Em busca de um cabelo liso e brilhante, muitas mulheres se submetem a alisamentos. Esses tratamentos sempre foram vistos com muita polêmica por conta dos produtos químicos que contem. Além disso, eles costumavam ser caros e requeriam uma ida ao salão a cada dois meses. Mas e se dissermos que é possível fazer a escova progressiva em casa?

A progressiva, geralmente recomendada para mulheres com cabelo frisado e com muito volume, foi durante muito tempo um dos alisamentos mais populares, até que se começasse a questionar a presença do formol no tratamento.

Pensando nisso, muitas empresas buscaram desenvolver produtos que obtivessem o mesmo resultado da progressiva de salão, porém sem a presença do formol, prejudicial para a saúde. E a boa notícia é que esses produtos agora existem e, além de tudo, tornam real a possibilidade de fazer progressiva em casa.

Para quem a progressiva em casa é indicada?

A progressiva em casa é indicada para todas aquelas que buscam reduzir o volume de suas madeixas e deixá-las mais lisas, eliminando o efeito frisado. O efeito desse tratamento é mais natural do que o de outros alisamentos. Outra vantagem desse alisamento é sua compatibilidade com todas as outras químicas existentes, o que significa que mesmo que você tinja seu cabelo, é possível fazer a progressiva em casa e conseguir as madeixas que tanto sonhou.

O produto para realizar a progressiva em casa pode ser encontrado em lojas de cosméticos e farmácias. Pesquise bastante para ver quais são os mais indicados.

Existe progressiva sem formol?

A polêmica pelo uso de formol na progressiva levou a ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária) a proibir seu uso. Então, criou-se a progressiva sem formol, que tem o mesmo resultado que a famosa escova, sem, no entanto, utilizar o polêmico ingrediente.

Essa nova técnica é aprovada pela ANVISA e menos agressiva ao cabelo. Por isso, fazer progressiva em casa se tornou uma realidade prática e eficiente para conseguir reduzir o volume e conseguir madeixas com aspecto liso e sedoso.

Do que eu preciso?

Para a fazer a progressiva em casa, você irá precisar de:

  • Escova para pentear o cabelo e pente para separar em mechas
  • Produto de escova progressiva sem formol
  • Secador de cabelo e chapinha
  • Shampoo anti-resíduos
  • Luvas
  • Pote e pincel para misturar
  • Presilhas para prender o cabelo

Como fazer a progressiva em casa?

O procedimento para fazer o alisamento em casa é parecido com aquele do salão. Primeiro deve-se lavar o cabelo com o shampoo anti-resíduos, que irá remover todas as impurezas e abrir as escamas da fibra capilar. Então, remova o excesso de água com o auxílio de um secador ou toalha.

Então, divida seu cabelo em mechas e comece a aplicar o produto mecha por mecha, utilizando o pincel e as luvas para proteger as mãos. Certifique-se de espalhar o produto uniformemente por toda a extensão do cabelo, respeitando a distância de meio centímetro em relação à raiz. Então, deixe-o agir durante o tempo indicado na embalagem.

A seguir, enxague abundantemente o cabelo com água morna ou fria. Retire o excesso de água e seque o cabelo com o auxílio do secador. Não se preocupe em secá-lo perfeitamente nessa etapa, a intenção é apenas deixar as madeixas secas.

Quando o cabelo estiver completamente seco, separe-o novamente em mechas e passe a chapinha em cada uma delas até que o cabelo fique completamente liso. É importante passar o instrumento bastante vezes para selar as cutículas e garantir a completa ação do produto.

E pronto! Seguindo esses simples passos, é possível fazer a progressiva em casa e conseguir as madeixas desejadas deixar todo seu dinheiro no salão. O procedimento deve ser repetido a cada dois meses, podendo variar para mais ou para menos de acordo com sua necessidade.

Quais são os cuidados pós-progressiva?

Os cuidados pós-procedimento são parecidos com os da progressiva realizada em salão. Procure não lavar nem prender o cabelo nos três dias após a realização do tratamento, para que o produto se fixe bem na fibra capilar e sua ação dure mais tempo.

 Busque evitar o uso de shampoos anti-resíduos, pois eles irão retirar o produto da fibra capilar com maior facilidade.

Além disso, lembre-se de hidratar semanalmente o cabelo após fazer a progressiva em casa, para prolongar o efeito do alisamento e fornecer os nutrientes que o cabelo necessita para ficar forte e saudável, já que a tendência da progressiva é ressecar os fios, principalmente nas pontas.

Recomenda-se também utilizar produtos de linhas específicas para o cabelo alisado, cujos princípios ativos não confrontarão com os do tratamento. Se for usar o secador ou a chapinha, não se esqueça de aplicar antes o protetor térmico.

Se você se interessou pela progressiva em casa, poderá também se interessar pela rotina de cuidados chamada cronograma capilar que, em três etapas intercaladas, promete devolver o brilho e saúde para as madeixas danificadas.

progressiva em casa