Progressiva

Progressiva orgânica: alisa? Tem formol? Danifica o cabelo?

progressiva orgânica

Escova progressiva orgânica. Você pode até não saber o que é, mas deve gostar de como soa. Quase tudo que adicionamos orgânico no nome tem um som melhor.

Tratamentos orgânicos são mais naturais, o que significa que eles servem também para cuidar dos cabelos. A procura por procedimentos capilares orgânicos de forma geral tem crescido cada vez mais.

Procurando sobre como deixar o cabelo liso, mas tem medo de todas aquelas químicas da escova progressiva que podem prejudicar o seu fio? Então, você chegou  no lugar certo, pois vamos te mostrar como deixar o cabelo liso e tratar ao mesmo tempo.

Ficou curiosa? Essa mágica toda se chama progressiva orgânica! Já ouviu falar?

A progressiva orgânica é uma opção mais natural para alisar os fios. Além disso, ela também promete hidratar o cabelo, não é ótimo? Ela consegue fazer tudo isso porque a sua base é de ácidos e não formol, sendo, dessa forma, menos prejudicial aos fios, penetrando diretamente e tratando profundamente.

Quer saber um pouco mais sobre essa escova progressiva? Então fica por aqui!

Os benefícios da progressiva orgânica

Como você deve imaginar, há muitas vantagens em fazer tratamentos orgânicos nos seus fios. Pare para pensar na quantidade de receitinhas caseiras que achamos na internet para manter os fios mais bonitos e hidratados. Tem um motivo, não é mesmo?

Por isso, apresentaremos alguns dos motivos pelos quais a progressiva orgânica pode ser uma ótima forma de alisar seus fios.

Ela não tem formol! :O

Nós citamos isso mais acima, mas é bom reforçar, ela é uma progressiva sem formol, ou seja, agride bem menos os fios e mais pessoas podem fazer, pois não tem tantas restrições quanto o formol teria.

A escova progressiva original continha formol em sua fórmula, mas essa substância foi proibida pela Anvisa. Foi então que surgiram as alternativas consideradas mais saudáveis.

Nada de cheiro forte!

Quando pensamos em escova progressiva já recordamos daquele cheiro que de tão forte, arde os olhos e o nariz.

Isso significa que também não tem problemas como ardor nos olhos, característica da escova progressiva que conta com o formol.

Tem até quem passe mal com o cheiro liberado pela escova progressiva com formol 😮

Como a progressiva orgânica não tem formol, o cheiro é bem mais agradável e não irrita em nada, além disso não causa nenhum tipo de irritação na pele.

Hidrata os cabelos 😀

Nada melhor do que um tratamento que muda a estrutura dos fios da forma como queremos e, ao mesmo tempo, contribui para a hidratação, não é mesmo?

Sabemos que todo cabelo necessita de hidratação, mas quando fazemos procedimentos químicos esse tratamento se torna ainda mais necessário, porque os fios se tornam mais fragilizados e propensos à queda e quebra dos fios.

Então, eis mais uma vantagem da escova progressiva orgânica.

Pois é, além de não ter o formol que prejudica tanto os fios, a progressiva orgânica hidrata o cabelo. Sua fórmula reestrutura os fios, hidrata e tira o volume em excesso, deixando tudo alinhado e perfeito.

Como vai ficar o cabelo depois da progressiva orgânica? Antes e depois

Gostamos de saber como ficam os resultados, não é mesmo? É importante saber que cada tipo de cabelo reage de uma forma diferente aos tratamentos, devido à estrutura original dos fios.

O resultado pode variar de acordo com o tipo de cabelo da pessoa. Por exemplo, os cabelos ondulados têm maior tendência a ficar bem liso. Já nas cacheadas o cabelo pode ficar mais ondulado e perder o volume. Isso acontece, pois a progressiva orgânica não tem o formol. Dessa forma, há uma preocupação maior em não agredir o cabelo, deixando um alisamento mais leve.

progressiva orgânica
Antes e depois – progressiva orgânica – @thainaoliveirahair

Então, fique avisada, existem seus prós e contras, apesar dos prós serem muito mais importantes, pois um cabelo saudável é vida!

Antes de pensar em fazer a progressiva orgânica deixe claro seus objetivos em mente e não tente buscar algo que o produto pode não conseguir fazer.

Para deixar mais claro, esse tipo de escova progressiva promete tirar o volume, hidratar o fio por dentro e por fora e deixá-los mais alinhados.

Como fazer em casa?

Agora que sabemos quais são os principais benefícios da escova progressiva orgânica, está na hora de entender como ela é feita e saber se é possível fazê-la em casa.

Desde já digo que é possível sim fazer a escova progressiva orgânica em casa, de forma prática e fácil.

Para fazer essa progressiva em casa, você não vai precisar de muito trabalho. Siga esses passos:

Passo a passo

1 – Lave o cabelo com o xampu do kit de progressiva orgânica;

2 – Seque o excesso de água;

3 – Separe o cabelo em mechas e passe o produto com um pincel, em uma distância de 0,5 cm do couro cabeludo;

4 – Depois, espalhe mais o produto nos fios com o pente;

5 – Deixe agir pelo tempo determinado na embalagem do produto;

6 – Enxágue e seque os fios tirando o excesso de água;

7 – Escove o cabelo e depois passe a prancha até a ponta, deixando o cabelo bem liso;

8 – Aproveito o liso!

Uma sugestão de produto para essa técnica é a prancha Prancha Gama Elegance Italy Keration, você pode ver uma resenha dela aqui.

progressiva orgânica

Viu como não é tão complicado? Algumas informações ditas acima podem variar de acordo com o produto que você usar, é sempre muito importante ler as instruções antes do uso!

Esse tipo de escova progressiva costuma durar uma média de 60 a 90 dias, dependendo do produto, do modo de uso e do tipo de cabelo.

Cuidados pós progressiva orgânica

Nossos cabelos necessitam de cuidados para manter a saúde em dia. Eles são diariamente expostos à ação de agentes externos como sol, vento e poluição, que contribuem para que eles enfraqueçam.

Por isso, hidratar, nutrir e reconstruir os fios deve fazer parte da nossa rotina de cuidados. Quando nossos cabelos são submetidos a outros tipos de tratamentos, essa necessidade se torna ainda mais intensa.

Como todo tipo de cabelo que passa por um procedimento químico, com a progressiva orgânica não iria ser diferente. Depois de fazer, apesar de ela mesma já hidratar o cabelo, nada te impede de continuar hidratando mais os fios.

Um cabelo com progressiva merece cuidados especiais, e aqui vão algumas dicas para você saber como cuidar.

Dicas de cuidado

Use produtos específicos para cabelos pós-progressiva, eles são mais potentes em nutrientes e pensados para você que quer continuar com o cabelo lisinho.

Lembre-se sempre que produtos específicos para o seu tipo de cabelo, de acordo com o tratamento feito, são a melhor forma de auxiliar a manter o procedimento químico por mais tempo e conferir um aspecto saudável para os fios.

Utilize protetores térmicos quando for secar ou passar chapinha no cabelo. Esses utensílios por si só podem prejudicar o cabelo naturalmente, mas a progressiva pode deixar seu fio mais delicado, então tenha cuidado.

Atenção ao protetor térmico!

Fique de olho nas pontinhas! Elas são as que mais saem prejudicadas em qualquer procedimento para alisar o cabelo, então lhes dê mais atenção.

Para evitar que fiquem feias ou quebradiças, utilize óleos reparadores com coco ou argan, a dica é sempre um vidrinho deles na bolsa.

Você pode encontrar mais informações no nosso post sobre 5 dicas indispensáveis para quem tem cabelo com progressiva.

E aí, decidiu que vai fazer a progressiva orgânica? Conta para a gente se você já fez e diz o que achou do resultado 😉

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
>