A progressiva japonesa é um dos alisamentos que vem cada vez mais ganhando adeptas, já que garante fios com efeito super chapado e resultado duradouro. Se você já está imaginando aquele cabelo lisinho das orientais, você acertou!Isso porque a progressiva japonesa deixa os fios realmente bem lisinhos e parecido com o cabelo das japonesas.
Está em busca de um alisamento com efeito chapado, duradouro e com resultado natural? Uma opção é a progressiva japonesa! Confira abaixo tudo sobre esse alisamento que já é um sucesso absoluto!
O que é a progressiva japonesa?
A progressiva japonesa é uma técnica de alisamento com o ácido til glicólico de amônia. Esse ácido abre a cutícula dos fios e reestrutura as pontes de enxofre e hidrogênio, que compõem a estrutura do fio. Desta forma, o cabelo fica maleável, podendo ser moldado em um diferente formato.
No processo da progressiva japonesa, cada mecha recebe a loção base e depois acessórios térmicos aquecem o cabelo. Esse processo amolece as fibras capilares. Depois,enxagua-se para retirar o produto e a chapinha ou lâmina térmica alisa os fios ainda úmidos. Com os fios alisados, aplica-se uma loção neutralizante. Ela tem o objetivo de acabar com o processo químico e que deve agir por 20 minutos. Para terminar, o cabelo é enxaguado mais uma vez e então pode ser feita uma escova ou deixar o cabelo secar naturalmente.
Para se ter uma ideia melhor, trata-se de um processo de alisamento longo. Para finalizar todas as etapas pode levar de 7 a 10 horas. Em relação aos valores da progressiva japonesa, tudo vai depender do comprimento dos seus fios, pois quanto maiores, maior o preço também.
Vale destacar, ainda, que a progressiva japonesa não usa formol, substância que pode causar diversas consequências para a saúde em geral. Porém, esse processo não deve ser feito em casa por causa da química forte. Isso vale principalmente se você não tiver nenhuma experiência com procedimentos capilares, ok? Não deixe de procurar por um profissional de confiança. Ele vai analisar se os seus fios estão saudáveis suficientemente para receber a química da progressiva japonesa.
Qual é a indicação de uso?
Uma das grandes vantagens da progressiva japonesa é que ela entrega ótimos resultados para cabelos cacheados e crespos. Porém, como essa técnica altera a estrutura dos fios, é importante saber que elimina-se todos os seus cachos e que para tê-los de volta será necessário esperar que o cabelo cresça.
É importante dizer, também, que mais relevante do que o seu tipo de cabelo é saber quanto a química da progressiva japonesa vai prejudicar o fio, tá? Os seus fios precisam estar saudáveis e não podem estar com mechas, reflexos ou pintados. Se o seu cabelo não estiver saudável, é indicado que seja feito um tratamento antes de fazer a progressiva japonesa, para evitar um possível corte químico.
Um dos tratamentos mais indicados para recuperar a saúde dos fios é o cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fios que intercala três etapas diferentes: hidratação, nutrição e reconstrução.
Duração da progressiva japonesa
A durabilidade é uma das principais vantagens da progressiva japonesa, além, é claro, do efeito super chapado. Esse tipo de alisamento permanece nos fios por cerca de quatro a seis meses, o que pode ser considerado realmente uma excelente durabilidade.
Após esse tempo, que varia de cabelo para cabelo, a raiz começa a crescer e então é necessário ir ao salão para avaliar se o seu cabelo está apto para receber um novo alisamento e então refazê-lo.
Cuidados depois da progressiva japonesa
Ao fazer a progressiva japonesa é necessário tomar alguns cuidados com os fios, para que a duração do alisamento seja maior, mas também para que seus fios fiquem saudáveis e brilhantes.
Para isso, é interessante seguir o cronograma capilar, que já falamos anteriormente. Além disso, é recomendado que se use produtos, como shampoo, condicionador e máscaras de tratamento que sejam especificas para cabelos alisados. Eles vão conseguir suprir melhor as necessidades desses fios. Além disso, fique de olho na fórmula dos produtos e escolha os que contém filtro solar, para proteger os fios dos raios ultravioletas que podem ressecar e deixar os fios opacos.
Outro cuidado com os seus fios que pode fazer muita diferença na saúde deles após a progressiva japonesa é a umectação com óleos, que ajuda a combater o ressecamento e também formam uma camada protetora ao redor do fio. Para terminar, não se esqueça também de usar protetor térmico sempre que for usar ferramentas quentes, como o secador, e também de lavar os seus fios com menos frequência e com água fria ou morna, para evitar que fiquem opacos e ressecados.
Qual a diferença entre essa técnica e a progressiva normal?
Existem muitos tipos de progressivas diferentes e a progressiva japonesa é uma delas. A principal diferença dessa técnica para a progressiva tradicional está no produto utilizado e também na duração. Enquanto na progressiva japonesa se usa o ácido til glicólico de amônia e a duração é de quatro a seis meses, na tradicional se usa queratina e o óxido acetamide, e a duração é de mais ou menos quatro meses.
Ambas as progressivas modificam a estrutura dos fios. Elas não são indicadas para cabelos extremamente ressecados e, como qualquer alisamento, alguns cuidados são importantes par a duração e saúde do fio.
Ameiii
Qual o nome o produto (meu cabelo tá só a disgraça)