Dicas

Pré poo: explicamos 5 pontos essenciais sobre essa técnica

Pré poo: explicamos 5 pontos essenciais sobre essa técnica

Método cada vez mais utilizado pelas cacheadas e crespas, o pré poo é uma excelente forma de proteger os seus fios da ação do shampoo, que pode fazer com que nossos cabelos fiquem ressecados.

Tanto o cabelo cacheado quanto o crespo sofrem com o ressecamento em excesso. Por isso, é comum que as donas desse tipo de cabelo procurem por alternativas para minimizar o efeito de produtos como o shampoo, que possui ação ressecadora.

O pré poo é uma das formas de potencializar o condicionamento dos fios. Ele faz com que os fios não fiquem com aparência seca e opaca após a utilização do shampoo. Isso possibilita a higienização de forma a manter a hidratação.

Por isso, se você sofre com cabelos secos, entenda tudo sobre essa técnica. Veja como fazer com que seus fios fiquem naturalmente mais hidratados de forma simples.

O que é um pré poo?

O pré poo é uma expressão que significa pré shampoo. Ou seja, esse é o procedimento feito antes de aplicarmos o produto que tem como objetivo lavar os fios.

Por meio dessa técnica, é possível fazer com que a ação do shampoo nos nossos cabelos seja minimizada. Isso garante um nível de ressecamento menor dos fios.

pré poo no cabelo crespo
Instagram: @modelesque_nic

Esse tratamento irá cuidar dos seus fios, protegendo-os de forma mais eficiente. Essa ação é ainda mais necessária quando usamos produtos que contém sal em sua fórmula.

Cabelos oleosos podem fazer pré poo?

O pré poo pode ser feito em todos os tipos de fios, inclusive no cabelo oleoso, já que o shampoo tem alto poder de ressecamento independente do seu tipo de fio.

A diferença é que, a depender de qual for a textura e o tipo do seu cabelo, você terá que alterar a misturinha que for aplicar nos seus fios, buscando tratar problemas específicos.

O cabelo oleoso parece ser mais difícil de ser tratado porque a impressão que temos é que tudo faz com que ele fique extremamente pesado.

pré poo em cabelo mais oleoso
Instagram: @niaarojass

No entanto, basta preparar o pré poo específico para o cabelo oleoso para perceber que os benefícios dessa técnica se estendem também para o seu cabelo, então sem desculpas, tá bem?

Pode fazer pré poo com condicionador?

O pré poo é feito com um produto de base neutra de sua escolha. Esse produto pode ser uma máscara de hidratação ou um condicionador. Por isso, você pode sim utilizar um condicionador para fazer esse tratamento.

A quantidade de produto dependerá do resultado desejado. As proporções devem ser alteradas de modo a suprir as necessidades dos seus fios.

Para tal, você deve analisar detalhes como o tamanho dos seus cabelos e a porosidade deles, uma vez que cabelos mais porosos tendem a sugar mais produto.

É importante, no entanto, que você escolha um condicionador adequado para o seu tipo de fio tanto para a misturinha quanto para aplicar após ter lavado os cabelos.

Os óleos são recomendados para essa técnica?

Para além da base branca, o pré poo utiliza uma fonte de nutrição, que pode ser óleo ou manteigas vegetais.

A mistura deve ser aplicada cerca de 30 minutos antes de lavar os fios. Aplique em todo o comprimento até as pontas e deixe agir.

Será formada uma camada de proteção em volta dos seus fios que fará com que a ação ressecadora do shampoo seja minimizada.

pré poo com óleo de coco

Dessa forma, você terá madeixas limpas e, ao mesmo tempo, protegidas. Após o período indicado, basta lavar os cabelos com o shampoo. Lembre-se sempre de aplicar o produto apenas na raiz e deixar com que ele escorra para o comprimento.

Por fim, condicione os seus fios como de costume.

É prático e fácil fazer com que suas madeixas fiquem protegidas contra a ação agressiva de produtos como o shampoo na hora de lavar os cabelos.

Quais produtos usar nessa técnica?

Além de proteger as suas madeixas contra as agressões do shampoo, essa técnica irá prevenir e reparar pontas duplas, fazer a manutenção da oleosidade dos seus fios e dar brilho para as suas madeixas.

A misturinha a ser aplicada nos seus cabelos deve conter uma base branca neutra, seja ela um creme de hidratação ou um condicionador de preferência.

Deve conter também uma fonte de nutrição, sendo ela óleos ou manteigas vegetais. Por fim, ela deve conter uma fonte de hidratação, que são vitaminas, chá, água, soro fisiológico, entre outros.

Misture todos esses ingredientes, alterando as proporções de acordo com a análise das necessidades dos seus cabelos.

Então, aplique antes de lavar os fios e deixe agir.

O pré poo é uma técnica extremamente interessante para fazer com que nossos cabelos sejam protegidos contra a ação agressiva do shampoo, que tem alto poder de ressecamento dos fios. Você pode também utilizar o óleo de argan nos fios para aumentar o poder de nutrição e deixar os seus cabelos ainda mais brilhosos e nutridos.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>