CacheadosProgressiva

Progressiva para cabelo crespo: veja uma das melhores formas de alisar o cabelo crespo

Progressiva para cabelo crespo

A escova progressiva é um dos procedimentos mais comuns em salões de beleza e já se tornou o queridinho das mulheres quando o assunto é alisar os fios, né? Porém, se você tem cabelo crespo é possível que tenha algumas dúvidas a respeito da progressiva para cabelo crespo, mesmo que morra de vontade.

É normal ter dúvidas em relação a procedimentos de alisamento quando a textura do nosso cabelo tem uma curvatura maior, porque muitos dos alisamentos que existiam antes no mercado não traziam os resultados esperados para os cabelos crespos.

Deve ser sempre ressaltado que cada procedimento traz resultados diferentes de acordo com o tipo de fio e com a saúde dos cabelos, o que quer dizer que as chances de obter um bom resultado ao fazer a escova progressiva para cabelo crespo é muito maior quando seus cabelos estão saudáveis.

Mas se você tem dúvidas em relação a esse procedimento, pode ficar tranquila. A boa notícia é que a progressiva para cabelo crespo tem resultados ótimos, mas antes é necessário saber alguns detalhes e também o que você espera do alisamento. 

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre progressiva para cabelo crespo!

Características do cabelo crespo

Antes de saber mais sobre a escova progressiva para cabelos crespos, é interessante que se conheça um pouco em relação às características desse tipo de fio, né? 

O cabelo crespo é aquele de tirar o fôlego, tem volume, tem balanço, tem textura! Mas ainda tem muitas mulheres que, por falta de conhecimento, acabam não sabendo sobre os cuidados necessários com esse tipo de fio, como hidratação, umectação e, é claro, um cronograma capilar! O cabelo crespo tende a ser mais ressecado, devido ao seu formato que faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo demore mais para chegar ao comprimento e nas pontas, sendo assim, cuidados são mais que essenciais. 

Existem três tipos diferentes de cabelo crespo: 4A, 4B e 4C. O 4A é caracterizado por cachos abertos, bem definidos, em formato de espiral e com ressecamento nas pontas. Já o cabelo crespo 4B tem cachos menores, ressecados e suscetíveis a queda. Por último temos o 4C, em que as molinhas em espiral são praticamente imperceptíveis e mais ressecadas que o fio 4B. 

Progressiva para cabelo crespo
@todecacho

Como funciona a escova progressiva?

Agora que você já conheceu algumas características do cabelo crespo, chegou o momento de saber mais sobre a escova progressiva, que tem duração de até 5 meses.

A escova progressiva é um famoso método de alisamento dos fios que contribui para a redução do volume dos cabelos, ajudando também a diminuir o frizz, que são aqueles cabelinhos arrepiados que estragam o nosso visual.

Essa escova recebe esse nome porque a melhora de seu resultado é progressiva, o que quer dizer que a cada vez que esse procedimento é realizado, melhores são os resultados no quesito de alisamento e diminuição do frizz.

Esse procedimento apresenta resultados diferentes de acordo com a textura inicial do cabelo, o que significa que há diferenças no resultado de alisamento de um cabelo ondulado para aquele crespo.

Existem diferentes tipos de escova progressiva e todas elas têm o objetivo de alisar os fios, agindo na estrutura física do cabelo, e modificando-a. 

Porém, é importante dizer que nem sempre o que acontece é um alisamento profundo, já que isso depende da estrutura dos fios, ou seja, a progressiva para cabelo crespo não vai alisar de forma profunda, apenas deixar os fios mais alinhados, comportados e com menos frizz. 

Como fazer escova progressiva no cabelo crespo?

Como já falamos anteriormente, existem diversos tipos de escova progressiva, sendo a com base de etalonamina a mais indicada para cabelos crespos, já que o componente tem ação mais forte do que outras químicas. 

Na escova progressiva para cabelo crespo é necessário fazer um teste prévio de mecha para analisar se o fio possui resistência para o procedimento. Em seguida os cabelos são lavados com shampoo de limpeza profunda e secados. Depois, é aplicado o produto que age na estrutura do fio e o cabelo é novamente secado, mas dessa vez modelado com a chapinha. Por fim,  é feito um enxágüe e a aplicação de uma máscara de tratamento. 

Eu depois de fazer minha progressiva 🙂

Cuidados antes da escova progressiva para cabelos crespos

Já se animou para fazer a escova progressiva para cabelos crespos? Calma! Antes do procedimento é necessário que o seu cabelo esteja bem hidratado e saudável, pois, caso contrário, o resultado pode não ser o esperado.

Todo cabelo necessita de cuidados para estar com a saúde em dia. Isso porque diariamente expomos as nossas madeixas ao vento, poluição, raios solares e outros fatores que contribuem para o enfraquecimento da fibra, tornando os fios muito mais aptos para quebrar ou mesmo cair com maior intensidade.

Instagram: @kiitana

Alguns tipos de cabelo, caso dos fios crespos, são naturalmente mais ressecados devido ao seu formato espiralado, que faz com que grande parte da oleosidade presente no couro cabeludo tenha dificuldade de chegar até as pontas dos fios.

Então, se você tem cabelos crespos, já sabe que tem que cuidar com frequência dos seus fios e, espero, tem uma rotina de cuidados que inclua seus produtos preferidos.

Mas se você vai submeter suas madeixas, que já são frágeis, a um procedimento químico, que fragiliza ainda mais os fios, deve redobrar os cuidados para que elas fiquem fortes e saudáveis e, dessa forma, menos propensas a quebrar.

Afinal de contas, não queremos passar um tempão no salão fazendo uma escova progressiva para deixar os fios lindos e lisos só para perceber que, dali uns dias, nossas madeixas estão ressecadas e completamente sem brilho, né?

Dicas de cuidado

Quando for fazer a escova progressiva para cabelos crespos não se esqueça também de exigir o teste de mecha e escolher um profissional de confiança. Além disso, caso você tenha alguma química no cabelo, não deixe de avisar ao profissional que vai aplicar a escova progressiva para cabelos crespos.

Não deu tempo de cuidar dos fios com bastante antecedência? Procure, pelo menos, dez dias antes da escova progressiva para cabelos crespos, fazer uma reconstrução potente nos seus fios. A reconstrução vai ajudar a fortalecer o cabelo crespo antes de receber o tratamento. 

progressiva para cabelos crespos
@madamereal

Cuidados pós progressiva para cabelos crespos

Após a escova progressiva para cabelos crespos também são necessários alguns cuidados especiais, não só para manter os fios saudáveis, mas também para ajudar a aumentar a durabilidade do procedimento.

Para começar, evite shampoo anti-resíduos e de limpeza profunda, pois eles podem diminuir de forma significativa o efeito da progressiva. Além disso, é super indicado que a hidratação nos fios seja feita com mais freqüência, para mantê-los nutridos e brilhantes. 

Se você ainda não é adepta do cronograma capilar, o pós progressiva é um excelente momento para iniciar essa rotina de cuidados, que intercala hidratação, nutrição e reconstrução capilar, repondo todos os nutrientes e a massa capilar que é perdida de forma mais acelerada durante a realização de procedimento químicos, como a escova progressiva para cabelos crespos. 

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>