LoiroProgressiva

Progressiva para loiras: a gente responde as principais dúvidas e da dicas de como cuidar

progressiva para loiras

Ter os cabelos lisos e loiros parece uma tarefa relativamente fácil, mas nem sempre é assim. Se você nasceu com outra textura e cor de cabelo, pode ter que recorrer a alternativas como a progressiva para loiras.

Tanto as colorações quanto os alisamentos capilares são procedimentos químicos muito procurados. Ambos podem ser realizados de forma diferente e, de acordo com o seu tipo de cabelo, pode-se obter resultados diversos.

Alguns procedimentos devem ser realizados em uma ordem certa para que o efeito do outro não seja anulado. Há alguns alisamentos, por exemplo, que podem fazer com que a cor não se fixe tão facilmente caso seja aplicada depois.

Por isso, alguns tratamentos têm como foco alisar e, ao mesmo tempo, manter a cor dos fios, caso da progressiva para loiras.

O cabelo loiro, seja qual for o tom, é um dos queridinhos das mulheres, mas sabemos que além dos tons mais claros, o desejo por fios disciplinados, sem frizz e com volume controlado, tudo que a escova progressiva proporciona, também é bem popular, né? Mas será que a progressiva pode ser feita em cabelos loiros? De fato, é necessário informação para que os dois procedimentos, tanto a pintura quanto a progressiva, saiam como o esperado. Mas fique tranquila, nesse artigo você vai aprender tudo que precisa sobre progressiva para loiras e passar bem longe dos conhecidos desastres capilares!

Atenta! hahahah

Progressiva para loiras: pode fazer progressiva depois de descolorir o cabelo?

Como disse, são muitas as dúvidas que podem surgir quando fazemos procedimentos diferentes de forma quase consecutiva. Qual é a ordem certa? Como deve ser feito?

A primeira dúvida que, provavelmente, você deve ter em relação a progressiva para loiras é se a técnica pode ser feita em cabelos descoloridos, né? A resposta é sim, mas como o alisamento fecha as cutículas e pode interferir no clareamento dos fios, é necessário responsabilidade e atenção. 

Antes de tudo, procure um profissional de confiança para avaliar os seus fios descoloridos e se eles estão aptos a receber a escova progressiva. Esse passo é muito importante antes da progressiva para loiras, pois como a técnica sela as cutículas dos fios, caso o cabelo esteja ressecado e poroso, eles serão selados desse jeito e aí não há hidratação que consiga dar jeito!

Se o cabeleireiro decidir que ok, então a progressiva pode ser feita, caso contrário, é um excelente momento para se investir em um cronograma capilar até que o cabelo esteja saudável e forte para receber a escova progressiva. 

progressiva para loiras
Escova progressiva – @lorenalysbeautysalon_

É verdade que a escova progressiva clareia o cabelo loiro?

Há muitas informações sobre o funcionamento da escova progressiva. Algumas dessas informações são, como é de se esperar, falsas. Em relação à cor dos cabelos, diz-se que a escova progressiva pode acabar clareando os cabelos loiros.

Essa informação parece não ser verdadeira, mas é! A progressiva em loiras pode modificar o tom dos fios, deixando-os mais claros. Por este motivo, caso você tenha mudado o visual recentemente, dê um intervalo de, ao menos, um mês entre as duas químicas. Não tenha pressa, ok? Como falamos anteriormente, a escova progressiva para loiras pode ser feita sem problemas, mas com responsabilidade, pois ninguém quer ter fios loiros ressecados, enfraquecidos, porosos e sem brilho.

Pode fazer escova progressiva para loiras em casa?

Muitos procedimentos que antes eram restritos aos salões agora podem ser feitos em casa de forma rápida e prática. Cuidar dos cabelos em casa significa uma ótima economia de tempo e de dinheiro, mas é importante ressaltar que ainda há alguns procedimentos que devem ser realizados no salão.

Isso porque por vezes pode ser complicado entendermos a forma exata de cuidar dos fios, e a ajuda de um profissional pode ser a forma mais relevante de dar a atenção certa para os seus fios e se certificar de que eles ficarão lindos por mais tempo.

Embora pintura e a progressiva possam ser feitas no cabelo de forma simultânea, é importante dizer que ambas as técnicas são agressivas ao fio e, por isso, é super indicado que a escova progressiva para loiras seja feita com um profissional, já que é ele que vai conseguir avaliar se o seu fio descolorido pode ou não receber a progressiva, os resultados, se a técnica vai alterar o tom do loiro, entre outros.

Não se esqueça que a melhor forma de garantir que a progressiva para loiras seja um sucesso é cuidar dos fios diariamente, pois a escova progressiva só pode ser feita em cabelos descoloridos saudáveis e hidratados de verdade.

Cuidar dos fios diariamente é o segredo!

A escova progressiva dura menos em cabelos loiros?

Outra dúvida comum em relação a qualquer tipo de procedimento é o tempo de duração do mesmo. Esse tempo implica, basicamente, entender quanto tempo levará até que você tenha que fazer o retoque seja da cor ou do procedimento que altera a textura dos seus fios.

É claro que há fatores que podem contribuir para que esse tempo seja maior ou menor, mas é interessante ter uma ideia de qual é o tempo médio de duração dos procedimentos.

A escova progressiva para loiras tem duração igual quando a técnica é feita em outros tipos de fios: três meses. Porém, como existem diversos fatores que influenciam na duração da escova progressiva, é comum que se confunda, acreditando que a duração do procedimento está inferior devido a descoloração dos fios. Veja a seguir alguns fatores que contribuem para que a escova progressiva para loiras dure menos!

A alta porosidade dos fios é um dos grandes motivos para que a progressiva para loiras dure menos. Preste bastante atenção aos sinais do seu cabelo, caso ele esteja opaco, com pontas duplas e ressecado, é necessário investir em hidratações profundas, com cremes de tratamento específicos para o fio descolorido.

progressiva para loiras
Cutículas do fio conforme a porosidade – @omelhoroleodecabelo

Outros fatores que influenciam bastante na duração da progressiva para loiras é a exposição solar e o cloro, que deixam os fios ressecados. Por este motivo, é muito importante evitar o cloro e investir em um leave in com proteção contra raios ultravioletas.

Cuidados com o cabelo loiro após a progressiva

Todo tipo de cabelo precisa de cuidados e nós sabemos disso. Dar atenção para a saúde dos fios significa fazer com que os procedimentos químicos tenham resultados mais duradouros e intensos.

Depois da progressiva para loiras, alguns cuidados com os fios devem ser mantidos para que eles fiquem disciplinados e com a cor desejada, mas também com brilho, maciez e movimento. Fique tranquila, tá? Os cuidados são super simples e você pode fazer em casa, sem problema algum!

O primeiro passo depois da progressiva para loiras é montar um cronograma capilar, ou seja, uma rotina de cuidados com os fios e que garante que eles vão receber todos os nutrientes que necessitam. Outra boa dica também é usar, sempre, produtos específicos para cabelos quimicamente tratados e com proteção UV.

progressiva para loiras
Cronograma capilar para cabelo que passou por descoloração

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de utilizar um protetor termoativo antes da chapinha ou do secador. É ele que vai garantir que os seus fios não queimem quando entrarem em contato com o calor.

 

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>