ProgressivaTransformação

Progressiva caseira: veja como alisar o cabelo em casa gastando pouco

escova progressiva caseira

A escova progressiva é a forma mais popular de alisar os fios, e não é à toa. Os resultados que esse procedimento oferece são realmente de fazer cair o queixo. E, para a nossa sorte, já se foi o tempo em que era preciso ir até o salão. Hoje, é possível fazer progressiva caseira.

Seja qual for o motivo que leve você a decidir fazer esse procedimento químico, saiba que agora não é nada difícil conseguir resultados de salão em casa. Vamos levantar as mãos para os céus e agradecer, não é mesmo? Se você quer aprender como fazer a progressiva em casa, confira nossas dicas. Você também vai aprender como manter o efeito por mais tempo e quais cuidados tomar para minimizar os efeitos do produto químico. Quer coisa melhor?

   Você disse receitinha caseira para o cabelo?

Como fazer progressiva caseira?

A escova progressiva é um procedimento procurado por mulheres que desejam reduzir o volume dos cabelos, garantindo um efeito liso e duradouro. Esse tratamento esteve envolto em polêmica durante muito tempo devido à presença de formol em sua fórmula.

Hoje contamos no mercado com opções de progressiva sem formol e que prometem resultado parecido com aqueles de salão. A progressiva caseira é indicada para quem quer eliminar o efeito frisado dos fios, obtendo um liso natural. Para fazer a progressiva em casa, escolha o produto mais indicado para seu tipo de cabelo. Não se esqueça de fazer o teste de mecha, para verificar possíveis alergias.

Por favor, não deixe de fazer o bendito teste de mecha – @tudosobrecabelos

Produto para progressiva caseira x receita de progressiva caseira

Diversas marcas disponibilizam produtos para fazer a progressiva caseira. Esses produtos podem ser encontrados tanto em farmácias quanto em lojas de cosméticos, e variedade não é problema, ainda bem. Para além do produto indicado para a progressiva em casa, você precisará separar um shampoo antirresíduos, luvas, uma escova de pentear os cabelos e pente de cabo fino, pote, pincel, prendedores de cabelo, secador e chapinha.

Parece até que vamos fazer um dos famosos tutoriais DIY do Youtube ou, para as mais velhas, que estamos seguindo as indicações de apresentadoras infantis na TV. Só faltou a tesoura sem ponta, né? Após separar esses produtos, basta seguir a receitinha que vamos passar abaixo e garantir suas madeixas dos sonhos.

Receita de progressiva caseira

Já separou os produtos necessários? Então vamos lá!

  • Comece lavando os cabelos com o shampoo antirresíduos para abrir a fibra capilar e, ao mesmo tempo, remover toda e qualquer impureza que estiver lá dentro. Isso vai fazer com que o produto penetre melhor na fibra;
  • Remova o excesso de água e divida suas madeixas em mechas;
  • Com o auxílio do pote, prepare o produto conforme indicado na embalagem e comece a aplicação mecha por mecha. Não esqueça das luvas e de respeitar meio centímetro de distância da raiz;
  • Deixe o produto agir de acordo com o tempo que as instruções na caixa dizem e, então, enxágue seus cabelos. Repita comigo: vou enxaguar com água morna ou fria. Nada de água quente, tá?
  • Use o secador para retirar a água, deixando os cabelos secos para a finalização com a chapinha. É importante passar o instrumento mecha a mecha, para que o calor que ele emana sele as cutículas e ative o produto.

Você vai precisar de uma chapinha de boa qualidade para ajudar nesse procedimento. Aqui estão algumas que são super indicadas e para todos os bolsos.

  1. Babyliss Prancha Nano Titanium Pro Tradicional
  2. Prancha Gama Italy Elegance Keration Ceramic Íon – Bivolt
  3. Prancha, Titanium blue, 35w, Azul, Bivolt, Britânia
3

Progressiva em casa

A progressiva em casa pode ter resultado de salão se seguirmos os passos corretamente. É essencial escolher o produto adequado para seu tipo de cabelo e seguir as instruções da embalagem.

Pense comigo: aquelas instruções estão ali por um motivo, certo? Esses produtos foram testados e idealizados para atingirem o maior potencial que podem e trazer ótimos resultados para quem os usa. Então, seguir as instruções parece lógico, né?

Seguir as instruções, corretamente, é FUNDAMENTAL!

Como manter a progressiva por mais tempo?

A pergunta de um milhão de dólares agora é: em quanto tempo devo retocar a progressiva caseira? E a resposta, igualmente valiosa, é: depende. Depende do seu tipo de cabelo, das instruções da embalagem e, principalmente, dos cuidados que você terá com suas madeixas.

Uma das intenções da progressiva, seja ela feita em casa ou no salão, é nos tornar menos dependentes de secador e chapinha. Ainda assim, há mulheres que continuam a utilizar esses instrumentos para finalizar as madeixas. Se você faz parte desse grupo, tenho duas palavras para dizer: protetor térmico. Não se esqueça dele, já que sua ação irá evitar que as escamas dos fios se abram, o que fará com que o procedimento se vá mais rápido.

Progressiva caseira – @themanestyle

Além disso, o shampoo antirresíduos que você usou para a progressiva caseira agora deve ser mantido longe dos seus cabelos. Lembra como dissemos que ele iria abrir a cutícula e remover as impurezas? Ele também remove tudo mais que estiver na fibra capilar. Ou seja, usá-lo irá apenas fazer com que o produto seja removido mais rapidamente.

Por fim, a palavra-chave é: hidratação. Hidrate semanalmente seus cabelos para potencializar os resultados da progressiva. Essas são algumas das muitas dicas para manter a progressiva caseira por mais tempo.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>