Mitos e VerdadesProgressiva

Progressiva estraga o cabelo? Descubra 4 mitos e verdades sobre o alisamento

progressiva estraga o cabeloprogressiva estraga o cabelo

A progressiva estraga o cabelo. Você provavelmente já ouviu alguém fazer essa afirmação e pode ser até que tenha medo de recorrer a esse procedimento devido à sua má fama.

Há muitas maneiras de conseguir o liso dos sonhos. Seja fazendo escova em casa ou recorrendo a procedimentos de alisamento dos fios, o cabelo liso ainda faz parte do imaginário das mulheres, que procuram por formas inovadoras de conseguir deixar os fios da forma como querem.

Ainda há muitas dúvidas a respeito desse procedimento, o que faz com que informações falsas sejam espalhadas com maior facilidade.

Se você não nasceu com os cabelos naturalmente lisos e busca por formas de alisá-los, com certeza já deve ter feito alguma pesquisa a respeito da escova progressiva e se perguntado se essa seria a forma ideal de alisar os seus fios.

Esse é, com certeza, um dos principais tratamentos de alisamento realizados atualmente. Ele é tão popular que a escova progressiva brasileira começou a ser exportada para o mundo inteiro, com produtos sendo vendidos em muitos outros países.

progressiva estraga o cabelo

A promessa é alisamento duradouro e efeito de liso de verdade. Para quem gosta de cabelos lisos, não há nada melhor do que simplesmente secar os cabelos e ver que já está pronta para sair de casa. Mas será que a progressiva estraga o cabelo?

É claro que os fios lisos são um dos principais benefícios que fazem com que muitas mulheres procurem esse procedimento. Mas, antes de investir nesse processo químico, é importante estar atenta aos mitos e verdades relacionados a esse alisamento.

Entenda que, quando se trata da saúde dos seus fios, é muito importante saber tudo aquilo que será aplicado nos seus cabelos.

Será que a progressiva estraga o cabelo? Será que seus fios nunca mais irão voltar ao normal?

É fácil entender como um tratamento que tem tanta procura tenha também tantas informações erradas sendo veiculadas, não é mesmo?

Muitas vezes essas informações acabam assustando quem tem vontade de fazer escova progressiva. Se esse é o seu caso, então está mais do que na hora de esclarecermos de uma vez por todas as suas principais dúvidas.

Para tal, separamos 5 mitos e verdades sobre o alisamento. Vamos lá?

1. O alisamento pode ser feito em todos os tipos de cabelos

Advertisement

Verdade! O alisamento pode sim ser feito em qualquer tipo de cabelo. Para as mulheres que já são lisas mas querem aumentar a durabilidade e o brilho. E até para as cacheadas que querem mudar o visual alisando as madeixas. O que mudará será a técnica e o produto usado para os cabelos.

por que progressiva estraga o cabelo
Foto/Reprodução: Pinterest

Contudo é preciso que um profissional avalie o histórico capilar antes do procedimento. Caso o seu cabelo já tenha outra química ou tenha sofrido muitos danos é preciso avaliar, uma vez que o cabelo pode ficar mais danificado ou até mesmo cair. Mas escolhendo o produto certo, pode seguir em frente!

2. A progressiva estraga o cabelo

Depende! O que de fato causa danos para os fios é um dos componentes presentes em alguns produtos alisantes, o formol. No entanto, por conta dos seus conhecidos malefícios para a saúde, como a queda capilar, coceiras, descamação do couro cabeludo e problemas respiratórios, a ANVISA estipulou o limite máximo de 0,2% de formol na fórmula desses produtos.

Mas existem muitos produtos no mercado que ainda utilizam uma porcentagem maior do que o permitido pelo órgão regulador. Por isso é muito importante ficar atenta ao rótulo dos produtos ou investir em progressivas sem formol, assim além de proteger seus fios, você também protege a sua saúde.

É importante se informar sobre a composição do produto que está sendo aplicado nos seus cabelos quando for fazer a progressiva no salão. Se optar por fazê-la em casa, procure por produtos que sejam indicados para o seu tipo de fio e leia bem a fórmula para não comprar gato por lebre.

3. O cabelo nunca mais voltará ao normal

Mito! Mesmo que a escova progressiva mude a estrutura capilar, ela não é capaz de mudar a raiz dos fios, portanto, nada é permanente. Além disso, já existe no mercado produtos e tratamentos que tiram a progressiva, ou que pelo menos, diminuem os efeitos de alisamento.

Outra maneira que muitas mulheres optam, é pelo big chop, procedimento que antecede a transição capilar, que consiste em cortar completamente as partes alisadas dos seus fios. Isto acontece muito em mulheres cacheadas, que querem assumir seus cachos.

progressiva estraga o cabelo verdade ou mito?
Foto/Reprodução: Pinterest

Então, mulheres que tem escova progressiva podem optar por deixar seus cabelos crescerem para voltar à sua estrutura normal. Ou podem recorrer a tratamentos de remoção da progressiva ou ao corte dos fios.

Ou seja, da próxima vez que você ouvir alguém falar que seus cabelos nunca mais voltarão ao normal se você fizer escova progressiva, envie esse artigo para que a pessoa possa se informar melhor sobre esse procedimento.

4. Quanto mais lavar, mais rápido sai o efeito do alisamento

Verdade! Quanto mais vezes você lavar suas madeixas, maior a chance da sua progressiva durar menos. O que também pode reduzir o efeito da escova, é tomar banho com água quente e o uso de shampoo antirresíduos ou de limpeza profunda, Eles são responsáveis pela abertura das escamas da fibra capilar, retirando os excessos de dentro da cutícula do fio, inclusive a progressiva. Por isso, opte por tomar banho com água morna ou fria e utilize produtos próprios para cabelos quimicamente tratados.

Aliás, a água quente é uma grande inimiga da saúde capilar independente de seus fios terem ou não um procedimento químico. Por isso, na hora de tomar banho, é essencial usar água morna ou fria para lavar os fios. Lembre que o shampoo deve ser aplicado somente na raiz. Já o condicionador, no comprimento e nas pontas. Seus cabelos certamente ficarão menos pesados e oleosos ao usar essas simples dicas.

progressiva estraga o cabelo

É essencial estar atenta à saúde capilar. Por isso, lembre-se sempre de cuidar dos seus fios regularmente utilizando produtos indicados para seu tipo de cabelo. Isso fará com que eles fiquem mais fortes e brilhantes.

Existem muitos profissionais e produtos no mercado que acabam apenas danificando os cabelos das mulheres, ou seja, não auxiliam em nada e ainda prejudicam a saúde dos fios, sem falar da auto-estima. Por isso não fique achando que a progressiva estraga o cabelo, antes de investir seu dinheiro em procedimentos químicos, é muito importante conhecer sobre ele, e saber de verdades e mitos como estes que abordamos no artigo de hoje.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
  • Como não muda o cabelo ???? Muda sim .todas de cabelo enrolados que conheço que fizeram não voltou como era antes.

    • Olá, Jucelia.
      Tudo bem?

      O mito que falamos é mesmo que a escova progressiva mude a estrutura capilar, ela não é capaz de mudar a raiz dos fios, por esse motivo muitas mulheres estão optando pela técnica big chop, procedimento que antecede a transição capilar.

      Abraços:)

  • Sempre fiz progressiva com formol.Nunca tive problema. Mas resolvi fazer sem formol, a selagem Fica muito bom, mas dura SÓ um mes, é com formol dura quase três.

  • Fiz uma progressiva num sábado e não prestou aí na próxima sexta feira fizeram de novo,será se vai dar algum problema ? Ainda não lavei.

  • Meu cabelo ,está todo branco,e está muito quebradiço ,faço hidratação de 8 em 8 dias mas não está resolvendo. Faço progressiva de 3em 3 e faço coloração de 2 em 2 mesmo com a raiz enorme mas aguento.o que poço fazer?

  • Uma criança de 10 anos,pode fazer progressiva?Ela pode mudar o fio do cabelo da criança?

    • Olá Daniele, tudo bem?

      Recomendamos o uso a partir de 12 anos, de acordo com especificações da Anvisa. Com relação a mudar o fio do cabelo da criança, sim pode modificar.

  • Estou fazendo a reconstrução capilar. Depois de quanto tempo posso fazer uma progressiva. Ou não tem problema se fizer agora

  • Meu cabelo é ondulado só cacheia nas pontas ….estou querendo alisar,me der umas dicas do que posso tá fazendo no meu cabelo

  • Eu uso a progressiva Madame melim meu cabelo afinou muito Qual a progressiva que você indica para o meu cabelo Meu cabelo era bem cacheado mas era fino

  • Fico desesperada meu cabelo está mais pra cacheado porém atras e as mechas da frente está muito enroladas na raiz , então não consigo fugir da progressiva fico evitando mas tenho que fazer, mas meu cabelo está muito ralo preciso de a progressiva que não danifique meu couro, pode me indicar um bom profissional ?

  • Qual é o alisamento que demora mais tempo? Nunca mandei alisar …To querendo mandar alisar mas, tô em dúvida…

  • Qual é o alisamento que demora mais tempo? Nunca mandei alisar …To querendo mandar alisar mas, tô em dúvida… E quais sao os produtos que devo usar ?

  • bom dia, andei pesquisando e ouvi falar que a progressiva com o passar do tempo estraga os fios de forma irreparável e que faz muito mal a saúde; Meu cabelo natural é 4c, ele não forma cachos e não tem definição, eu até tentei usar de forma natural, porém não me senti feliz, além de ter muito trabalho olhava no espelho e minha auto-estima caia cada vez mais. Gostaria de saber se isso é realmente verdade essa história e se tem algum tipo de alisamento menos agressivo nesse caso

  • Olá , sou GRAZIELLE , Tenho 15 anos e tenho o cabelo cacheado , mas quero ter um cabelo liso e quero fazer um progressiva , mas tenho medo dele cair ☹️

  • A química fica pra sempre no cabelo? Mesmo depois de não fazer mais um alisamento ou progressiva

  • Meu cabelo não alisa com progressiva
    Só com guanidina,mais todos falam q ele está fraco por causa da guanidina,mais é a única coisa que alisa…Oq eu faço ?

  • Faz quase 8 anos que parei de alisar e meu cabelo nunca mais voltou ao normal.
    As partes onde ele era mais cacheado (e eu pedia para passarem mais progressiva para garantir que ficasse liso) hoje nascem lisas.
    Não sei o motivo. Também acho estranho, mas aparentemente a química da progressiva altera o bulbo capilar.
    Talvez daqui a alguns anos haja estudos a esse respeito.

  • >