Progressiva

Progressiva sem formol existe? Descubra como alisar o cabelo sem danos

progressiva sem formol

Qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você pensa em escova progressiva? Se por um acaso você respondeu formol e imediatamente se lembrou da ardência nos olhos causada pelo produto, então você precisa se informar sobre a progressiva sem formol.

Um dos métodos mais conhecidos de alisamento dos fios, a escova progressiva tem como efeitos a redução do volume e também do frizz, aqueles indesejados fios arrepiadinhos que tanto atrapalham o nosso visual e a saúde dos nossos fios.

Uma escova progressiva sem formol traz diversas vantagens como a não ocorrência dos famosos efeitos colaterais como queimaduras, descamação do couro cabeludo, possível queda de cabelos e, principalmente, aqueles causados no momento da confecção do procedimento e que são consequência direta do formol, como ardor nos olhos, falta de ar devido ao cheiro forte da substância, tosse intensa e dores de cabeça.

Dá-se o nome de progressiva para esse procedimento pelo fato de que seus resultados são, de fato, progressivos, o que quer dizer que os resultados serão melhores a cada vez que a escova progressiva for feita.

Muitas mulheres têm vontade de alisar os cabelos, mas sentem medo de submeter as madeixas a um procedimento químico. É verdade que esse tipo de procedimento pode ser agressivo devido ao fato de alterar a estrutura do fio, mas há também muita desinformação acerca de seu funcionamento. É preciso entender como esses procedimentos de fato funcionam.

progressiva sem formol
Instagram: @isa_galvao

A escova progressiva é um dos métodos mais populares de alisamento capilar, mas está cercada de controvérsias advindas principalmente do uso do produto químico. Com o tempo, os problemas causados pelo uso de formol se tornaram cada vez mais conhecidos.

Efeitos colaterais como queimadura, enjoo, queda do cabelo e ardência nos olhos fizeram com que mulheres optassem por outros métodos de alisamento e conseguir achar um tratamento que alisasse as madeixas sem causar danos parecia uma tarefa impossível.

Após a proibição por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso de formol em concentrações acima de 0,2% nos produtos utilizados para esse fim, alternativas começaram a ser buscada na indústria cosmética. O formol, quando presente nessa quantidade, tem efeito não de alisar, mas de conservar.

Vamos entender melhor sobre a escova progressiva sem formol, como ela é feita e quais são suas vantagens?

O que é a progressiva sem formol?

Embora o método da escova progressiva seja o mais popular para o alisamento capilar, as controvérsias acerca do uso do formol fizeram com que medidas tivessem que ser tomadas a fim de regular a utilização dessa substância.

As polêmicas envolvendo o uso do formol fizeram com que muitas pessoas deixassem de recorrer a esse procedimento que, no entanto, é um dos mais efetivos quando se trata de alisamento capilar.

Todo esse quadro fez com que se criasse a necessidade de regular as substâncias que compõe esse produto. Foi então que o uso de formol foi proibido.

Após a proibição do uso de formol pela ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), a busca por métodos menos agressivos trouxe como resultado a escova progressiva sem formol. Esse procedimento de alisamento capilar funciona como a famosa escova progressiva, porém sem seu componente controverso.

A escova reduz o volume e o frizz e é indicada para quem deseja um cabelo com aspecto liso, sedoso e brilhante. A técnica é aprovada pela ANVISA, e o alisamento é feito a partir de ativos naturais e químicos que não são agressivos ao cabelo e à saúde. Inclusive, seus ingredientes incitam a produção de colágeno, substância que prolonga a vida dos fios.

progressiva sem formol
Instagram: @kiitana_

A ideia da progressiva sem formol, então, é basicamente a mesma daquela com formol, mas sem ser tão agressiva para a saúde dos fios e também para a saúde de quem faz o procedimento.

Conheça melhor a escova progressiva sem formol

A linha Yentox, que conta com a tecnologia exclusiva PLEXsystem, sistema de reestruturação imediata que alisa e trata os cabelos, é uma das escovas progressivas sem formol presentes no mercado. Dentre as muitas vantagens dessa escova, pode-se citar o alinhamento do fio e a redução do frizz.

Ela conta também com ativos Pro.liss, que irão alterar progressivamente a estrutura de suas madeixas e garantir movimento, nutrição e maciez aos fios.

Por não possuir formol ou ácido glioxílico, a técnica é compatível com outros tipos de química, à exceção do Henê. Isso significa que se, por exemplo, você tem coloração em seus fios, poderá alisar o cabelo sem problemas.

progressiva sem formol

Como funciona essa técnica?

Quer entender melhor como funciona a escova progressiva sem formol e saber como você pode aderir a esse procedimento tão eficiente e ter madeixas mais lisas por mais tempo?

O procedimento pode ser feito no salão e costuma ter a duração aproximada de um mês. O tempo de permanência do produto em seu cabelo dependerá dos cuidados pós-tratamento.

Por isso, lembre-se de fazer hidratações semanais para prolongar o efeito da progressiva sem formol. Além disso, o produto tende a sair quanto mais o cabelo é lavado e, portanto, sua duração dependerá também do número de lavagens.

Muitos produtos alegam não ter formol em sua composição, mas deve-se ficar atenta e verificar sempre na embalagem se há a presença de formaldeído ou poliformol. É fácil identificar a presença da substância também por seu cheiro característico.

Como fazer a escova progressiva sem formol?

Se antes os procedimentos de beleza eram feitos somente no salão, hoje em dia é possível ousar na cabeleira em casa, claro que sempre tomando os devidos cuidados. Escolha o produto adequado para realizar a escova progressiva sem formol e tenha atenção ao rótulo para ter certeza de que o produto escolhido é o correto.

Confira o passo-a-passo da escova progressiva sem formol:

progressiva sem formol
Instagram: @gonzaleziglesiaspeluquerias

1. O primeiro passo para realizar o procedimento é lavar os fios com um shampoo de limpeza profunda, para retirar qualquer resíduo. Então, deve-se retirar o excesso de água do cabelo com o auxílio de uma toalha macia.

2. Após isso, o produto será aplicado e deve-se esperar o tempo de ação indicado na embalagem, que costuma ser de 20 minutos.

3. Então, deve-se escovar os cabelos com o secador e finalizar com a chapinha.

4. O passo seguinte é lavar novamente o cabelo para retirar o produto e aplicar uma máscara de hidratação, enxaguando em seguida. Então, pode-se optar por secar o cabelo com o secador novamente e finalizar com a chapinha.

O passo a passo é semelhante ao da escova progressiva com formol; entretanto, no caso dessa, o formol agiria no momento de selar os fios. Na escova progressiva sem formol o componente químico é geralmente substituído pelo ativo químico tioglicolato de amônia, que atua de forma parecida sem danificar os fios.

Antes de realizar o tratamento, deve ser feita a prova de toque e o teste de mecha para verificar possíveis alergias. Caso o cabelo fique quebradiço ou sem elasticidade após o teste de mecha, é sinal de que suas madeixas não estão em condições para realizar o tratamento.

Nesse caso, use e abuse da hidratação para recuperar a saúde de seus fios antes de submetê-los a qualquer procedimento.

Quais são os cuidados pós-tratamento?

É claro que, após qualquer procedimento que realizamos nos nossos fios, nossa atenção se volta para todas as formas que podemos manter nossos cabelos mais lindos por mais tempo.

O tempo de duração médio da progressiva pode ser aumentado ao seguirmos algumas recomendações voltadas a fazer não somente com que o produto permaneça na nossa fibra capilar por mais tempo, mas também em manter nossos fios mais saudáveis.

Quando nossos cabelos estão fortes, são menos propensos a sofrer com a ação de agentes externos como o vento, a poluição, cloro da piscina, sal do mar e os raios solares. Por isso, é essencial manter a saúde capilar em dia, e ainda mais essencial quando passamos por procedimentos como a escova progressiva sem formol.

Após a realização do procedimento, indica-se evitar o uso de shampoos anti-resíduos, que tendem a diminuir a duração do efeito da progressiva sem formol. Recomenda-se também fazer hidratação semanalmente para fornecer os nutrientes necessários às suas madeixas, uma vez que a progressiva tende a ressecar as pontas dos fios.

Entretanto, deve-se ficar atenta às hidratações de limpeza profunda, que podem ter efeito contrário do esperado por agirem do mesmo modo que o shampoo anti-resíduo.

Busque utilizar produtos que sejam de linhas específicas para madeixas alisadas, pois eles tendem a ter princípios ativos que não eliminarão o efeito do tratamento. E não se esqueça do protetor térmico!progressiva sem formol

Tomar os cuidados certos é importante para fazer com que a sua escova progressiva sem formol dure por mais tempo, mantendo seus cabelos lindos e lisos.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>