Queratina líquida: descubra um poderoso aliado nas suas reconstruções

Queratina líquida: descubra um poderoso aliado nas suas reconstruções

Fios quebrados e com aspecto poroso, ásperos ao toque e sem brilho. Esse cenário parece familiar para você? Então talvez seja a hora de aproveitar os benefícios de uma poderosa aliada da saúde capilar, a queratina líquida.

A queratina é a proteína que compõe a massa capilar, sendo responsável por 90% da mesma. Essa proteína também se faz presente na nossa pele e unhas. Sua função é dar força e elasticidade a tudo aquilo que toca.

Não é coincidência que grande parte dos produtos de fortalecimento tenham queratina em sua composição. Essa proteína é, por diversos motivos, muito utilizada no mundo da beleza.

O que é a queratina?

A queratina é uma proteína constituinte da massa capilar e que serve para dar força e elasticidade ao fio. Ela é produzida naturalmente pelo nosso organismo e é rica em aminoácidos.

No entanto, a queratina naturalmente produzida pode ser perdida devido à ação de agentes externos que agem diretamente na fibra capilar, alterando sua estrutura. Por isso, ela pode ser aplicada nos fios a fim de fornecer brilho e proteção.

Quando falamos de cabelo, é comum utilizarmos a queratina líquida, que pode ser aplicada sozinha ou ser parte componente de outros produtos que tem como finalidade a reconstrução capilar.

A queratina líquida é uma versão purificada e mais isolada da proteína. Suas moléculas tem o poder de proteger a cutícula dos fios do cabelo e também de penetrar no córtex capilar a fim de promover sua hidratação e fornecer brilho e maciez diretamente à fibra.

Qual a importância da queratina para os fios?

A agressão diária sofrida pelos fios faz com que nossos cabelos fiquem quebradiços e prejudica tanto o brilho quanto a elasticidade. Isso ocorre devido à perda de queratina, que causa uma alteração na estrutura do fio.

Imagine que você tem uma parede feita de tijolos. Então, um desses tijolos é retirado. Depois outro. E outro. Em alguns tijolos surgem pequenos buracos. Isso com certeza fará com que a parede não seja tão resistente quanto antes, tornando-se mais frágil a qualquer impacto, certo?

Quando nossa fibra capilar perde queratina, formam-se pequenos buracos que fazem com que o fio fique mais quebradiço e suscetível às ações de instrumentos de calor como o secador e a chapinha ou de agentes como sol, vento e poluição.

É por isso que os tratamentos de reposição de queratina líquida se tornam tão importantes.

Para quais tipos de cabelo ela é indicada?

Qualquer pessoa pode utilizar a queratina líquida como forma de reconstruir a fibra capilar. Há casos, no entanto, em que sua utilização é mais recomendada.

Indica-se a aplicação de queratina líquida principalmente àquelas que submetem os cabelos a procedimentos químicos, por exemplo o alisamento ou as colorações.

Mulheres que usam e abusam de chapinha e secador também podem potencializar o efeito quebradiço dos cabelos e, dessa forma, se beneficiam do uso da queratina líquida.

Essencialmente, a reconstrução com queratina líquida pode ser feita em cabelos danificados e fracos, com aspecto ressecado e que sofrem com a quebra constante.

Como usar a queratina líquida?

A queratina líquida pode ser utilizada em casa, nos tratamentos de reconstrução capilar. Dê preferência para produtos que, além da queratina, tenham também em sua composição colágeno, creatina e arginina.

Para utilizar a queratina líquida, o primeiro passo é lavar os cabelos com um shampoo anti-resíduos, que irá abrir as escamas a fim de fazer com que a proteína possa penetrar com maior facilidade.

Então, retire o excesso de água e divida suas madeixas em mechas. Aplique a queratina líquida em cada uma das mechas, distribuindo o produto uniformemente.

Então, deixe-o agir durante cerca de 15 minutos.

É chegada a hora de enxaguar. Lembre-se sempre de utilizar água morna ou fria nesse processo, porque a água quente é outra grande vilã da saúde capilar. Retire todo o produto dos fios e finalize com o condicionador de sua escolha.

Mais dicas

Para intensificar o tratamento, também é possível aplicar uma máscara de hidratação após a remoção da queratina líquida, seguindo as instruções da embalagem.

É importante tomar cuidado na hora de realizar o tratamento com queratina líquida, uma vez que, quando em excesso, essa proteína pode levar a um enrijecimento desnecessário dos fios.

Isso pode fazer com que os cabelos fiquem mais ressecados e quebrem com maior facilidade. Portanto, verifique sempre os produtos utilizados nos cabelos para não abusar do uso de queratina e obter o efeito contrário daquele desejado.

A reconstrução capilar com queratina líquida é importante para quem está com as madeixas maltratadas e quebradiças, já que irá agir na estrutura do fio, repondo a proteína perdida e fazendo com que ele fique mais forte e resistente.

Além de utilizar a queratina líquida, é importante realizar tratamentos de hidratação e nutrição, a fim de devolver também a água e os nutrientes perdidos naturalmente pelos fios no nosso dia a dia. Aderir ao cronograma capilar é a forma ideal de ter cabelos lindos e saudáveis por mais tempo.


Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário