Queratina para cabelo: veja 5 formas de usar o ativo nos fios

Queratina para cabelo: veja 5 formas de usar o ativo nos fios

Você conhece os benefícios da queratina para cabelo? Sabe como aplicar a queratina líquida em suas receitas caseiras? Descubra o poder desse ativo e como utilizá-lo na restauração de seus fios! Os tratamentos com a queratina estão em alta e prometem transformar a saúde capilar. Desenvolvidos a partir de tecnologias inteligentes, esses produtos ajudam a revitalizar, nutrir e hidratar as madeixas.

Então, você já pensou em adotar produtos com este ativo na sua rotina de cuidados diários e em seu cronograma capilar? Sabe como aplicar queratina líquida nos fios para deixá-los mais saudáveis? Tire essas e outras dúvidas a seguir!

Afinal, o que é a queratina?

A queratina, também chamada de ceratina, é uma proteína fibrosa formada por aminoácidos. Ela é sintetizada pelo corpo humano e está presente em diversas partes dele, especialmente nas unhas e nos cabelos. Ela ajuda a manter a vitalidade e a hidratação dos tecidos, sendo extremamente necessária para o crescimento saudável.

Vale reforçar que, apesar de a queratina ser produzida pelo próprio organismo, ela pode sofrer ação de agentes externos e ficar cada vez mais escassa. Produtos químicos, calor, sol e muitos outros agressores, aos poucos, vão eliminando a queratina dos fios do cabelo, por exemplo, os deixando mais ressecados e opacos.

E o que é a queratina líquida?

A queratina líquida foi desenvolvida para fins de reposição, podendo ser aplicada diretamente nos fios para restaurar a fibra e proporcionar a hidratação natural do cabelo. Vale lembrar de que ainda existem outras variáveis da queratina (em gel, sólida, etc.), mas a líquida ainda é a melhor referência para tratamentos.

Como utilizar queratina para cabelo?

Mas, então, como é feito o tratamento com queratina líquida? Para te ajudar, vamos falar a seguir sobre 5 diferentes formas para usar queratina para cabelo. Com elas, você vai garantir que suas madeixas fiquem lindas do jeito que você sempre sonhou. Que tal?

1. Aplicar a queratina para cabelo como finalizador

Esta é uma forma muito prática e que garante a ação progressiva desse ativo no seu fio de cabelo. Com a queratina líquida (que é mais fácil de aplicar), você pode apostar na ideia de finalização capilar.

Ou seja, com a ajuda de um aplicador, você pode borrifar algumas gotinhas dessa “fórmula mágica” em todo o comprimento do seu fio depois de terminar a lavagem. Se você for usar o secador de cabelo, não deixe também de usar a queratina como reparadora de pontas, após finalizado o processo de secagem.

2. Misturar a queratina para cabelo no shampoo

Para prevenir que você esqueça de fazer a aplicação da queratina para cabelo, uma dica útil é usar sua fórmula líquida dentro do shampoo. Para isso, basta colocar um pouco dessa substância no produto de uso diário, misturando bem (até ficar bem homogêneo).

Assim, você garantirá o tratamento toda vez que for lavar os cabelos. Fácil e prático, não? Mas lembre-se de deixar o shampoo agindo por pelo menos dois minutos, para que a fibra capilar possa absorver todos os nutrientes dessa combinação.

3. Aplicar a queratina para cabelo nas máscaras de tratamento

As máscaras de tratamento precisam fazer parte da sua rotina, já que oferecem a reposição nutritiva exigida pelo cabelo. Adicionar a queratina líquida neste contexto é, então, uma estratégia bastante inteligente e que ajuda a gerar resultados de forma mais ágil.

Esse componente servirá como potencializador na máscara e deixará seus cabelos mais fortes, bonitos e cheios de vida! Mas lembre-se de que muitos desses produtos já acabam sendo desenvolvidos com a presença de queratina, portanto, é interessante dosar nas quantidades – afinal, o excesso também pode não trazer os efeitos esperados.

4. Optar pela cauterização

Este é um tratamento de salão de beleza e que é muito importante para uma recomposição eficiente de queratina no couro cabeludo. Ele trabalha uma técnica especifica, que ajuda a repor toda água e nutrientes perdidos nos processos químicos aos quais o cabelo foi exposto. Sua aplicação é simples e deve obedecer os seguintes passos:

  • Limpeza dos fios, incluindo o uso de shampoo antirresíduos;
  • Hidratação profunda;
  • Aplicação de queratina por todo o comprimento dos fios;
  • Aquecimento com chapinha, intensificando a penetração na fibra capilar.
Antes e depois cauterização com queratina para cabelo
Antes e depois cauterização com queratina – @áreademulher

5. Caprichar nas receitinhas caseiras com queratina para cabelo

Existem algumas receitinhas caseiras que funcionam muito bem no processo de reconstrução capilar, especialmente se forem combinadas ao uso de queratina líquida. Aplique ideias que passam ser feitas de forma fácil, sem precisar despender tempo e grandes investimentos.

Por exemplo: misture a queratina para cabelo com um pouco de óleo de coco (ou argan), aplique nos cabelos e deixe agir por, pelo menos, meia hora. Os resultados já serão visíveis desde a primeira aplicação.

E então, pronta para arrasar aplicando essas receitas com queratina líquida? Como vimos, esta proteína faz toda a diferença para que seus fios fiquem sempre lindos e saudáveis – principalmente com a agressão cada vez mais comum aos fios. 

Você já utilizou algum tratamento à base de queratina líquida? Conhece algum outro truque que não comentamos aqui? Nos conte pelos comentários!


Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?