Pontas duplas: o que são e como tratar?

Pontas duplas: o que são e como tratar?

As pontas duplas são grandes inimigas da saúde e da beleza dos nossos cabelos. Além de comprometer a aparência, elas contribuem para fazer com que os fios fiquem mais frágeis e propensos à quebra.

Elas são o resultado do ressecamento capilar, e é muito comum que as donas de madeixas com pontas duplas escolham cortar os cabelos como forma de se livrar desse problema.

Se você sofre com as indesejadas pontas duplas, não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Mas para evitar o efeito palha e saber como tratar os cabelos e se livrar dessas indesejadas companheiras, primeiro precisamos saber porque elas aparecem em nossas madeixas.

O que são as pontas duplas?

As pontas duplas são resultado da fragmentação dos fios de cabelo. Nossos fios são envoltos por uma película cuja função é protegê-los da agressão externa. Essa película é a cutícula capilar.

A parte mais externa de nossos cabelos sofre agressões diárias de agentes externos como o vento, sol, poluição etc. Isso faz com que a cutícula capilar se enfraqueça e acabe perdendo hidratação e nutrientes importantes para seu fortalecimento.

Quando não tomamos os devidos cuidados a fim de devolver à cutícula a nutrição necessária para que ela se mantenha firme, ela pode se quebrar nas pontas, gerando as pontas duplas.

pontas duplas
Pontas duplas – @salãovirtual

Possíveis causas das pontas duplas

Além da ação de agentes externos, algumas coisas que fazemos podem aumentar o ressecamento capilar, facilitando o aparecimento de pontas duplas. Por exemplo, usar secador e chapinha em excesso pode contribuir para que a hidratação dos cabelos seja perdida, danificando os fios a longo prazo.

Mulheres que fazem procedimentos químicos com frequência também estão sujeitas ao aparecimento de pontas duplas. Isso porque esses procedimentos agem na estrutura do fio a fim de modificá-la. Para tal, é necessário abrir a fibra capilar, fazendo com que o cabelo perca muita água, nutrientes e gordura essenciais para sua saúde.

As mulheres cacheadas também sofrem mais com esse problema devido ao formato espiralado de suas madeixas, que faz com que a hidratação da raiz tenha mais dificuldade de chegar até as pontas, deixando-as sensíveis e ressecadas.

Para entender qual o tratamento mais adequado para se livrar das pontas duplas, você precisa saber exatamente o que está causando o ressecamento dos seus cabelos. Procure analisar seus fios e faça um diagnóstico adequado do problema para escolher a solução mais indicada.

Como tratar?

Se você está sofrendo com as pontas duplas, não se desespere. Saiba que alguns simples cuidados podem ajudar a recuperar a saúde de seus cabelos, fazendo com que elas desapareçam.

É importante lembrar-se de usar sempre produtos finalizadores, que servem para selar a cutícula das pontas, fator que ajuda a combater as pontas duplas. O mesmo vale para o protetor térmico, que não deve ser negligenciado.

O ideal seria evitar utilizar ferramentas de calor em excesso, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Então, sempre que for usar o secador ou a chapinha, lembre-se de aplicar antes o protetor térmico, que irá proteger a cutícula.

Outra coisa importante a se lembrar é manter a hidratação sempre em dia. Aconselhamos aderir ao cronograma capilar, rotina de cuidados que visa hidratar, nutrir e reconstruir a fibra capilar. Dessa forma, você pode fornecer às suas madeixas tudo que elas precisam para ficarem fortes e saudáveis por mais tempo.

Leia mais: Hidratação, nutrição ou reconstrução: qual etapa do cronograma capilar você precisa focar? [QUIZ]

Invista em produtos com fator de proteção solar, que amenizam a ação no sol nas madeixas. Há muitos cremes, leave-ins e finalizadores que tem esse fator de proteção, então escolha o mais adequado para seu tipo de cabelo e lembre-se de aplicá-los sempre.

Na hora de fazer penteados, cuidado para não apertar muito os fios ou usar elásticos que possam contribuir para a quebra do cabelo.

Por fim, não tenha medo do cortezinho de cabelo. Sabemos que a palavra corte parece ser a grande inimiga daquelas que estão buscando comprimento, mas acredite, nossas madeixas podem se beneficiar do corte das pontas a cada três meses.

Dessa forma, você poderá remover as partes mais danificadas, fazendo com que a hidratação possa percorrer todo o fio de maneira mais uniforme, auxiliando no crescimento.

pontas duplas
Antes e depois tratamento pontas duplas

Vale a pena investir em óleos?

Óleo de coco, óleo de argan, óleo finalizante. Parece que os óleos estão cada vez mais na moda quando se trata de saúde capilar, e não é à toa. Esses produtos têm o poder de promover um alto nível de hidratação e nutrição para os cabelos e podem ser grandes aliados no combate ao ressecamento.

Os óleos podem ser usados como finalizadores, em conjunto com máscaras hidratantes ou sozinhos para fazer a umectação capilar. Escolha seu óleo preferido e o método de utilização que mais te agrada e insira esses poderosos ativos na sua listinha de cuidados capilares. Suas madeixas irão agradecer.

Cabelos cuja estrutura se encontra muito danificada podem se beneficiar também da queratina líquida na hora da reconstrução. 


Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?