Dicas

Pré-Shampoo: o que é e para que serve esse produto essencial para o cabelo

pré-shampoo

Vamos fazer um exercício rapidinho: pense em produtos que você considera essenciais para cuidar dos fios. Você provavelmente colocou na listinha o shampoo, o condicionador e uma máscara de hidratação. Mas será que você também incluiu o pré-shampoo?

Pode ser que você nunca nem tenha ouvido falar nisso e agora esteja achando que eu fiquei doida ou quero te empurrar alguma coisa milagrosa. Mas confia em mim, o pré-shampoo traz imensos benefícios para a saúde dos nossos fios. Se você não conhece, vale a pena conhecer.

Parece que os cuidados capilares têm se tornado cada vez mais extensos hoje em dia. Com tantas opções de produtos diferentes, podemos perder horas na seção de cabelos do supermercado ou da farmácia.

Se você se sente perdida com isso, saiba que não está sozinha. Mas tenho um segredinho para você: seus cabelos te contam tudo o que você precisa saber para cuidar deles.

importância do pré shampoo
Instagram: @sunflowervalentine

Analisando os seus fios com calma, você pode perceber exatamente o que está faltando ou prejudicando a saúde deles. Assim, pode prosseguir para o tratamento mais adequado de acordo com o seu tipo de fio.

Os produtos capilares têm sido divididos em cada vez mais categorias para tornar os tratamentos cada vez mais específicos. O pré-shampoo, por exemplo, é mais comumente utilizado por cacheadas e crespas, que possuem madeixas naturalmente mais ressecadas.

Mas, na verdade, qualquer tipo de fio pode se beneficiar do uso do pré-shampoo para uma hidratação extra e para proteger os cabelos contra a ação de outros produtos que possuem ingredientes que podem ser relativamente nocivos contra a saúde dos fios.

Chega de suspense e vamos entender direitinho o que é o pré-shampoo e como você pode incorporá-lo na sua rotina de cuidados capilares.

O que é o pré-shampoo?

Antes de mais nada, precisamos entender exatamente o que é o pré-shampoo, certo? Se você parou para analisar o nome, provavelmente já adivinhou que é algo que deve ser aplicado nos fios antes da utilização do shampoo. E está certo.

O pré-shampoo é um produto capilar que é utilizado antes do shampoo e que pode ser facilmente encontrado em farmácias e supermercados, podendo ser um creme ou líquido.

Para que serve o pré-shampoo?

Existem dois tipos diferentes de pré-shampoo e cada um dele oferece um benefício importante para os fios.

O primeiro deles é o que promove uma microesfoliação que abre as fibras capilares e, assim sendo, o shampoo consegue penetrar nos fios de forma mais profunda, limpando-os e retirando os resíduos que possam ter ficado presos no couro cabeludo. O resultado é um cabelo mais leve e o couro cabeludo livre da oleosidade.

Já o segundo tipo de pré-shampoo serve para proteger os fios contra os agentes do shampoo tradicional. Neste caso, o pré-shampoo nutre e selas as cutículas capilares, evitando assim que agentes externos possam danificar e quebrar os fios. O resultado são fios mais forte e saudáveis. Vale dizer, ainda, que o pré-shampoo protetor é muito indicado para cabelos cacheados e crespos, que tendem a ser mais quebradiços e sensíveis.

Como usar o pré-shampoo

Já descobrimos o que é e quais são os benefícios do pré-shampoo, certo? Então, agora, vamos aprender como usar esse produto nas nossas madeixas. A parte boa é que é simples demais de usar e ele pode facilmente ser incorporado na sua rotina de cuidados sem exigir um planejamento semanal para lavar os cabelos. Praticidade é a palavra.

Esse produto em creme deve ser aplicado cerca de 10 minutos antes do banho. Para isso, é só aplicar o produto em toda a extensão dos fios, deixar o tempo indicado e depois lavar normalmente. O resultado fica ainda melhor caso você faça uma hidratação poderosa nos fios após essa limpeza profunda.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Método Rapunzel🎀 (@metodorapunzel) em

Já o pré-shampoo liquido deve permanecer nos fios por algumas horas, algo parecido com a já conhecida umectação. Depois é só lavar como de costume.

É importante destacar que o recomendado é sempre seguir à risca as instruções da embalagem do produto para que os resultados sejam os esperados. Existe, até mesmo, alguns pré-shampoos que indicam que você pode dormir com o produto nos fios e só lavar pela manhã, por isso, não se esqueça de dar uma olhadinha na embalagem do seu pré-shampoo!

Com que frequência posso usar o pré-shampoo?

É muito importante destacar que o pré-shampoo não deve ser usado todos os dias. O indicado, geralmente, é que o seu uso seja a cada 20 dias. Tudo em excesso faz mal e com ele não é diferente. Caso seja usado com muita frequência, ele pode sobrecarregar os fios e até mesmo acabar causando o efeito reverso, ou seja, fios quebradiços, frágeis, opacos e sem vitalidade.

Por isso, mais uma vez, o indicado é que você confira na embalagem do seu pré-shampoo qual é a freqeência que ele deve ser usado para que você consiga obter os resultados que espera.

Como fazer um pré-shampoo protetor ou de limpeza caseiro

Além dos pré-shampoo disponíveis no mercado, também é possível fazer o seu próprio pré-shampoo protetor ou de limpeza caseiro.

Se o seu objetivo é proteger os fios, você vai precisar apenas de óleo de coco. Basta esquentá-lo no microondas por alguns segundos e depois aplicá-lo no fios. Deixe agir por alguns minutos antes de lavar normalmente. Se você quiser um efeito mais poderoso, uma boa opção é dormir com o óleo de coco nos fios e lavar o cabelo pela manhã. Para as cacheadas que estão em busca de definição dos cachos, esse pré-shampoo é uma excelente alternativa e o resultado já poderá ser visto logo após a primeira aplicação.

Já se o seu objetivo é fazer um pré-shampoo de limpeza caseiro, basta misturar 3 partes de azeite de oliva com 1 parte de açúcar cristal e aplicar na raiz, fazendo leves movimentos circulares para que aconteça uma esfoliação. Depois é só lavar com shampoo e condicionar normalmente.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>