Imagine que você vai passar um delicioso dia na praia e esteja preparando sua necessaire com todos os itens necessários. Protetor solar, água, leave-in… e protetor solar para cabelo. Se essa frase te causou estranheza, então continue lendo para entender a importância desse produto.

Todas nós já estamos cansadas de ouvir falar sobre a relevância do protetor solar para a saúde de nossa pele, certo? Esperamos que você não saia no sol sem aplicar, diariamente, esse produto tão importante para nossa proteção.

Mas se você protege sua pele da ação solar todo dia, por que seria diferente com seu cabelo? Eles ficam igualmente expostos aos danos do sol, vento e poluição, e merecem tanta atenção quanta sua pele. Por isso, deve-se usar o protetor solar para cabelo.

O que é o protetor solar para cabelo e por que usar?

Como você já deve ter imaginado, ele é o produto responsável por proteger suas madeixas da ação do sol. Não é somente nossa pele que sofre com as agressões da radiação solar, e os danos causados ao nosso cabelo podem ser facilmente sentidos: ressecamento, pontas duplas, queda, oleosidade em excesso, desbotamento da cor… a lista continua.

Todo e qualquer tipo de cabelo requer proteção, independente de ser liso, cacheado, alisado, colorido, comprido ou curto. Mesmo que você nunca tenha tingido o cabelo, a ação do sol poderá desbotar sua cor.

Sem esse produto, o sol irá agir diretamente sobre a fibra capilar e o resultado, como sabemos, é a destruição de sua estrutura. Por isso, vale a pena dispensar alguns minutinhos extras para aplicar o protetor solar para cabelo e garantir a proteção que suas madeixas tanto necessitam para se manterem saudáveis não somente no verão, mas no ano inteiro.

Embora em nossa mente a proteção solar seja algo ligado, principalmente, ao verão e primavera, é necessário proteger diariamente tanto a pele quanto o cabelo. Seja passeando na rua, deitando a tarde inteira na praia, acampando ou andando de bicicleta, estamos expostas às radiações solares.

Além disso, até mesmo a luz de casa emite certo fator de radiação. Então, não parece má ideia acrescentar o protetor solar para cabelo na lista de produtos para cuidado diário. Suas madeixas com certeza irão te agradecer.

Como escolher o produto mais adequado ao tipo de cabelo?

As empresas de cabelo têm investido cada vez mais na criação de produtos que contenham certo fator de proteção solar. Shampoos, condicionadores, máscaras e por aí vai, todos criados para buscar proteger suas madeixas.

Dentre todos esses produtos, os mais indicados são aqueles sem enxague. Por que? Pense conosco: tanto o shampoo quanto o condicionador devem ser removidos por completo de nossas madeixas em cada lavagem. É importante enxaguar bem o cabelo para evitar o acúmulo de resíduos que pode aumentar a oleosidade e tornar o cabelo seboso.

Já os produtos sem enxague, que podem ser deixados no cabelo, permanecem em contato com o fio durante mais tempo que os outros. Nesse caso, estamos falando dos famosos leave-in e cremes para pentear.

Da próxima vez que for comprar um desses produtos para fazer a finalização de suas madeixas, procure verificar na embalagem se eles oferecem fator de proteção solar para cabelo.

O leave-in é o queridinho de quem busca aquela assistência extra na hora de cuidar do cabelo, por ser um produto multifunção. Afinal, quanto menos produtos aplicarmos em nosso cabelo, menos risco teremos de acumular resíduos, certo?

Para escolher o mais adequado para você, analise seu tipo de cabelo e procure produtos específicos para suas madeixas que ofereçam também proteção solar. O cabelo liso geralmente pede produtos mais fluídos, para que o fio não fique pesado. Já as cacheadas e crespas podem optar por produtos em creme, que serão também ótimos para fazer a finalização.

Como usar o protetor solar para cabelo?

É recomendado que o protetor solar para cabelo seja usado diariamente. No caso do produto específico para isso, pode-se levá-lo para a praia e aplicá-lo novamente cada vez que entrar no mar; mas não se esqueça de passar por uma ducha de água doce antes, para remover o excesso de sal, que poderá intensificar a ação solar nas suas madeixas.

O leave-in que oferece proteção solar pode ser usado no dia a dia durante o ano todo, como forma de proteger o cabelo para que ele não desbote e fique ressecado. Independente de qual tipo de produto sem enxague você escolher, deve-se apenas lembrar de reaplicá-lo cada vez que molhar ou lavar o cabelo.

Agora que você já sabe como funciona e por que é tão importante usar o protetor solar para cabelo, busque se informar também sobre o cronograma capilar, rotina de cuidados ideal para quem sente que o cabelo está excessivamente danificado e poderia se beneficiar de doses extras de nutrição, hidratação e reconstrução.

protetor solar para cabelo