Protetor térmico e protetor solar. Você com certeza já ouviu esses dois termos, e pode ser que os confunda e julguem que são a mesma coisa. Ambos os produtos são recomendados em basicamente todas as matérias sobre cuidados com as madeixas. Mas qual é a diferença entre eles?

O que é o protetor térmico?

Se você faz chapinha ou seca o cabelo com o secador, provavelmente já utilizou (ou ao menos deveria utilizar) um protetor térmico. Esse produto busca minimizar os danos causados pelas ferramentas de calor.

Embora essas ferramentas, e deve-se incluir aí também o babyliss, tenham evoluído com o tempo e agora seja possível ver, em suas caixas, os diferentes fatores de proteção que elas oferecem, ainda assim indica-se o uso do protetor térmico antes de utilizá-lasIsso porque, por mais benefícios que essas ferramentas digam trazer, elas continuam sendo uma fonte de calor que entra em contato direto com o cabelo. Seu uso sem a devida proteção pode fazer com que a fibra capilar se danifique e resseque com maior intensidade, ficando quebradiça e opaca.

Esse produto cria uma espécie de camada protetora em volta da fibra capilar que faz com que o calor da chapinha e do secador danifique menos a estrutura do cabelo. Ele também promete nos livrar da dupla indesejável conhecida por frizz e ponta dupla.

O que é o filtro UV?

Se ao ouvir falar em filtro UV, seu primeiro pensamento é sol, verão e pele, saiba que, embora você não esteja errada, precisará acrescentar um item nessa lista: o cabelo. O filtro UV é responsável por nos proteger dos raios ultravioleta emitidos pelo sol.

Nosso cabelo é diariamente exposto a agentes externos como o sol, vento, poluição, entre outros. O filtro UV agirá para diminuir a ação nociva desses agentes, tal qual ele faz com nossa pele.

A ação do sol pode ser prejudicial para nossas madeixas mesmo quando o dia não está exatamente ensolarado. Por isso, recomenda-se utilizar produtos com proteção solar diariamente no cabelo. Além disso, é importante ressaltar que mesmo a luz de casa emite algum tipo de radiação e, portanto, devemos sempre proteger nosso cabelo para garantir sua saúde.

Qual produto usar em cada situação?

Muitas pessoas cometem o erro de achar que ambos os produtos terão exatamente a mesma ação e, portanto, escolhem utilizar apenas um deles. Mas é importante saber que o protetor térmico não substitui o protetor solar e vice-versaComo dissemos, o recomendado é que se use produtos com fatores de proteção solar diariamente, a fim de minimizar os danos causados pelo sol. Os danos que se infligem sobre nossas madeixas são permanentes e, por isso, é sempre melhor prevenir do que tentar remediar depois.

No caso do protetor térmico, deve-se usá-lo sempre antes de recorrer às ferramentas de calor para modelar o cabelo. A função desse produto será selar as cutículas dos fios e, dessa forma, proteger a fibra capilar de modo que o calor do instrumento cause menos dano possível.

Como usar cada um desses produtos?

Ainda há um pouco de controvérsia em relação ao filtro UV para cabelo, isso porque não é tão fácil criar um produto que não deixe as madeixas oleosas. Entretanto, as empresas têm feito um avanço cada vez mais significante nessa área, e hoje é possível encontrar shampoos, condicionadores e cremes leave-in que apresentam fator de proteção solar.

No caso do protetor térmico, seu uso não apresenta tanto segredo. Após lavar o cabelo, retire o excesso de umidade dos fios com a ajuda de uma toalha e, então, desembarace suas madeixasCom o cabelo já desembaraçado, aplique um pouco do produto na palma da mão e esfregue uma na outra. Em seguida, aplique o protetor térmico por todo o comprimento do cabelo, tomando o cuidado de não o aplicar muito perto da raiz, para que esta não fique oleosa.

A consistência do produto escolhido e o tamanho do seu cabelo indicarão a quantidade de protetor térmico que deverá ser aplicado. Após espalhar o produto uniformemente, pode-se utilizar o secador e a chapinha sem preocupação.

Algumas empresas, pensando exatamente na confusão que muitas mulheres fazem em relação a esses produtos, começaram a desenvolver protetores térmicos que apresentam também filtro UV. Ou seja, só se tem a ganhar ao utilizar um produto desses.

Se você usará o protetor térmico ou o filtro UV (ou, ainda, ambos), dependerá do seu objetivo em relação às suas madeixas. Recomenda-se utilizar produtos com filtro UV diariamente, pois a radiação está presente tanto dentro quanto fora de casa. 

Já no caso do protetor térmico, ele se faz necessário quando for utilizar ferramentas de calor, como forma de não somente proteger seu cabelo, mas também deixá-lo mais lindo e brilhante, além de diminuir o frizz e a ponta dupla.

Agora que você já sabe qual a diferença entre protetor térmico e filtro UV, que tal se informar sobre as melhores maneiras de manter o cabelo protegido durante a primavera?

 

protetor termico