Problemas e CuidadosQueda

Queda de cabelo: os Top 5 produtos e cuidados capilares para acabar com ela

queda de cabelo

 A queda de cabelo é um problema relativamente comum, e saber como combatêla significa, antes de mais nada, entender quais são as suas causas. Muitas mulheres sofrem com esse problema, que acaba por comprometer a autoestima e a saúde capilar.

É preciso ressaltar que a queda de cabelo é algo comum, e todos nós perdemos cerca de 100 fios de cabelo ao dia, com essa média sendo um pouco maior durante as épocas mais frias do ano, caso do outono e do inverno.

Isso ocorre porque durante essas épocas do ano, a raiz é menos irrigada por nutrientes e, por isso, a queda de cabelo se torna um pouco mais acentuada.

Se, no entanto, você sente que seus cabelos estão caindo demais, ao ponto de, por exemplo, você passar a mão no cabelo e sentir como se tivesse arrancado um chumaço de fios, pode ser que haja algum problema que necessite de maior investigação.

A queda de cabelo acentuada pode estar conectada com a saúde dos fios ou a sua própria saúde. Por isso, vamos entender alguns dos motivos pelos quais os fios podem cair com mais frequência e como combater esse problema.

queda de cabelo
Instagram: @dicasdecabelox

O que causa da queda de cabelo?

São muitos os motivos que podem levar à queda de cabelo acentuada. O estresse em excesso, por exemplo, sendo ele tanto de origem física quanto mental, pode trocar o ciclo dos fios de cabelo, fazendo com que eles caiam de forma mais acentuada.

Fatores genéticos podem ter influência na queda de cabelo acentuada. Para saber se você sofre desse problema, verifique o histórico capilar da sua família.

O excesso de vitamina A ou B também pode contribuir para a queda de cabelo, bem como o uso de remédios antidepressivos ou anticoagulantes.

Doenças como a anemia e hipotireoidismo também exercem influência na saúde dos fios, fazendo com que ocorra a queda de cabelo acentuada.

O excesso de procedimentos químicos também pode ser um dos fatores que causa o ressecamento e fragilidade dos fios, danificando a estrutura interna da fibra capilar e fazendo com que a queda de cabelo acentuada ocorra.

Por fim, outro fator que deve ser levado em consideração é o uso excessivo de ferramentas de calor como o secador, chapinha e babyliss, já que eles enfraquecem os fios e favorecem a queda de cabelo.

TOP 5 de soluções para queda

Após realizar uma análise dos seus fios, será possível entender os motivos da queda de cabelo a fim de procurar a melhor forma de combater esse problema. Apresentaremos abaixo algumas soluções comprovadas para combater a queda acentuada dos fios.

Use tônicos para a queda de cabelo

Há muitos tônicos disponíveis que possuem ação específica de tratamento para a queda de cabelo, como o Yenzah Amino Whey. Esses produtos possuem ação revitalizadora para o nosso couro cabeludo e, ao nutrir e estimular o bulbo capilar, fazem com que nossos cabelos fiquem mais fortes e controlam a queda de cabelo.

Procure verificar a composição dos produtos que você compra para entender se eles são indicados para o seu problema e, na dúvida, consulte um dermatologista.

vitamina para queda de cabelo

Faça uma hidratação com chá de folha de goiaba

O chá de folha de goiaba é uma excelente forma de nutrir os folículos pilosos, promovendo o crescimento saudável dos fios e mantendo o couro cabeludo mais saudável. Esse é um excelente tratamento para quem procura uma solução mais natural para cuidar dos fios.

queda de cabelo
Instagram: @meamo_hojeesempre

Shampoos específicos para a queda de cabelo

Para além dos tônicos, há muitos produtos e loções específicos para o combate à queda de cabelo. É importante verificar a composição do produto para saber se ele é o mais adequado para o seu problema e seguir as instruções presentes na embalagem para saber qual a melhor forma de utilizá-lo.

Minoxidil

Dentre as loções para tratamento da queda de cabelo, o minoxidil é o mais famoso. Essa loção promete fazer com que os fios voltem a crescer em áreas que já não tem mais fios. No entanto, antes de utilizar esse produto é importante consultar um dermatologista para que ele verifique se esse é de fato o melhor tratamento para o seu problema.

Suplementos nutricionais

queda de cabelo
Instagram: @drabarbarafcg

A queda de cabelo também pode ser causada pela falta de vitaminas ou nutrientes específicos, seja pela carência dos mesos na alimentação ou por outros motivos. É importante prestarmos atenção na nossa alimentação e mantermos uma rotina saudável que forneça ao nosso organismo tudo aquilo que precisamos para ficarmos mais saudáveis.

Os suplementos nutricionais devem ser tomados com recomendação de um médico, após uma avaliação específica para verificar de quais nutrientes e vitaminas você está carente e para que você possa entender qual suplemento nutricional deve ser tomado para ajudar na saúde e no crescimento dos seus cabelos.

A queda de cabelo é um problema que pode ser combatido com a ajuda de alguns produtos e cuidados específicos. Não se esqueça de dar atenção para a saúde do seu couro cabeludo.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>