Uncategorized

Pré-Shampoo: o que é e para que serve esse produto essencial para o cabelo

pré-shampoo

Sempre que pensamos em produtos que não podem faltar na hora do banho, nós pensamos em shampoo, condicionar e máscara de hidratação. Porém, existe mais um produtinho essencial que está faltando nessa lista: o pré-shampoo! Você já ouviu falar nele? Sabe para que serve e quais são os seus benefícios? Se a resposta for negativa, não precisa se preocupar, pois nesse artigo você vai descobrir tudo o que você precisa saber sobre o pré-shampoo, como usá-lo da maneira correta e também os milagres que esse produtinho pode fazer pelos seus fios!

O que é o pré-shampoo?

Como o nome mesmo já indica, o pré-shampoo é um produto capilar que deve ser usado anteriormente ao shampoo. Ele pode ser encontrado em formato de creme ou líquido, e é facilmente visto em farmácias.

Para que serve o pré-shampoo?

Existem dois tipos diferentes de pré-shampoo e cada um dele oferece um benefício importante para os fios.

O primeiro deles é o que promove uma microesfoliação que abre as fibras capilares e, assim sendo, o shampoo consegue penetrar nos fios de forma mais profunda, limpando-os e retirando os resíduos que possam ter ficado presos no couro cabeludo. O resultado é um cabelo mais leve e o couro cabeludo livre da oleosidade.

Já o segundo tipo de pré-shampoo serve para proteger os fios contra os agentes do shampoo tradicional. Neste caso, o pré-shampoo nutre e selas as cutículas capilares, evitando assim que agentes externos possam danificar e quebrar os fios. O resultado são fios mais forte e saudáveis. Vale dizer, ainda, que o pré-shampoo protetor é muito indicado para cabelos cacheados e crespos, que tendem a ser mais quebradiços e sensíveis.

Como usar o pré-shampoo

Agora que você já descobriu os benefícios do pré-shampoo, chegou um momento crucial: saber como usá-lo. Você pode ficar tranqüila, pois o uso do pré-shampoo é simples e esse produto pode entrar na sua rotina de cuidados sem qualquer dificuldade.

O pré-shampoo em creme deve ser aplicado cerca de 10 minutos antes do banho. Para isso, é só aplicar o produto em toda a extensão dos fios, deixar o tempo indicado e depois lavar normalmente. O resultado fica ainda melhor caso você faça uma hidratação poderosa nos fios após essa limpeza profunda.

Já o pré-shampoo liquido deve permanecer nos fios por algumas horas, algo parecido com a já conhecida umectação. Depois é só lavar como de costume.

É importante destacar que o recomendado é sempre seguir à risca as instruções da embalagem do produto para que os resultados sejam os esperados. Existe, até mesmo, alguns pré-shampoos que indicam que você pode dormir com o produto nos fios e só lavar pela manhã, por isso, não se esqueça de dar uma olhadinha na embalagem do seu pré-shampoo!

Com que freqüência posso usar o pré-shampoo?

É muito importante destacar que o pré-shampoo não deve ser usado todos os dias. O indicado, geralmente, é que o seu uso seja a cada 20 dias. Tudo em excesso faz mal e com o pré-shampoo não é diferente. Caso seja usado com muita freqüência, ele pode sobrecarregar os fios e até mesmo acabar causando o efeito reverso, ou seja, fios quebradiços, frágeis, opacos e sem vitalidade.

Por isso, mais uma vez, o indicado é que você confira na embalagem do seu pré-shampoo qual é a freqüência que ele deve ser usado para que você consiga obter os resultados que espera.

Como fazer um pré-shampoo protetor ou de limpeza caseiro

Além dos pré-shampoo disponíveis no mercado, também é possível fazer o seu próprio pré-shampoo protetor ou de limpeza caseiro.

Se o seu objetivo é proteger os fios, você vai precisar apenas de óleo de coco. Basta esquentá-lo no microondas por alguns segundos e depois aplicá-lo no fios, deixando agir por alguns minutos antes de lavar normalmente. Se você quiser um efeito mais poderoso, uma boa opção é dormir com o óleo de coco nos fios e lavar o cabelo pela manhã. Para as cacheadas que estão em busca de definição dos cachos, esse pré-shampoo é uma excelente alternativa e o resultado já poderá ser visto logo após a primeira aplicação.

Já se o seu objetivo é fazer um pré-shampoo de limpeza caseiro, basta misturar 3 partes de azeite de oliva com 1 parte de açúcar cristal e aplicar na raiz, fazendo leves movimentos circulares para que aconteça uma esfoliação. Depois é só lavar com shampoo e condicionar normalmente.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>