Tanto homens quanto mulheres ficam preocupados quando seu cabelo começa a cair. A queda dos fios é um tema cercado de mitos, e com certeza sua avó ou tia tem uma receita caseira para prevenir esse problema.

A cultura popular está repleta de referências a respeito da queda dos fios, e as recomendações são as mais variadas possíveis. Porém, existem muitos mitos a respeito desse tema que precisam ser avaliados com cautela.

Veja abaixo uma lista com 5 mitos e verdades comuns referentes à queda dos fios.

Usar chapéu faz o cabelo cair

MITO. Essa vale também para qualquer acessório de cabelo. Prender o cabelo muito apertado, usar chapéu, usar tiara, entre outros. Embora seja verdade que se deve evitar utilizar acessórios que apertem a cabeça, como elásticos muito apertados ou chapéus pequenos, não há ligação entre o uso de acessórios e a queda dos fios.

Entretanto, o recomendado é não abusar do uso desses acessórios; no caso do chapéu, seu uso em excesso pode abafar o couro cabeludo, causando o aparecimento de caspas e coceiras, além de bloquear a circulação sanguínea na área, importante estímulo para o crescimento do cabelo.

Alisar o cabelo causará sua queda

MITO. O alisamento age na estrutura do fio do cabelo, modificando-a. O que dá a impressão de que alisar o cabelo gera a queda dos fios é o fato de que, como qualquer procedimento químico, o alisamento torna os fios mais ressecados, o que pode ocasionar sua quebra.

A solução para isso é hidratar o cabelo com frequência após submetê-lo a um procedimento químico. Considere aderir ao cronograma capilar, cujas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução serão essenciais para manter o cabelo pós-química saudável.

Dormir com o cabelo molhado pode levar à queda dos fios

VERDADE. Se alguma vez você já ouviu de alguém mais velho que dormir de cabelo molhado faz mal, pode acreditar. Provavelmente a pessoa estava se referindo aos resfriados, mas acredite: não é bom para a fibra capilar também.

O fio molhado não irá apodrecer a raiz do cabelo, como algumas pessoas dizem, mas pode sim comprometer a saúde das madeixas. Isso porque dormir com o cabelo molhado poderá favorecer a proliferação de fungos e micoses.

Além disso, a combinação de couro cabeludo molhado e constante fricção no travesseiro fará com que o fio se quebre mais facilmente e caia. Por isso, procure sempre dormir com o cabelo seco e, se possível, use fronhas de seda, que causam menos atrito.

Cortar o cabelo com frequência evita a queda dos fios

MITO. Já ouviu falar que cortar as pontinhas a cada dois meses vai fazer seu cabelo crescer? Essas duas informações provavelmente vêm da mesma fonte, e ambas são falsas.

O responsável pelo crescimento capilar é o bulbo, e cortar o cabelo não interferirá em sua ação. O que acontece é que, ao cortarmos as pontas, removemos uma parte que pode estar quebrada ou ressecada, fazendo com que o cabelo pareça mais saudável e mais forte.

Em se tratando da queda, não há nenhuma relação entre o corte frequente das madeixas e o fato do fio cair ou não. É importante entender que o que é feito no comprimento do fio não causará mudanças na raiz, que é onde ocorre o crescimento e a queda do cabelo.

Então, você pode escolher cortar as pontinhas se quiser mudar de visual, mas não pense que fazer isso evitará a queda dos fios, ok?

Lavar o cabelo todo dia faz com que ele caia muito mais

MITO. Não há nenhuma correspondência entre o ato de lavar o cabelo diariamente e a queda dos fios. A lavagem é responsável pela higienização das madeixas, e as substâncias químicas presentes no produto não levam o cabelo a cair.

Dependendo do seu tipo de cabelo, procure não lavá-lo todos os dias. Faça o diagnóstico do seu fio e entenda quais são as recomendações para suas madeixas. No entanto, deve-se também ficar atenta à lavagem correta do cabelo, usando produtos adequados e removendo corretamente o excesso de resíduos.

Buscamos demonstrar como alguns mitos que estão espalhados na cultura popular podem dar uma ideia equivocada do que leva à queda dos fios. No entanto, não se esqueça que itens como alimentação e hidratação adequada influenciam na saúde dos fios, podendo fazê-los cair.

Por isso, cuide bem de seu cabelo, coma direito e beba muita água, e com certeza terá madeixas lindas e bem tratadas. Procure fazer uma dieta rica em proteínas e vitaminas, necessária para fornecer ao cabelo os nutrientes que ele precisa para ser forte e saudável.

Se você se interessou por saber mais sobre a queda dos fios e se preocupa com a calvície e a alopecia, procure um dermatologista, que poderá realizar o diagnóstico adequado e indicar o tratamento justo para combater o problema, caso necessário.

queda dos fios