistura no cabelo e deixe agir por em média 20 minutos. Depois enxágue e finalize com condicionador.

Com vinagre de maçã

Dessa vez, a salada vai ficar de fora e os cabelos vão entrar com tempero.

Misture algumas colheres de vinagre de maçã em uma máscara reconstrutora. Passe a mistura nos cabelos limpos e deixe agir por em média 20 minutos. Após, enxágue e finalize normalmente.

Reconstrução caseira

Com maisena e queratina líquida

Calma que a gente não vai fazer um mingau com o seu cabelo. 

Coloque água e maizena em uma panela e aqueça no fogão até formar uma pasta. Deixe esfriar e depois misture com duas colheres de máscara de reconstrução e com umas gotinhas de queratina líquida. Passe no cabelo e deixe agir por cerca de 20 minutos, depois é só enxaguar e finalizar normalmente.

Com clara de ovo

Fica atenta que essa receita é a mais longa.

Separe:

1 colher de azeite

1 clara de ovo

1 colher de óleo de coco

1 colher de mel

1 queratina líquida

Lave o cabelo com shampoo e passe a queratina nos fios. Deixe agir por 10 minutos.

Paralelamente, bata a clara até ficar em ponto de neve e misture com todos os outros ingredientes, inclusive com uma máscara reconstrutora.

Depois de 10 minutos da queratina, passe a mistura por cima, nos fios. Deixe agir por 15 minutos. Após esse período, enxágue bastante e finalize da forma que quiser.

Viu só como não é difícil fazer uma boa reconstrução?

Agora, experimenta alguma dessas receitas e conta para a gente os resultados!

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
  • >