A reconstrução capilar é um verdadeiro “antídoto” para quem pinta, alisa, escova, troca a cor e retoca a progressiva do cabelo. Não é pouca coisa que os nossos fios aguentam! Mudar o visual quase sempre engloba procedimentos químicos, que podem até proporcionar um resultado lindo, mas que também cobram um preço alto da saúde das madeixas. Dependendo do dano, só hidratar não basta: é preciso fazer uma reconstrução completa!

Hoje, esse tratamento poderoso pode ser feito em casa, com produtos encontrados facilmente nas farmácias e com a ajuda de uma agenda de cuidados: o cronograma capilar. A reconstrução capilar é a última das três etapas que essa técnica engloba.

Para entender melhor como o cronograma capilar funciona e as maravilhas que a etapa da reconstrução pode fazer pelos seus fios, continue lendo este post.

O que é o cronograma capilar?

Está com saudade de sentir os fios hidratados, saudáveis e com aquele movimento lindo? O cronograma capilar pode devolver tudo isso em apenas 4 semanas! O tratamento funciona como um resgate intensivo para os fios e engloba três etapas:

1. Hidratação: repõe a água perdida naturalmente no dia a dia;

2. Nutrição: devolve os lipídios e uniformiza as cutículas, retendo a hidratação;

3. Reconstrução: repõe a proteína essencial da massa capilar — a famosa queratina.

Durante quatro semanas, as etapas devem ser realizadas a cada 48h, sempre seguindo a ordem hidratação, nutrição e reconstrução — já, já você vai entender o porquê da reconstrução capilar, obrigatoriamente, ficar por último. Durante esse intervalo, você vai conseguir identificar o que seu cabelo mais precisa. O tratamento ao qual ele responder melhor, é o que deve ser o seu foco nos últimos 15 dias de cronograma.

Os resultados do cronograma capilar são fios brilhosos, com menos frizz, macios e saudáveis. Essa técnica é recomendada para todos os tipos e texturas de cabelo — especialmente para as cacheadas e aquelas que não abrem mão da química, no primeiro caso por ajudar a definir a curvatura natural do fio e, no último, pelas agressões que intervenções como tinturas ou escovas progressivas causam à estrutura capilar.

Por que a reconstrução é a etapa mais delicada do cronograma?

Essa é uma das etapas mais importantes do cronograma capilar, mas deve ser a feita com menor frequência e sempre depois de estar com os cabelos muito bem hidratados e nutridos! Isso porque a reconstrução capilar, como já vimos, é a reposição da queratina, a proteína que dá resistência, força e elasticidade aos fios e, em cabelos muito danificados, a sobrecarga súbita de nutrientes pode causar um efeito rebote bem desagradável: pontas espigadas, cabelos duros e quebradiços.

Para entender melhor, é preciso conhecer a estrutura do fio: ele é formado de água, lipídios e proteínas como, além da queratina, a creatina e a arginina. Essas proteínas “selam” o cabelo, mantendo a massa capilar e a hidratação dentro do fio. As agressões do dia a dia, como vento, poluição, exposição à luz solar, além dos danos químicos causados por tintura, escova progressiva e descoloração, e os danos mecânicos causados pelo uso de babyliss, chapinha e secador, levam os nutrientes do cabelo embora, tornando os cabelos fracos e opacos.

A reconstrução atua como uma “operação tapa buracos”, repondo a queratina e demais proteínas responsáveis por fixá-la ao fio. Com o fio cheio de “buracos” e supersensível, é preciso fortalecê-lo antes de receber esse “choque” de proteínas, hidratando e nutrindo as madeixas, repondo as substâncias básicas primeiro.

Mas, afinal, qual a periodicidade da reconstrução capilar?

É claro que tudo vai depender do seu fio e ninguém melhor que você para dizer o quanto ele anda precisando de reposição das proteínas, por isso, não existe uma regra.

De forma geral, cabelos saudáveis devem receber a reconstrução a cada 15 dias, apenas para repor a massa capilar perdida diariamente. Já, para os quimicamente tratados a frequência é maior: a cada 8 dias.

Como escolher o produto perfeito para reconstrução?

O que importa mesmo em um bom produto para reconstrução capilar são os seus componentes.

Como o objetivo dessa fase do cronograma capilar é a reposição de proteínas, elas não podem faltar! Então, arginina, creatina, cisteína, queratina e colágeno são alguns nomes que devem constar na embalagem do produto escolhido. É claro que cada marca tem sua fórmula própria, que pode conter óleos naturais e outros ativos, mas o importante mesmo é garantir a presença das proteínas responsáveis pela reposição da massa capilar.

Acha que não vai lembrar quais os nomes de tantas proteínas? Então, fica a dica para identificar produtos para essa etapa: os rótulos costumam ter termos como “máscara de reconstrução” ou “máscara repositora”.

Como fazer a reconstrução capilar em casa?

Como você já pôde perceber, a reconstrução é um procedimento que exige alguns cuidados, certo? Mas, não precisa ter medo! Seguindo direitinho as nossas orientações, o resultado tem tudo para ser incrível!

Aprenda agora o passo a passo para fazer a reconstrução capilar em casa:

  • A lavagem abre as cutículas do cabelo para receberem o tratamento. Lave o cabelo duas vezes para tirar todo o resíduo de cosmético dos fios. Se possível, opte por um shampoo antirresíduos, ele cumpre essas duas funções muito bem. Ah! Não aplique o condicionador;
  • Com os cabelos ainda úmidos, aplique a máscara reconstrutora escolhida. Garanta que todo o cabelo receba o produto separando-o em mechas e enluvando uma a uma. Após esse processo, use um pente para espalhar uniformemente o produto no comprimento do fio e espere agir pelo tempo indicado na embalagem;
  • Enxágue com água morna ou fria. É muito importante que você se certifique de que retirou todo o excesso de produto dos fios para evitar acúmulo de cosmético e endurecimento!

Além do cabelo reconstruído, saudável e cheio de vida, a reconstrução capilar tem ainda uma outra vantagem: efeito em longo prazo! Ela repara os danos atuais e protege o seu cabelo de agressões futuras, não é ótimo? Sem falar na vantagem de poder fazer tudo em casa, sem gastar com salão sempre que seus fios precisarem de um help!

reconstrução capilar