Protetor térmico para cabelo: o que é, como usar e como incluir na sua rotina

Protetor térmico para cabelo: o que é, como usar e como incluir na sua rotina

Um item essencial quando vamos para a praia é o protetor. Ele serve para bloquear a incidência da ação solar na nossa pele, e é fácil achar reportagens diversas sobre a importância desse produto. Mas se protegemos nossa pele do calor, por que não considerar o protetor térmico para cabelos?

Nosso cabelo é frequentemente exposto ao calor, seja por causa do sol ou de utensílios como secador, chapinha ou babyliss. É um engano achar que somente o leave-in é suficiente para proteger nossos cabelos. O protetor térmico deve fazer parte da nossa rotina de beleza, por isso o mais prático é escolher um leave-in que ofereça proteção térmica entre os benefícios. Essa ferramenta é inigualável para a saúde dos nossos fios. Se você quer saber o que é e como utilizá-lo, fique tranquila que iremos explicar tudo que você precisa saber.

O que é o protetor térmico para cabelo?

O protetor térmico para cabelo é um produto usado para minimizar os danos que as ferramentas de calor causam em nossos cabelos. Mulheres que fazem chapinha ou usam o secador ou babyliss em seus cabelos provavelmente já ouviram falar ou deveriam ouvir falar nesse produto.

Muitas dessas ferramentas evoluíram com o tempo, e sua ação danificadora foi diminuída. Algumas emitem íons que servem para proteger o cabelo e minimizar os danos do calor.

No entanto, o protetor térmico ainda se faz necessário, porque ainda que essas ferramentas possam trazer alguns benefícios, ainda continuam emitindo muito calor diretamente em nossos fios de cabelo. Portanto utilizá-las sem proteção pode deixar nossa fibra capilar muito quebradiça e ressecada, fazendo com que ela se quebre e fique opaca.

Como o protetor térmico age?

A ação do protetor térmico para cabelo cria uma camada de proteção em volta da fibra capilar. Essa camada faz com que o calor emanado pela chapinha e pelo secador aja de forma menos intensa no fio de cabelo, danificando menos a sua estrutura.

Dessa forma, o protetor térmico faz com que nosso cabelo fique menos ressecado, o que ajuda a combater aqueles famosos problemas que tanto nos irritam: as pontas duplas e o frizz. Uma ótima dica é aquecer um pouco o produto usando as próprias mãos antes de aplicá-lo nos cabelos, o que irá potencializar sua ação, já que o produto é termoativado.

Quem deve usar o protetor térmico?

Todas as pessoas que utilizam ferramentas de calor em seus cabelos podem se beneficiar do uso do protetor térmico para cabelo. Aplique o produto em suas madeixas antes de usar o secador, o babyliss ou a chapinha e veja como seu cabelo ficará muito mais protegido e saudável.

A função desse produto é selar as cutículas dos fios de cabelo, protegendo a fibra capilar e causando o menor dano possível em nossas madeixas.

Estrutura do fio capilar – @bloglovin

Como aplicar protetor térmico?

É muito fácil usar o protetor térmico para cabelo. Lave seus cabelos normalmente e retire o excesso de umidade de seus fios com o auxílio de uma toalha. Aproveite esse momento para desembaraçar suas madeixas. As crespas e cacheadas devem pentear os cabelos somente no banho.

Com os cabelos desembaraçados, aplique o produto na palma da mão. Esfregue uma mão na outra para ativar a ação do produto e, em seguida, aplique o protetor térmico para cabelo em toda a extensão dos cabelos. Tome cuidado para não aplicar o produto muito perto da raiz, o que pode fazer com que ela fique muito oleosa. O produto deve ser reaplicado se você for utilizar uma ferramenta de calor novamente, porque ele funciona somente por algumas horas.

Há produtos, no entanto, que funcionam por meio da reativação com o calor, o que significa que eles voltam a funcionar cada vez que aquecemos o cabelo de novo durante um certo período de tempo.

A consistência do produto e o tamanho de suas madeixas servem de indicador para a quantidade de protetor que deve ser aplicado. escolhido e o tamanho do seu cabelo indicarão a quantidade de protetor térmico que deverá ser aplicado. O produto deve ser espalhado uniformemente e, então, o secador e a chapinha podem ser usados sem problemas.

Como incluir na sua rotina

Para escolher o protetor térmico para cabelo adequado para suas madeixas, é importante verificar a embalagem. Mulheres com fios finos devem escolher o protetor em líquido ou spray é o mais indicado, porque é menos pesado e deixará seus cabelos menos oleosos. Dê preferência para produtos com base de queratina.

Aquelas que tem fios mais grossos devem pensar na nutrição capilar. O protetor térmico para cabelo em creme é a melhor opção, preferencialmente os que tem base de silicone.

Utilize o produto antes de se beneficiar da ação das ferramentas de calor, incluindo-o em sua rotina na mesma medida em que você usa tais ferramentas. Além disso, não negligencie a hidratação capilar. Além do protetor térmico para cabelo, considere também usar o protetor solar. Você sabe qual a diferença entre ambos?


Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra