Ter cabelos bonitos e saudáveis é uma parte importante na autoestima feminina. E um dos grandes inimigos no espelho são as pontas duplas e quebradas, que comprometem a aparência do cabelo, tornando os fios frágeis e danificados. 

Quando nossas madeixas estão ressecadas as pontas duplas aparecem e, na tentativa de combatê-las, muitas mulheres acabam recorrendo ao corte de cabelo. Não é raro ver mulheres cortando as pontinhas do cabelo com uma tesourinha.

Você sabe qual é a explicação para as pontas duplas? As pontas duplas acontecem quando a parte externa do fio, chamada de cutícula, se abre em duas ou mais partes. Alguns agentes naturais como o sol, vento e água do mar são responsáveis pelo seu surgimento. O abuso de produtos químicos, secador e chapinha também é um fator que causa intensificação desse problema.

Pontas duplas: o que são e como identificar?

Já foi estabelecido que o rompimento da cutícula capilar é o responsável pelo aparecimento de pontas duplas. Nosso fio de cabelo é dividido em três partes: a primeira, chamada medula, é a camada mais interior, na qual se distribuem os minerais e nutrientes; a segunda, o córtex, é a responsável pela força e elasticidade do fio, e se localiza no meio; a camada mais externa, chamada de cutícula, é composta por escamas que se sobrepõe.

Embora a parte exterior do cabelo sofra desgaste de modo natural, é possível que seu ressecamento seja agravado por agentes externos, fazendo com que a camada de gordura que envolve o fio se dissolva e abra suas escamas. Sem tal proteção, os fios se tornam mais sensíveis e tendem a se dividir na altura do comprimento: eis a explicação para o surgimento das pontas duplas.

Esse fenômeno é facilmente identificável. Basta analisar as pontas do cabelo e sua textura. Se você sente que suas madeixas estão muito secas, saiba que é possível tratar as pontas duplas sem ter que cortar os cabelos.

Como tratar?

Assim como na medicina, qualquer tratamento necessita, antes de qualquer coisa, de um diagnóstico adequado. Por isso, é importante saber o que está causando as pontas duplas e quebradas no seu cabelo para, então, decidir qual a é forma de tratamento mais adequada. Conheça alguns tratamentos:

1. Use produtos indicados para seu tipo de cabelo

Uma das dicas essenciais para quem busca manter a hidratação em dia, essa recomendação é frequentemente negligenciada. Entretanto, não é difícil entender porque a utilização de produtos indicados é importante para manter a saúde das madeixas em dia.

Imagine que você está viajando e com sede e, então, resolva entrar em uma loja para comprar algo. Não adianta nada comprar um biscoito quando o que você precisa é água, certo? É a mesma coisa com nosso cabelo. Se suas madeixas tem deficiência de certos nutrientes, não adianta fornecer algo diferente do que elas precisam.

Analise seu tipo de cabelo e procure o shampoo, condicionador e máscara adequados para dar ao seu cabelo o que ele precisa. 

2. Mantenha a hidratação em dia

Além de lavar o cabelo com o produto adequado, é importante manter a hidratação sempre em dia. Manter os cabelos saudáveis é essencial para combater o ressecamento e as pontas duplas.

A falta de hidratação tende a fazer com que nosso cabelo fique seco e, então, o frizz e as pontas duplas aparecem, decorrentes da falta de umidade. Por isso, invista sempre em tratamentos de hidratação para manter a saúde dos fios em dia.

3. Lembre-se de usar finalizadores

Você sente que hidrata seus cabelos com frequência e, mesmo assim, as pontas duplas e quebradas teimam em aparecer? Pode ser que você esteja negligenciando o finalizador. Esse produto age de forma a intensificar os benefícios trazidos pela hidratação e pela lavagem. 

Por isso, tenha sempre em mãos um leave-in. Ele selará o seu fio de cabelo, e disfarçando o frizz e as pontas duplas. 

4. Use o protetor térmico

Essa dica é especialmente importante para aquelas que utilizam secador e chapinha com frequência. Se você não consegue ficar sem esses utensílios, então lembre-se sempre de aplicar o protetor antes de utilizá-los, pois ele criará uma camada protetora que amenizará o excesso de calor.

Ao utilizar esse produto, seu cabelo não sofrerá tanto e ficará mais brilhoso. Além disso, tente não utilizar essas ferramentas com muita frequência. Também não lave os cabelos com água muito quente.

5. Corte as pontas do cabelo

Cortar regularmente as pontas é essencial para a saúde capilar.

Isso não significa ter que passar a tesoura nos fios todo mês, mas cortar as pontas do cabelo a cada três meses é necessário para remover as partes que já estão danificadas. Assim, os nutrientes da fibra capilar poderão ser utilizados para promover a hidratação e o crescimento em vez de tentar salvar as pontas duplas e quebradas.

Já ouviu falar do cronograma capilar?

Se você sente dificuldade em recuperar a saúde do cabelo, talvez seja interessante tentar o cronograma capilar, rotina de cuidados que intercala a hidratação, nutrição e reconstrução das madeixas. 

Cada etapa visa oferecer uma solução para problemas específicos, repondo a massa capilar e melhorando o aspecto do fio. Antes de aderir ao cronograma, é importante saber qual é o maior vilão da saúde de suas madeixas para poder focar na solução mais vantajosa.

Busque informações e produtos sobre o cronograma capilar indicado para o seu cabelo e veja as maravilhas que essa prática pode fazer para ajudar a não somente eliminar as pontas duplas como a recuperar a saúde capilar.

pontas duplas e quebradas

GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar

GuardarGuardarGuardar