A progressiva facilita a rotina diária de cuidados para quem opta pelo cabelo liso, se encaixando bem no dia a dia e diminuindo a preocupação com aquele excesso de volume e frizz indesejadosA técnica também é uma excelente opção para quem tem o cabelo indefinido, nem liso nem cacheado, e recorre às técnicas de texturização ou chapinha.

Por outro lado, a escova pode ser bastante danosa aos fios, deixando-os opacos, quebradiços e sem vida. Ondulações e frizz também tendem a voltar rapidamente sem a devida manutenção. Por isso, é fundamental manter cuidados para aumentar a durabilidade da progressiva e não danificar os fios.

Confira 7 cuidados especiais pós progressiva que manterão seu cabelo liso e saudável por mais tempo.

1. Escolha o shampoo certo

Os cuidados com o cabelo sempre começam pela lavagem e para quem faz progressiva não é diferente. Versões antirresíduos, limpeza profunda ou detox não são as melhores opções para quem utiliza a técnica. Por quê?

A progressiva deixa uma película sobre os fios que mantém sua forma lisa. Logo, shampoos desse tipo contribuem para que essa “capa protetora” se desgaste mais rápido e o cabelo volte a apresentar ondulações. As melhores opções são os shampoos específicos para cabelos com progressiva ou quimicamente tratados, assim como os reconstrutores, produtos limpam, tratam os fios e ajudam a prolongar o efeito da química.

2. Mantenha seu cabelo hidratado e nutrido

Um dos grandes benefícios da progressiva é a praticidade de estar sempre com o cabelo liso e arrumado, certo? O problema é que muitas mulheres não cuidam do cabelo por ele estar “sob controle”. Esse é um erro grave que pode deixar os fios danificados, quebradiços ou mesmo elásticos após o procedimento.

É preciso colocar na rotina a utilização de produtos de hidratação, reconstrução e nutrição capilar, para manter os cabelos saudáveis e fortes. As máscaras capilares são grandes aliadas nesse processo e devem ser usadas ao menos uma vez por semana.

Também é aconselhável fazer uma selagem capilar, também conhecida como cauterização, uma semana após a realização da escova, para proporcionar nutrição intensa e reforçar o selamento das cutículas.

3. Lave os cabelos em dias alternados

Essa dica tem a mesma explicação da primeira: lavar os cabelos diariamente acelera o desgaste da camada que mantém o cabelo liso depois da progressiva. Logo, se você lavar em dias alternados, a escova durará o dobro do tempo, comparando à lavagem diária.

Em alguns casos, em que o cabelo é muito oleoso ou pela prática de exercícios físicos, por exemplo, vale a necessidade de uma maior periodicidade, mas o ideal é limitar a frequência de lavagem a três ou quatro vezes por semana.

4. Use produtos com proteção solar

Os raios solares fazem com que os cabelos percam sua hidratação natural, tornando-se ressecados, opacos e quebradiços. Para os fios quimicamente tratados isso é ainda mais prejudicial, por serem mais sensíveis. A solução é usar produtos que proporcionem proteção solar, como por exemplo leave-ins que possuam em sua composição filtro solar.

5. Evite lavar o cabelo com água quente

O aumento da oleosidade no couro cabeludo após a progressiva é uma queixa comum, problema que pode se agravar ao usar água quente para lavar os fios. 

O aumento da oleosidade pós progressiva ocorre porque o produto utilizado no procedimento pode causar uma aceleração da produção de sebo pelas glândulas presentes no couro cabeludo. A água quente desregula a camada hidro lipídica, gerando maior oleosidade na raiz capilar, o que agrava o problema. Além disso, a água quente leva a abertura da cutícula, fazendo com que a progressiva tenha menor durabilidade.

6. Corte as pontas regularmente

Embora o cabelo com progressiva normalmente se torne mais oleoso, essa oleosidade não consegue chegar até as pontas, que costumam ficar ressecadas e quebradiças. Em vez de perder tempo tentando salvá-las a todo custo, uma opção é cortar essas pontas mensalmente, o que garante uma aparência uniforme e saudável ao cabelo liso.

7. Dê uma pausa entre a progressiva e a tintura

Como ambos são processos químicos, é importante deixar seu cabelo descansar entre a progressiva e a coloração. A duração desse intervalo depende do estado do cabelo, mas o mínimo recomendado é de 15 dias.

É fundamental informar-se também, sobre a compatibilidade entre o produto usado na escova o tipo da tintura.

Seguindo essas dicas, você conseguirá manter seu cabelo nutrido e liso por mais tempo entre uma progressiva e outra. Aproveite!

progressiva