Queda de cabelo na gravidez: É normal? Como tratar?

Queda de cabelo na gravidez: É normal? Como tratar?

É normal que aconteça uma maior queda de cabelo na gravidez, sabia? Devido às mudanças hormonais e também as oscilações emocionais do organismo durante essa fase, ele é afetado de uma maneira geral e uma das conseqüências é a queda de cabelo, que tende a ser ainda mais grave no período pós-parto, quando os hormônios caem de forma drástica. Entretanto, você não precisa se desesperar! O problema de queda de cabelo na gravidez tem solução e é totalmente passageiro!

Vamos descobrir mais sobre os motivos que levam a queda de cabelo na gravidez e também quais cuidados devem ser tomados com os fios durante e após a fase!

É normal ter queda de cabelo na gravidez?

É comum ter queda de cabelo na gravidez, mas no período pós-parto essa queda é ainda mais vista, podendo chegar a cair até 500 fios por dia. Em muitas mulheres grávidas também pode acontecer o contrário e os fios ficarem com mais viço e brilhantes durante o período. Porém, se esse não é o seu caso, não precisa se preocupar, pois na maioria das vezes a queda de cabelo regride de forma espontânea.

Por que o nosso cabelo muda durante e após a gravidez?

Durante e após o período da gravidez, o organismo sofre diversas alterações e o cabelo também pode cair mais, devido ao estresse, a variações hormonais, carência nutricional, problemas no couro cabeludo, excesso de oleosidade, ansiedade, alterações repentinas de peso, medicamentos, alteração no sono, entre outros.

Vale dizer, que, na maioria das vezes, a queda de cabelo na gravidez não apresenta nenhum risco significativo, porém, é sempre indicado uma consulta especializada, já que a queda dos fios pode indicar, em alguns casos, um sintoma para problemas  que precisam de algum tipo de tratamento.

Como tratar a queda de cabelo na gravidez?

Embora a queda de cabelo na gravidez não precise ser um motivo de grande preocupação, ela pode incomodar algumas mulheres, não é mesmo? Sendo assim, existem alguns cuidados que podem ser tomados para que o problema da queda de cabelo seja minimizado. Veja abaixo quais são eles!

1 – Fique de olho na variação de peso

Grandes variações de peso no período da gravidez podem acarretar na queda de cabelo. Por este motivo (e é claro, pela sua saúde), tenha o seu peso controlado.

2 – Atenção para não desenvolver anemia

A queda de cabelo na gravidez pode estar associada à anemia e, se esse for o caso, é importante uma suplementação de ferro prescrita por seu médico. Se o parto for cesárea ou houver perda de sangue excessiva, é possível que o médico também recomende a suplementação no pós-parto.

3 – Tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes

A carência nutricional também é uma das causas da queda de cabelo na gravidez e, por isso, é imprescindível que durante o período e no pós-parto haja uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas, ferros, zinco, entre outros.

Alimentação equilibrada – @ser.vitão

4 – Mantenha o seu couro cabeludo saudável

Durante a gravidez e no período pós-parto, é necessário certo carinho e cuidado ao escolher os cosméticos que serão usados. No couro cabeludo, por exemplo, para evitar a queda do cabelo, prefira os shampoos com mais surfactantes na fórmula, já que eles ajudam a promover uma limpeza profunda do couro cabeludo, que fica mais oleoso nessa fase.

5 – Lembre-se que o estresse e a ansiedade também influenciam

O estresse e a ansiedade são normais na gravidez e no período pós–parto, porém, é necessário atenção, já que em excesso, eles podem fazer muito mal para a sua saúde, influenciando na queda dos cabelos. Procure ter uma gravidez tranquila e seguir as recomendações do seu médico.

Queda de cabelo na gravidez [email protected]

6 – Atenção nos produtos capilares e tratamentos que não são recomendados durante a gravidez

Existem alguns tratamentos e produtos que não são recomendados durante a gravidez, como a coloração, por exemplo. Devido ao excesso de química, esses produtos podem fazer mal para saúde da mãe, influenciando na queda do cabelo, e para a saúde do bebê. Esse é o momento de cuidar de você e do seu bebê, seja consciente e, em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Cuidados com o cabelo após a gravidez

No período pós-parto também existem alguns cuidados que podem ser tomadas a fim de fortalecer o cabelo e evitar a queda dos fios. Em primeiro lugar, como é comum que o cabelo fique mais oleoso nesse período, é importante usar shampoo e condicionador específico para o tipo de fio. Uma boa dica é usar um pré-shampoo também!

Outra boa alternativa é apostar em tônicos capilares, que ajudam no fortalecimento dos fios e também no crescimento de novos. Neste caso é importante perguntar ao seu médico se os componentes da fórmula podem ser usados por você no período da amamentação. Prefira sempre produtos mais naturais, que contenham óleo de coco, aveia, alecrim, por exemplo.

Por fim e para ajudar a contornar o problema, utilize um óleo anti-frizz na finalização e capriche nas hidratações com máscaras regeneradoras e fortalecedoras.

Samira Chalom

Samira Chalom

Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.

Deixe seu comentário