Progressiva com formol estraga o cabelo? Alisa mais? Como fazer em casa?

Progressiva com formol estraga o cabelo? Alisa mais? Como fazer em casa?

Quem está a procura de alisar os fios, logo caí por amores pela escova progressiva, mas as dúvidas de quem nunca passou pelo processo, são muitas, progressiva com formol estraga de fato o cabelo? Alisa mais que a sem formol? Para solucionar tudo o que você quer saber, separamos esse post super especial, então ficar por aqui para saber mais.

Progressiva com formol alisa mais?

No mercado existem diversos tipos de progressivas, com e sem formol, então, essa dúvida já deve ter surgido na sua cabeça. Afinal, progressiva com formol alisa mais?

O formol é uma substância líquida que serve para diversos fins, entre eles, para alisar e manter o cabelo liso por mais tempo. O que acontece na progressiva com formol é que, quando o cabelo é moldado de forma lisa, com utensílios quentes, secador e chapinha, depois de ter utilizado os produtos da progressiva, o formol age deixando o cabelo com aquele aspecto liso por mais tempo, já que sua função primária era de conservador.

Dessa forma, podemos dizer que, a escova progressiva com formol consegue manter o cabelo liso por mais tempo.

Progressiva estraga o cabelo?

Todo mundo que quer alisar o cabelo se faz essa pergunta. Mas, afinal, estraga? Não importa qual for, qualquer processo químico pode prejudicar os seus fios e com a escova progressiva não ia ser diferente.

Quem já fez escova progressiva sabe o quanto é estressante o processo de alisar, principalmente pelo forte cheiro do produto e isso se deve, principalmente, pelo formol, que quando usado em grande quantidade pode ser fatal para nós. Por isso, a ANVISA determinou uma porcentagem máxima de formol que pode ser utilizada nos salões. Ela não pode passar de 0,2%. Além disso, o ativo pode causar reações alérgicas ao corpo, como coceira ou vermelhidão. Então fique sempre de olho nos rótulos dos produtos que você for utilizar!

Progressiva com formol x progressiva sem formol

Como já foi dito, a progressiva com formol tem como característica principal sua duração, mas e a progressiva sem formol?

A escova progressiva sem formol não traz danos para o cabelo e nem irrita o nariz com o cheiro característico do formol. Mas, por sua vez, não tem o mesmo efeito de uma progressiva com formol. No seu caso, o cabelo não fica tão liso quanto a progressiva com formol, ela apenas alisa gradativamente reduzindo o volume.

escova progressiva
Antes e depois Alisamento Sem Formol – @danielle_barbbosa

Se você estiver da dúvida entre os dois tipos, leve em consideração o que quer para o seu cabelo, se busca um liso definitivo ou apenas para deixar o cabelo alinhado e com menos volume.

escova progressiva
Antes e depois Escova Progressiva – @samuk_hairmakeup

Como fazer progressiva em casa?

Decidiu tentar fazer a escova progressiva em casa? Temos algumas dicas para te dar! Antes de mais nada, prepare o seu cabelo para receber esse procedimento. Se sentir que ele está com falta de nutrientes ou ressecado, tente um cronograma capilar, hidratando, nutrindo e reconstruindo a fibra capilar, para que ela esteja 100% saudável para receber qualquer química.

Agora siga as instruções para fazer a escova progressiva com formol:

1. Lave o cabelo com um shampoo anti-resíduos, isso ajudará a abrir as cutículas capilares para receber a química;
2. Separe o cabelo em mechas e prenda com presilhas;
3. Passe o produto escolhido com luva e usando um pincel. Nunca se esqueça de colocar uma máscara por conta do cheiro forte do formol;
4. Deixe o produto agir o tempo determinado na embalagem, geralmente de 20 a 40 minutos;
5. Lave e seque com o secador para tirar o excesso de água;
6. Passe a chapinha para alisar bem o cabelo e pronto.

Atenção! O modo de uso pode variar dependendo do produto, então leia as instruções ante de usar. E caso você não se sentir à vontade para fazer uma escova progressiva em casa, procure a ajuda profissional e tenha o resultado esperado.

Hidratação para cabelo com progressiva com formol

Depois de receber as químicas presentes em uma progressiva com formol, o cabelo pode apresentar alguns danos, como ressecamento ou quebra. Para melhorar seu aspecto, aposte em uma boa hidratação!

A hidratação devolve a umidade do fio, deixando-os mais macios e com o brilho que merecem! Confira abaixo as melhores hidratações para fazer em casa:

1. Hidratação com vinagre de maçã

2. Hidratação com maizena

3. Hidratação com abacate

4. Hidratação com babosa

5. Hidratação com óleo de coco

Como manter o cabelo com progressiva por mais tempo?

Fez a progressiva e quer manter os fios lisos por mais tempo? Confira as dicas:

1. Evite lavar exageradamente o cabelo
A progressiva sai durante as lavagens, quanto mais você lava menos tempos a progressiva fica no seu cabelo, então não exagere.

2. Use e abuse de protetores térmicos
Os fios podem ficar mais sensíveis após a química, então use os protetores térmicos antes de utilizar o secador, isso ajudará bastante!

3. Aposte em reconstruções
A reconstrução vai repor a queratina perdida pelos fios por conta do procedimento e devolver a saúde de dentro para fora. Isso ajuda bastante a deixá-los belos e com muito brilho.

escova progressiva com formol

Gostou das dicas? Então fala aqui com a gente se você já fez algum tipo de progressiva e qual foi sua experiência.

Juliana Alvarenga

Juliana Alvarenga

Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra