DicasFrizzHidratação

Pode açúcar no cabelo? Veja os benefícios e como funciona esse tratamento

Açúcar no cabelo @christinle_Açúcar no cabelo @christinle_

A demanda pelo uso de produtos naturais nos cabelos tem aumentado cada vez mais. Quando pensamos em ingredientes naturais, automaticamente vem à nossa cabeça frutas e coisas semelhantes. Mas você sabia que dá para usar açúcar no cabelo?

Parece estranho pensar em usar esse ingrediente em nossas madeixas, mas, assim como a maisena, o açúcar pode ser um grande aliado da hidratação capilar. A recomendação geral é que ele seja cortado de nossa dieta, mas isso não se aplica quando falamos em técnicas para recuperar a saúde dos fios.

É claro que não quero dizer que você tenha que pegar um quilo de açúcar na cozinha e aplicá-lo diretamente nos seus fios, mas existem receitas de açúcar no cabelo que podem contribuir para manter suas madeixas lindas e saudáveis.

Benefícios do açúcar no cabelo

O uso de açúcar no cabelo apresenta muitas vantagens para os nossos fios. Esse ingrediente, por exemplo, ajuda a recuperar a maciez e também o brilho das nossas madeixas, fazendo com que os cabelos fiquem mais maleáveis e com aspecto saudável.

Açúcar no cabelo @thecurlybella
Açúcar no cabelo @thecurlybella

A hidratação de açúcar no cabelo também é um importante auxílio no combate ao frizz e a porosidade dos fios. Quando a porosidade dos fios está muito alta, a fibra capilar tem mais dificuldade em absorver os principais nutrientes e vitaminas, e o açúcar auxilia nesse processo de absorção. Isso porque o açúcar no cabelo ajuda a selar a cutícula dos fios, fazendo com que a hidratação seja retida ali dentro. Por fim, ela também é uma importante forma de combater as indesejadas pontas duplas que causam um aspecto indesejado nos nossos fios.

Como funciona o açúcar no cabelo

A hidratação de açúcar no cabelo é feita por meio da mistura desse ingrediente com outros ativos naturais e até mesmo com a máscara de hidratação de sua preferência, a fim de garantir mais brilho e vitalidade para os seus cabelos.

Isso ocorre porque o açúcar é um poderoso esfoliante capilar e, ao fazer a esfoliação dos nossos fios, promove mais brilho, maciez e um melhor alinhamento dos nossos cabelos, já que ele atua de forma a reduzir o frizz.

É também por meio da sua ação esfoliante que o açúcar no cabelo tem a capacidade de recuperar fios que apresentem porosidade alta, fazendo com que eles se tornem mais aptos a absorver nutrientes, vitaminas e proteínas.

Como usar açúcar no cabelo

O açúcar no cabelo pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo, desde os mais lisos até os que buscam hidratação para cabelos cacheados. Olha que opção fácil e democrática!

A receita que passarei aqui com açúcar é a mais simples, usando a sua máscara de hidratação de costume. No entanto, você pode experimentar muitas outras maneiras diferentes e descobrir fórmulas novas. Não esqueça de compartilhar com a gente aqui nos comentários sua receitinha preferida.

Receita de açúcar no cabelo

  1. Misture 3 colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida com 2 colheres de sopa de açúcar cristal ou mascavo em um recipiente e deixe reservado.
  2. Higienize seu cabelo como de costume, preferencialmente utilizando um shampoo antirresíduos. Você pode usar o shampoo da linha Yentox que irá abrir a fibra capilar e permitir a melhor penetração da mistura.
  3. Então, com os fios ainda úmidos, aplique a mistura, espalhando bem mecha por mecha e massageando.
  4. Deixe essa mistura agir por 20 minutos nos seus fios e depois enxague bem. Na hora de enxaguar os cabelos, é importante se lembrar de usar sempre água morna ou fria, nunca quente, pois isso irá apenas contribuir para o ressecamento das suas madeixas.

Também não é preciso aplicar shampoo nem condicionador ao enxaguar, apenas se certifique de tirar toda a mistura dos fios e depois finalize como de costume.

Quantas vezes posso usar açúcar no cabelo

A hidratação com açúcar no cabelo pode ser feita a cada quinze dias. Devido à sua ação esfoliante, não é recomendável que ela seja feita mais vezes do que o período quinzenal.

Açúcar no cabelo @sonho_de_lar_
Açúcar no cabelo @sonho_de_lar_

Você pode incrementar esse tratamento com outros cuidados para além da hidratação, como a reconstrução e a nutrição capilar. Essas três principais formas de tratamento dos cabelos constituem o cronograma capilar, rotina de cuidados que busca suprir as principais necessidades capilares, mantendo os fios saudáveis por mais tempo.

Se você deseja potencializar a hidratação com açúcar no cabelo, é possível adicionar óleo vegetal a essa mistura. Quando estiver misturando a sua máscara e o açúcar, adicione uma colher de chá do óleo vegetal de sua preferência, como o óleo de coco.

Isso irá ajudar a fazer com que seus cabelos permaneçam nutridos e a sensação de maciez ao toque fique por mais tempo.

Além da hidratação com açúcar no cabelo, é possível utilizar outros ingredientes que encontramos na cozinha, como o óleo de rícino. Veja sete receitas caseiras que auxiliarão a dar mais brilho e ainda atuarão para aumentar o ritmo do crescimento capilar.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>