Projeto rapunzel: o que você precisa saber antes de começar

Projeto rapunzel: o que você precisa saber antes de começar

O cabelo comprido faz, literalmente, a cabeça da mulherada. É por isso que existem tantas receitas, produtos e até simpatias populares que visam ajudar a fazer as madeixas crescerem mais rapidamente. Se você aderiu ao projeto Rapunzel recentemente, com certeza já se deparou com alguma receita mágica que promete resultados em pouco tempo.

Há também o caso das mulheres que passaram por aquele indesejado corte de cabelo em que deu tudo errado e agora estão desesperadas para que os fios cresçam novamente. Seja qual for o quadro em que você se encaixa, o fato é que se você está lendo esse artigo é porque tem interesse no projeto Rapunzel.

É essencial ressaltar que não existe nenhuma fórmula mágica que vá fazer com que seus cabelos cresçam 10 centímetros por minuto (nem mesmo por mês). O ritmo de crescimento do cabelo ocorre de forma semelhante para quase todo mundo, e não tem como acelerá-lo loucamente.

Mas não se preocupe e não fique frustrada: traremos sim ótimas dicas para que você possa acelerar um pouquinho esse ritmo e fazer com que seus cabelos cresçam mais. Para isso, entenda um pouco de como funciona o crescimento das nossas madeixas.

Como funciona o crescimento capilar

Você já ouviu falar em folículo piloso? É nesse lugar mágico que ocorre todo o ciclo de vida dos nossos cabelos. Guarde esse nome porque ele é importante. Nessa estrutura será produzido nosso fio. Dentro dela fica a raiz, que é repleta de células que estão se multiplicando constantemente.

Essa multiplicação é a responsável por literalmente empurrar o fio para fora, o que se traduz no crescimento capilar. A média normal de crescimento dos cabelos é de cerca de 1,5 cm por mês.

Projeto Rapunzel: o que saber antes de começar

Se você quer aderir ao projeto Rapunzel e está sonhando com o dia em que terá madeixas longas, saiba que há algumas dicas que, ao serem seguidas, têm o poder de intensificar os resultados do projeto.

  1. Utilize ativos que auxiliam no crescimento dos fios

Há muitos produtos que prometem um crescimento astronômico em um espaço curto de tempo, o que já esclarecemos que é, muitas vezes, propaganda enganosa. Isso não significa, no entanto, que não existam produtos que possam ajudar os cabelos a crescerem mais rapidamente.

Algumas substâncias de fato tem o poder de aumentar o ritmo de crescimento capilar. Procure por produtos que aumentam a vascularização, como aqueles que tem jaborandi e cafeína em sua composição.

Suplementos de zinco, B6 e cobre também podem fazer esse papel muito bem. Tenha atenção com produtos que contém vitamina A, porque apesar de ela auxiliar no crescimento, altas dosagens dessa vitamina tem o efeito contrário.

  1. Atenção com a alimentação

Essa é a dica número um em qualquer manual de beleza, e não é a toa. A boa alimentação é a chave para regular o funcionamento do nosso corpo, fazendo com que cada órgão desempenhe sua função ao máximo.

Fica óbvio, então, que se alimentar bem é essencial para a saúde dos cabelos e, consequentemente, para seu crescimento. Dê preferência para alimentos como carnes magras, ovos, abacate, salmão e outros, e não se esqueça da hidratação, ou seja, beba muita água.

  1. O couro cabeludo é importante!

É comum focarmos os cuidados do projeto Rapunzel no comprimento dos cabelos, negligenciando os cuidados com o couro cabeludo. Saiba que isso está completamente errado.

O grande responsável pelo crescimento capilar é exatamente o couro cabeludo, que deve ser mantido sempre limpo. Fazer esfoliações suaves e massagear a região são formas de estimular a circulação sanguínea e, dessa forma, ajudar os cabelos a crescerem mais rapidamente.

  1. Lave esse cabelo direito!

Nada de esfregar as madeixas na hora do banho, viu? Isso apenas fará com que seus cabelos quebrem com maior facilidade e, dessa forma, mesmo que eles cresçam, será impossível perceber devido à quebra e a queda.

Lembre-se também que o shampoo vai sempre na raiz e o condicionador no comprimento, nunca o contrário. Além disso, evite lavar os fios com água quente, o que contribui para aumentar o ressecamento.

  1. Cuide dos cabelos: o cronograma capilar

Você provavelmente já ouviu falar do cronograma capilar, rotina de cuidados que visa nutrir, hidratar e reconstruir a fibra capilar. Essa agenda de cuidados pode ser uma grande aliada daquelas que estão no projeto Rapunzel, uma vez que ela irá fornecer às suas madeixas tudo o que elas precisam para ficarem mais fortes e saudáveis.

  1. Se acalme!

O estresse faz mal à saúde, isso não é novidade para ninguém. Mas quando estamos constantemente estressadas, podemos estimular a queda de cabelo. Isso ocorre porque o corpo passa a estimular partes diversas do organismo, levando os fios a pararem de crescer ou então a começarem a cair. Busque reduzir o estresse.

O projeto Rapunzel é a solução de quem deseja madeixas compridas e saudáveis. Seguir as dicas acima irá ajudá-la a aderir corretamente ao projeto e estimular o crescimento capilar. Considere também incluir a babosa em sua rotina de cuidados.


Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?