Projeto verão: veja como preparar os seus fios para a chegada da estação

Projeto verão: veja como preparar os seus fios para a chegada da estação

leaveinamosol

É OFICIAL: o verão chegou! E com ele vêm também todo esse sol, calor e, claro, umas visitinhas à praia ou à piscina para aguentar as temperaturas lá em cima. E que o sol pode prejudicar a pele você já sabe, mas sabia que os seus fios também não escapam ilesos? A estação também pode danificar muito o cabelo, por isso é tão importante investir em um projeto verão capilar!

Mesmo que você cuide direitinho das madeixas, use o shampoo indicado para o seu tipo de cabelo, evite ferramentas de calor e esteja sempre procurando dicas de como mantê-lo saudável, o projeto verão é imprescindível. E é claro que nós vamos ajudar você nessa missão, mostrando porque e como adotar o seu!

Se você quer sair da estação com os cabelos mais bonitos do que quando entrou, coloque esse post na sua aba de favoritos que ele será necessário durante todo o verão!

Os danos que o verão causa nos cabelos

Mas, afinal, por que o verão é tão danoso para os fios? A resposta é a combinação de sol + cloro + água salgada.

Como falamos sempre aqui no blog, o nosso cabelo tem uma série de “escamas” que protegem o centro do fio. Quando o cabelo está saudável e bem hidratado, essas escamas ficam seladas, proporcionando um brilho incrível.

Sob o calor, essas escamas dilatam e deixam os fios expostos aos raios UVA e UVB, que queimam o cabelo, deixando-o áspero e sem brilho. Neste processo, até mesmo a queratina, responsável pela força e elasticidade dos fios, se perde, deixando-os mais frágeis e quebradiços.

Ou seja, o cenário já não é favorável a fios fortes e bonitos. Agora, imagine esse cabelo já fragilizado pela abertura das cutículas recebendo ação direta do cloro contido na água da piscina!

Você deve perceber quando lava o cabelo que os fios “incham” em contato com a água, certo? Isso acontece porque esse contato faz com que aconteçam algumas aberturas entre as escamas e a tendência do cabelo é absorver a água. E aí o córtex capilar, a parte mais interna do fio e onde se encontra a queratina, fica completamente indefeso à ação ácida do cloro.

E o sal do mar não fica atrás nos danos que causa. O que acontece é o mesmo princípio do que ocorre com o cloro: as escamas dilatam e absorvem a água salgada. Porém, o sal é um grande inimigo dos fios, uma vez que “suga” a hidratação natural do cabelo, deixando-o bastante propenso à quebra e supersecos.

Como minimizar os efeitos do verão nos seus fios

É claro que você não vai deixar de ir à praia ou à piscina, não é mesmo? Então, é preciso incluir uma medida de emergência no seu projeto verão: uma ducha de água doce logo após sair da água! Não deixe o cloro ou o sal secarem no seus fios!

Contra o sol, além de investir em produtos com proteção solar (já, já vamos falar neles) e em alguns outros cuidados como: usar chapéus com proteção solar, lenços e dar preferência por lugares à sombra, como o guarda-sol.

O que deve ter no seu projeto verão para cabelos

Cronograma capilar sempre! Ele sempre é assunto aqui no blog e não é pra menos: o cronograma capilar pode salvar o seu cabelo em um mês e devolve a saúde que ele precisa ter para enfrentar os meses mais quentes do ano. Ele não apenas trata os danos como também previne os futuros.

Nas três etapas da agenda você vai repor a hidratação natural dos fios que é perdida pelo calor e pelo contato com os agentes que falamos acima; nutrir repondo os lipídios, que formam uma película protetora em torno dos fios mantendo a água dentro deles e protegendo de agressões externas e reconstruir os fios repondo a queratina, que também é perdida por conta dos danos.

No quesito proteção solar, o leave-in é uma ótima opção! Ele é superprático de carregar na bolsa e, além de proteger contra a radiação UV, mantém o frizz sob controle e é ótimo para aquele retoque no visual durante o dia.

Durante os meses do verão procure por produtos à base de óleos vegetais, como o óleo de coco, e por linhas específicas para uso durante o verão. Esses produtos são fabricados com uma série de outros ativos que suprem o que o cabelo precisa, minimizando os efeitos do verão.

E aí, pronta para começar o seu projeto verão ainda hoje e curtir a estação sem medo de prejudicar o visual? E já que o assunto é verão, confira um post sobre o queridinho da estação: o cabelo sereia! Veja como conquistar cabelos longos e ondulados sem prejudicar as madeixas. Boa leitura!

projeto verão

Tuany Fraga

Tuany Fraga

Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra