Cronograma CapilarReconstrução Capilar

Reconstrução Capilar: tudo sobre essa etapa do cronograma capilar

reconstrução capilarreconstrução capilar

É bem comum que a gente pense que apenas a hidratação já é suficiente para deixar nossos fios saudáveis, mas na realidade, a reconstrução capilar e a nutrição também são etapas muito importantes.

A reconstrução capilar, especificamente, é de extrema importância para quem pinta, alisa, escova, troca a cor ou faz progressiva, já que ajuda a repor a queratina, fazendo com que os fios recuperam a saúde, a vitalidade e consigam também manter os nutrientes que são depositados nos fios através de outros procedimentos, como o da hidratação, por exemplo.

A boa notícia é que hoje em dia a reconstrução capilar pode ser feita em casa com nível de dificuldade baixo e com produtos que são facilmente encontrados em farmácias e lojas que vendem produtos para salões de beleza.

Quer entender tudo sobre reconstrução capilar? Então, confira nosso post abaixo e comece já a cuidar mais dos seus fios e da maneira correta!

A reconstrução quando é convocada para tratar seus fios, mana hahah

O que é o cronograma capilar?

Advertisement

Está com saudade de sentir os fios hidratados, saudáveis e com aquele movimento lindo? O cronograma capilar pode devolver tudo isso em apenas 4 semanas! Isso porque o tratamento funciona como um resgate intensivo para os fios e engloba três etapas:

1. Hidratação: repõe a água perdida naturalmente no dia a dia;

2. Nutrição: devolve os lipídios e uniformiza as cutículas, retendo a hidratação;

3. Reconstrução: repõe a proteína essencial da massa capilar — a famosa queratina.

Durante quatro semanas, as etapas devem ser realizadas a cada 48h, sempre seguindo a ordem hidratação, nutrição e reconstrução — já, já você vai entender o porquê da reconstrução capilar, obrigatoriamente, ficar por último. Então, durante esse intervalo, você vai conseguir identificar o que seu cabelo mais precisa. Assim, o tratamento ao qual ele responder melhor, é o que deve ser o seu foco nos últimos 15 dias de cronograma.

Os resultados do cronograma capilar são fios brilhosos, com menos frizz, macios e saudáveis. Além disso, essa técnica é recomendada para todos os tipos e texturas de cabelo — especialmente para as cacheadas e aquelas que não abrem mão da química, no primeiro caso por ajudar a definir a curvatura natural do fio e, no último, pelas agressões que intervenções como tinturas ou escovas progressivas causam à estrutura capilar.

Um cabelo com cronograma capilar em dia é outra coisa!

Por que a reconstrução é a etapa mais delicada do cronograma?

A reconstrução capilar é uma das etapas mais importantes do cronograma capilar, mas deve ser a feita com menor frequência e sempre depois de estar com os cabelos muito bem hidratados e nutridos! Isso porque a reconstrução capilar, como já vimos, é a reposição da queratina, a proteína que dá resistência, força e elasticidade aos fios e, em cabelos muito danificados, a sobrecarga súbita de nutrientes pode causar um efeito rebote bem desagradável: pontas espigadas, cabelos duros e quebradiços. Enfim, como sempre falamos aqui em nossas postagens, equilíbrio é tudo, né? Então nada de exageros!

A estrutura do fio e como a reconstrução age

Primeiro, vamos entender a estrutura do fio: ele tem água, lipídios e proteínas

Advertisement
, como a queratina, a creatina e a arginina. Como resultado, essas proteínas “selam” o cabelo, mantendo a massa capilar e a hidratação dentro do fio. As agressões do dia a dia, como vento, poluição, exposição à luz solar, além dos danos químicos causados por tintura, escova progressiva e descoloração, e os danos mecânicos causados pelo uso de babyliss, chapinha e secador, levam os nutrientes do cabelo embora, tornando os cabelos fracos e opacos.

A reconstrução atua como uma “operação tapa buracos”, repondo a queratina e demais proteínas responsáveis por fixá-la ao fio. Isso porque, com o fio cheio de “buracos” e supersensível, é preciso fortalecê-lo antes de receber esse “choque” de proteínas, hidratando e nutrindo as madeixas, repondo as substâncias básicas primeiro.

reconstrução capilar
Instagram: @pormaisfios_

Mas, afinal, qual a periodicidade da reconstrução capilar?

Para entender qual a periodicidade da reconstrução capilar, precisamos entender melhor exatamente quando ela deve ser feita. Assim como dito, esse é um tratamento mais específico, que é especialmente indicado para pessoas que estão com os fios danificados e fragilizados.

O que faz nossos cabelos perderem as proteínas?

A massa da fibra capilar é perdida diariamente devido a exposição dos fios a diversos fatores externos que os tornam mais frágeis, porosos, opacos e suscetíveis ao ressecamento e a quebra. Por exemplo, podemos citar a poluição, os raios solares e o vento. Além disso, a massa também é perdida devido ao uso frequente de chapinha, secador, babyliss e outras ferramentas de calor.

Por fim, procedimentos químicos, como coloração, descoloração, alisamentos e relaxamentos também contribuem de forma negativa para a saúde dos fios e desgaste da queratina.

E é exatamente por ser um procedimento que repõe as proteínas que a reconstrução capilar é uma etapa do cronograma super importante e indicada, principalmente, para tratar cabelos danificados e extremamente danificados.

Quando aplicar a reconstrução?

De forma geral, cabelos saudáveis devem receber a reconstrução a cada 15 dias, apenas para repor a massa capilar perdida diariamente. No entanto, para os com química, a frequência é maior: a cada 8 dias.

reconstrução capilar

Ao contrário da hidratação, ela não deve ser feita com uma frequência muito grande, porque isso pode causar o risco de um efeito rebote, ou seja, tornar o fio muito duro e propenso à quebra.

Por isso, é importante analisar o seus fios e verificar qual é a necessidade deles de uma reconstrução capilar. Assim, uma ótima dica é, ao invés de fazer uma reconstrução capilar de forma isolada, seguir o cronograma capilar, que também inclui as etapas de hidratação e nutrição.

Como escolher o produto perfeito para reconstrução?

É geralmente fácil perceber quando o cabelo está precisando de reconstrução capilar. Isso porque ele se torna opaco e bastante áspero ao toque. O fato de estar altamente poroso faz com que esse fio se quebre muito mais facilmente.

Todos esses fatores também fazem com que o cabelo que necessita de reconstrução capilar esteja extremamente ressecado. No entanto, se você não tem certeza se esse é o caso do seu cabelo e quer se certificar que a reconstrução capilar é o tratamento ideal antes de investir em produtos, há uma forma de testar a porosidade dos seus fios, por meio do teste de porosidade.

É um teste simples de ser feito. Basta pegar alguns fios de cabelo e colocar em um copo com água filtrada. O copo não precisa estar completamente cheio.

Deixe alguns instantes e observe o comportamento do seu fio dentro do copo de água.

reconstrução capilar
Teste de porosidade

Se o foi estiver boiando, a porosidade dele está baixa, o que significa que você necessita apenas fazer a hidratação capilar.

Se o fio ficar no meio do copo, está com porosidade normal ou mediana. Então, a etapa mais necessária é a nutrição capilar.

Caso o seu fio afunde, a porosidade dele está alta e, então, faz-se necessário focar na reconstrução capilar na hora de montar o seu cronograma.

Qual é produto ideal?

Na hora de escolher o produto ideal para a reconstrução capilar, é importante que se preste atenção nos componentes da fórmula, já que proteínas não podem faltar, né? Uma boa dica é procurar por nomes comuns de proteínas, como arginina, creatina, cisteína, queratina e colágeno. Além das proteínas, geralmente esses produtos também contam com óleos naturais e outros ativos.

Vale dizer, ainda, que geralmente produtos desenvolvidos para reconstrução capilar tem em suas embalagens termos como “máscara reconstrutora” e “máscara repositora. Para terminar, não se esqueça, também, de optar por produtos para reconstrução capilar que sejam de marcas confiáveis, ok? Produtos de qualidade fazem toda diferença!

Como fazer a reconstrução capilar em casa?

Como você já pôde perceber, a reconstrução é um procedimento que exige alguns cuidados, certo? Mas, não precisa ter medo! Seguindo direitinho as nossas orientações, o resultado tem tudo para ser incrível!

Aprenda agora o passo a passo para fazer a reconstrução capilar em casa:

  • A lavagem abre as cutículas do cabelo para receberem o tratamento. Lave o cabelo duas vezes para tirar todo o resíduo de cosmético dos fios. Se possível, opte por um shampoo antirresíduos, ele cumpre essas duas funções muito bem. Ah! Não aplique o condicionador;
  • Com os cabelos ainda úmidos, aplique a máscara reconstrutora escolhida. Garanta que todo o cabelo receba o produto separando-o em mechas e enluvando uma a uma. Após esse processo, use um pente para espalhar uniformemente o produto no comprimento do fio e espere agir pelo tempo indicado na embalagem;
  • Enxágue com água morna ou fria. É muito importante que você se certifique de que retirou todo o excesso de produto dos fios para evitar acúmulo de cosmético e endurecimento!
reconstrução capilar

Além do cabelo reconstruído, saudável e cheio de vida, a reconstrução capilar tem ainda uma outra vantagem: efeito em longo prazo! Ela repara os danos atuais e protege o seu cabelo de agressões futuras, não é ótimo? Sem falar na vantagem de poder fazer tudo em casa, sem gastar com salão sempre que seus fios precisarem de um help!

Advertisement
Advertisement
Tuany Fraga
the authorTuany Fraga
Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
  • Desejo tirar dúvidas qto a cronograma para quebra q seria a reconstrução são realizadas três dias seguidas:Como hidratação nutrição e restauração? E durante 4 semanas?

  • Gente, finalmente eu consegui tirar todas as minhas dúvidas sem alguém falando como ela faz nela.
    Nem te conheço e já te considero pakas 👏🏼👏🏼😍 👌🏼 perfeita

  • Fiz progressiva recentemente e faço luzes. Se eu usar o antirresíduos não vai sair a progressiva? Como posso fazer?

  • Simplesmente Fantástico 👏👏👏
    Agradeço por ter colaborado com a saúde dos meus fios!
    Muito bem explicado,
    Muito obrigada pela ajuda 🙏

  • >