Porosidade: saiba identificar se o seu cabelo está poroso

Porosidade: saiba identificar se o seu cabelo está poroso

Os cuidados com os cabelos são uma rotina extremamente importante, independentemente do tipo, comprimento e condição dos fios. É preciso investir em rotinas inteligentes, que ajudem a manter a saúde capilar em dia e estimulem o processo nutritivo. Mas, antes de escolher por um ou outro tratamento, tenha muita atenção aos sinais apresentados pelos seus cabelos! Eles podem indicar fragilidades importantes e que precisam de uma atenção extra. Este é o caso dos fios com alta porosidade, por exemplo.

Você ainda não ouviu falar sobre porosidade capilar? Então, chegou a hora de ficar por dentro do assunto, pois esse é um ponto muito importante relacionado à saúde dos fios. A seguir, saiba mais sobre como detectar um caso de cabelo poroso!

Ainda não sabe o que é porosidade?! Então vamos te explicar tudo 😉

O que é porosidade capilar?

A porosidade é uma condição da fibra capilar, que indica a capacidade de absorção de água e outros nutrientes pelo cabelo. Assim, um cabelo poroso é um cabelo fragilizado, ressecado e quebradiço.

cabelo bonito
Cabelo poroso – @nectardobrasil

Essa porosidade pode ter origem em causas distintas e pode apresentar diferentes níveis, de acordo com o grau de agressão sofrida pelo cabelo. Por isso, a porosidade capilar é um fator importante e que deve ser observado antes de qualquer decisão em relação a tratamentos capilares. 

O que causa porosidade capilar?

A porosidade capilar pode estar atrelada a diferentes causas, que devem ser identificadas para a escolha do tratamento que seja o match perfeito para a condição de seus fios.

É importante saber que a porosidade pode ser uma característica inerente ao fio, mas que,  geralmente, está condicionada a um tipo de agressão sofrida pelos cabelos. Alisamentos, tingimentos, pinturas, processos de descoloração e fatores naturais (como sol, vento e água do mar) são os principais estímulos para que o seu cabelo fique poroso. Todos esses fatores alteram o pH do cabelo, aumentando a abertura da cutícula e elevando o grau de porosidade de suas madeixas.

Cutículas do fio conforme a porosidade – @omelhoroleodecabelo

Como saber se o seu cabelo está poroso?

Mas, então, como saber se o seu fio está muito poroso? Você pode procurar por um especialista no assunto ou, ainda, fazer um teste caseiro, que é rápido e eficiente para esse diagnóstico. Não tem mistério, em poucos minutos você poderá identificar o nível de porosidade do seu fio. Que tal aprender essa técnica?

Teste de porosidade

Para o teste de porosidade, você vai precisar de um copo de água filtrada e um fio de cabelo. A prática é simples: você vai colocar o fio de cabelo no copo e esperar 10 minutos para ver como ele reage. São três comportamentos possíveis:

  • O fio de cabelo vai boiar no copo: o que significa que ele tem baixa porosidade.
  • O fio de cabelo vai afundar parcialmente no copo: o que significa que ele tem média porosidade.
  • O fio de cabelo vai afundar completamente no copo: o que significa que ele tem alta porosidade.
cabelo poroso
Teste de porosidade

Porosidade baixa, média e alta: o que isso quer dizer?

Vamos entender o que significa cada um desses níveis de porosidade? Acompanhe a seguir as características de cada tipo de fio:

  • Baixa: o fio com porosidade baixa tem a cutícula bem fechada, ou seja, não absorve com facilidade a água e outros compostos líquidos. Ele responde de forma mais resistente a tratamentos de nutrição e hidratação. Entretanto, tende a apresentar aspecto bonito e saudável.
  • Média: o fio com esta classificação é o mais saudável, já que não apresenta muitos danos e, ao mesmo tempo, está receptível para a execução de tratamentos. De forma equilibrada, as cutículas fazem o seu trabalho junto à fibra capilar – absorvendo propriedades importantes para o seu desenvolvimento.
  • Alta: o fio com porosidade alta é um fio danificado, com a cutícula totalmente aberta. O cabelo nessas condições é frágil, quebradiço e com aspecto opaco.

Agora tudo faz sentido, não é mesmo?

Como evitar e recuperar cabelo poroso?

Para evitar e lidar com a situação de cabelo poroso, você precisará apostar em rotinas inteligentes de cuidado, que incluam tratamentos de reconstrução, nutrição e hidratação capilar – de acordo com as necessidades do seu fio.

Dependendo do grau de porosidade (baixa, média ou alta) já apresentada, o tratamento indicado é diferente:

  • Cabelos de baixa porosidade precisam de hidratação (cremes e máscaras hidratantes).
  • Cabelos de média porosidade precisam de nutrição (óleos vegetais, por exemplo, são uma boa opção).
  • Cabelos de alta porosidade precisam de reconstrução (produtos mais eficientes à base de queratina, por exemplo).

Como vimos, identificar o quão poroso seu cabelo está faz toda a diferença para uma rotina de cuidados eficiente e com foco na saúde dos fios. E, para isso, você viu que não tem mistério: basta realizar o teste que compartilhamos aqui com você!

E não esqueça de garantir a utilização dos produtos certos em seu cronograma capilar: que tenham boa qualidade, sejam coerentes às necessidades do seu fio e que atuem de forma inteligente junto à sua fibra capilar.

E então, que tal compartilhar os resultados de seu teste de porosidade? Você está com o cabelo poroso? Já passou por essa situação? Nos conte aqui nos comentários!

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra