Platinar o cabelo: as 10 dúvidas mais comuns solucionadas

Platinar o cabelo: as 10 dúvidas mais comuns solucionadas

A moda de platinar o cabelo está sempre em alta. A proposta é mesmo linda, com fios claríssimos e cheios de personalidade. Ainda assim, quando se pensa em ficar loira, surgem muitas dúvidas, principalmente quanto à preservação da saúde das madeixas.

Para fios platinados e SAUDÁVEIS

Afinal, platinar o cabelo prejudica os fios? Qual é a melhor forma de platinar? Quais são os cuidados necessários para reduzir a agressão aos fios? Descubra, no artigo de hoje, mais sobre essas questões e veja dicas para ficar loira sem causar danos excessivos às suas madeixas. Vamos lá?

10 dúvidas e respostas sobre platinar o cabelo

Antes de realizar qualquer mudança ou processo químico nos cabelos, é fundamental informar-se sobre o procedimento, as melhores técnicas e, até mesmo, quanto a eventuais contraindicações. Por isso, confira agora algumas informações importantes para ajudá-la a platinar o cabelo sem complicações!

1 -Como platinar o cabelo?

Os cabelos platinados são obtidos por meio de um processo químico que altera a pigmentação do fio. Esse procedimento, basicamente, envolve duas importantes etapas: a descoloração e a tonalização. A primeira é a que irá tirar toda a cor do seu cabelo, deixando-o pronto para o processo. A segunda é a que vai proporcionar o seu “platinado ideal”, através de uma tintura tonalizante.

Processo de descoloração – @alunosonline.uol

2 – Posso platinar o cabelo em casa?

Essa é uma pergunta frequente e muito delicada. Mas a recomendação geral é de que, a menos que você entenda profundamente sobre o assunto, evite fazer o procedimento em casaPlatinar o cabelo de forma caseira, sem a supervisão e a expertise de um profissional, pode oferecer sérios riscos à sua saúde capilar. Sendo assim, prefira optar por um bom cabeleireiro para realizar esse procedimento com segurança, cuidado e a aplicação das técnicas mais profissionais para garantir beleza e saúde para suas madeixas.

3 – Preciso fazer um teste no cabelo antes de platiná-lo?

Sim! É indispensável que você faça o famoso teste antes de platinar o cabelo por completo. Isso é muito importante para identificar possíveis reações e outras adversidades do seu couro cabeludo a partir do contato com os produtos. Para isso, basta separar uma mechinha do cabelo antes de fazer todo o processo químico – aguardando alguns minutos para ver o comportamento do fio.

Teste de mecha – @tudosobrecabelos

4 – Se eu platinar, vou estragar meu cabelo?

Essa é uma dúvida bastante comum e que precisa ser bem analisada antes da tomada de decisão. O processo químico que deixa o cabelo platinado é bastante agressivo para o fio e pode, sim, causar danos no curto e longo prazo. Como a descoloração agride de forma profunda o fio, é preciso considerar esse como um processo arriscado. Entretanto, isso não é regra: com bons cuidados e rotinas de manutenção, o seu cabelo pode manter-se saudável.

5 – Quanto tempo vou ficar loira platinada?

O efeito platinado apresenta um tempo de durabilidade curto – que varia de acordo com o cabelo em questão -, que costuma ficar entre três e seis meses. Com o tempo, ele vai ficando desbotado, perdendo o loiro platinado e promovendo aquele efeito “amarelado”. Por isso, rotinas de manutenção da cor são recomendadas de forma periódica.

6 – Quais são os cuidados que devo ter antes de ficar loira?

Antes de você colocar em prática a ideia de ficar loira platinada, precisará conhecer as condições dos seus fios. Cabelos muito ressecados, frágeis e deficientes em nutrientes não podem ser expostos a este tipo de agressão – caso contrário, os fios ficarão muito suscetíveis à quebra. É preciso garantir que o seu cabelo esteja forte o suficiente para receber essa química – então, nada de ansiedade, ok? Para conquistar o efeito que você deseja, é preciso ter cuidados antes e após a química.

É importante que os fios estejam fortes para aguentar o processo!

7 – Todo mundo pode platinar o cabelo?

Sim, todo mundo pode platinar o cabelo! Loiras, morenas, ruivas, cabelos lisos ou cacheados estão aptos para esta transformação. A única ressalva, como vimos, diz respeito às condições dos fios: eles precisam estar fortes e saudáveis para serem submetidos ao processo.

8 – Quais rotinas precisarei adotar depois de platinar meu cabelo?

Ficar loira exige alguns reforços nos cuidados de manutenção. Você precisará, por exemplo, incluir rotinas de nutrição e hidratação capilar. Além disso, é importante reforçar os cuidados com agentes externos: água quente, sol, etc. Aposte em bons produtos e não esqueça do protetor térmico!

9 – Qual é a melhor hidratação para a madeixa loira?

A melhor hidratação para os cabelos platinados costuma ser a famosa “máscara roxa”. Ela é desenvolvida especialmente para cabelos nessas condições, tendo alto poder nutritivo e fortalecedorAinda, ela dá aquela ajudinha extra para os fios não amarelarem. Sendo assim, busque opções com fórmulas ricas em nutrientes como a queratina e os sais minerais para garantir a beleza e a saúde dos fios platinados.

10 – Vou ficar bonita com o cabelo platinado?

Amiga, primeiramente: você já é bonita! O que é importante saber é que os cabelos platinados representam uma grande mudança de visual, o que faz com que algumas pessoas demorem a se acostumar com ela e a sentirem-se confiantes com o novo look.

Você já foi loira alguma vez? Se ainda não, vale fazer um teste para ver se você gosta da combinação com seu tom de pele e cor dos olhos. Se você tem dúvidas se irá gostar do resultado, pode começar fazendo mechas ou um ombré hair, por exemplo, antes de platinar por completo suas madeixas.

Que tal continuar aprendendo mais sobre o platinado? Confira também o artigo que preparamos com 5 coisas que você precisa saber antes de platinar os fios.

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra