Reconstrução capilar: pra que serve?

Reconstrução capilar: pra que serve?

Um dos passos mais comentados do cronograma e que muitas pessoas torcem o nariz é a reconstrução capilar, porém, ela é um passo importantíssimo para cabelos danificados por químicas alisantes e descoloração. E eu como mudo de cor sempre, consegui fazer da reconstrução uma aliada para manter os fios mais saudáveis. Nesse post eu te falo tudo o que você deve saber sobre essa etapa.

Por que preciso da reconstrução capilar?

Toda vez que você passa por descoloração e até por uma coloração permanente, essa química precisa ir até a uma estrutura importante do fio que se chama córtex, dali são retirados os pigmentos para que outros entrem e revelem a nova cor. Porém nesse processo o cabelo perde a massa ou seja fica mais fragilizado, seco, poroso e elástico.
E é aí que entra a etapa de reconstrução capilar para devolver essa massa perdida aos fios, agir nas camadas mais profundas promovendo um efeito de cabelo mais encorpado.

O que eu devo usar?

Você pode escolher tanto queratinas líquidas que geralmente são fórmulas quanto um blend de aminoácidos power para o seu cabelo. Elas podem ser usadas diretamente nos fios fazendo uma selagem (calma não é mais uma química, clica aqui pra saber sobre ela) ou podem ser misturadas na sua máscara hidratante potencializando o resultado.

Essa mistura contém partículas minúsculas bem pequenas chamadas nanopartículas que conseguem penetrar no córtex promovendo essa reparação imediata principalmente para cabelos elásticos.

Exemplo de queratinas líquidas

Outra opção são as máscaras reconstrutoras que além de conter em sua fórmula o blend de aminoácidos que vão ajudar a nessa reposição de massa, também possuem outros ativos hidratantes e nutritivos que vão conferir aos fios maciez, malemolência e brilho.
Para que essa máscara seja classificada como reconstrução ela deve ter alguns desses ativos a seguir: queratina, colágeno, aminoácidos como serina, glicina, alanina, cisteína, valina, arginina, proteínas do trigo, proteínas da soja, proteínas do arroz, do leite e etc.

Ou podem vir escritos no rótulo: Reconstrutora, Reconstrutor, Restaurador, Repositor de Massa, Repair, Strength, Rebuild.

Composição de uma máscara reconstrutora

Como fazer a reconstrução capilar?

Ela segue o mesmo princípio da hidratação, é só seguir as recomendações descritas no rótulo pelo fabricante, mas atenção: essa etapa confere massa aos fios, ou seja, o cabelo pode ficar denso, pesado e até com aspecto de engordurado.

Quando o cabelo ficar assim não se desespere existe um truque! Pegue aquele condicionador que tem no seu banheiro, pode ser o condicionador mais simples que você tiver e aplique depois de retirar a máscara para promover leveza aos fios 😉

Depois é só enxaguar normalmente e finalizar como de costume!

Prontinho! Agora é só manter essa etapa pelo menos uma vez dentro do seu cronograma para manter a saúde dos fios, mas se você não sabe como montar seu cronograma eu te ensino nesse post aqui!

Tem alguma dúvida que eu não respondi nesse post? Deixe seu comentário e não esqueça de acompanhar meu blog para mais matérias cabelísticas. Um  grande beijo <3

Carol Kyoko

Carol Kyoko

De Volta Redonda/RJ morando em São José dos Campos, dentista and protética que ama assuntos cabelísticos, assim nasceu o blog (antigo Makeshop) que era uma lojinha virtual e acabou virando uma paixão e em 2015 um canal no Youtube ♥
6 Comentários
  1. Avatar
    Sylmara Machado 25/09/2019

    Amo voce desde o primeiro vídeo que assistir quando eu ainda morava no Rio em 2014, amo sua espontaneidade é algo peculiar,por isso virei fã cabalística kkkk todos os dias vejo vídeos seus,dos mais recentes até os mais velhos, meu filho caçula Pedro Lucas ja sorrir quando eu pego o celular, ele diz a senhora ja vai vê aquela menina do cabelo colorido da brilhosidade, ah vale ressaltar que comecei a fazer cronograma capilar por causa de você. Parabéns. Sucesso e Saúde.

    Reply
    • Avatar
      Cabelo 25/09/2019

      Que amor Sylmara! 😍 😍 😍

      Reply
  2. Avatar
    Gislaine Lima 25/09/2019

    Primeira vez que comento aqui no seu blog, mas não vivo sem os vídeos da Carolzínea, qdo não dá tempo de ver eu baixo pra assistir nos momentos de folga. Diva cabelística master 😍

    Reply
    • Avatar
      Cabelo 26/09/2019

      😍😍😍😍😍

      Reply
  3. Avatar
    KENDRA RAFYZA SILVA CRUZ 25/09/2019

    Oi… Carol TD bem? Eu espero q eu consiga finalmente falar com vc… Tenho milhões e trilhões de dúvida… Passei por um processo de química alisava meu cabelo por conta de ser volumoso, mas a raiz e lisa, só tem um certo volume… Eu encontrei vc faz um mês por aí… E já vi todos os seus vídeos… E isso me fez querer mudar toda minha rotina nem q seja as poucos, pq seu cabelo é bem igual ao meu, e assim estou tentando comprar todos os produtos certos para fazer um conograma capilar… Mas tenho uma dúvida enorme…
    Com relação as mascaras desse conograma elas devem ser da mesma marca…? Tipo tanto o da etapa de reconstrução deve ter a mesma marca que o de nutrição?
    A mesma dúvida surge com relação ao shampos e condicionador para essas etapas…
    Eles devem ser da mesma marca?

    Espero q consiga me responder…
    Vc é incrível 😍
    Sério… É uma inspiracao para mim..
    Desde já obg..

    Reply
    • Avatar
      Cabelo 26/09/2019

      Olá Kendra, tudo bem?

      Não precisam ser necessariamente da mesma marca, só tem que ficar de olho nas máscaras para atender a necessidade de cada etapa do cronograma capilar. Um ponto importante sobre o shampoo é que deve atender ao tipo da sua raiz (seca, oleosa, mista ou normal), e o condicionador também deve atender o que o seu cabelo está precisando.
      A Carol Kyoko realmente é uma fada dos cabelos!

      Bjs,

      Reply

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra