Plástica dos fios: saiba o que é o procedimento e como adotar

Plástica dos fios: saiba o que é o procedimento e como adotar

Se você dá aquela passadinha no salão vez ou outra, ou adora ler sobre cabelos na internet, já deve ter se deparado com a plástica dos fios. E, com tanta novidade acontecendo no ramo da beleza, é difícil entender a diferença entre os procedimentos, não é? Mas, fique tranquila que nós estamos aqui para te ajudar a entender os detalhes de cada um e escolher o melhor para as suas madeixas.

O assunto de hoje, claro, é a plástica capilar. Afinal, ela é ou não um alisamento? Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo? Qual o período de manutenção? Essas e muitas outras dúvidas são respondidas no artigo abaixo. Então, acompanhe e não perca nenhum detalhe!

Entenda o que é, de fato, a plástica dos fios

O termo plástica faz a gente pensar em alguma mudança radical. Talvez por isso que a plástica capilar ainda sofra alguma resistência, pois muitas pensam que ela altera a estrutura dos fios. O procedimento, na verdade, nada mais é que um banho de queratina, proteína naturalmente presente nos fios, mas que pode ser perdida por uma série de ações, desde tratamentos quimicamente agressivos, a água quente utilizada para lavar os cabelos e envelhecimento capilar.

Então, saiba que é mito: a plástica dos fios não é um tipo de alisamento, uma vez que não altera a estrutura dos fios, apenas devolve a ela as proteínas perdidas por ações externas. A queratina é essencial para manter a saúde do cabelo, dá força, elasticidade e evita a quebra dos fios, principalmente quando molhados. É a falta dessa proteína que deixa os cabelos opacos e quebradiços, com aquele aspecto emborrachado.

Entretanto, não é porque a plástica dos fios não altera a estrutura do cabelo que os resultados são passageiros! Como o tratamento recupera a saúde do fio de dentro para fora, não apenas “mascarando” o problema, os resultados não vão ralo abaixo! Mas, a gente já vai falar mais sobre a manutenção logo mais.

Saiba quais os principais benefícios do tratamento

Afinal, o que esperar depois de realizar a plástica dos fios? Conheça alguns dos resultados que você vai ostentar por aí:

  • ao repor a queratina, os fios ficam mais alinhados e até o frizz diminui drasticamente;
  • o cabelo fortalecido também fica muito mais brilhoso e maleável;
  • dá corpo aos fios que estão finos por conta dos danos;
  • previne danos futuros ao tratar o fio desde o córtex.

Conheça o processo utilizado na plástica capilar

O processo de plástica dos fios tem um diferencial bem interessante que é não necessitar do calor da chapinha ou secador para que o produto atue no cabelo. Isso acontece porque o produto utilizado na plástica contém aminoácidos que penetram fundo no fio, chegando até o córtex, e o calor acelera esse processo, fazendo com que essas partículas se unam ainda na superfície do fio.

Em casa ou no salão o procedimento é o mesmo:

    1. os cabelos devem ser lavados com um shampoo de limpeza profunda, que abre bem as cutículas do cabelo e facilita a penetração do produto escolhido;

    2. é retirado o excesso de água;

    3. aplica-se o produto, sem excesso, de maneira uniforme por todo o cabelo (40ml ou 50ml são suficientes para cabelos de tamanho médio);

    4. espere o tempo de ação indicado na embalagem;

    5. após o tempo de ação, o produto é retirado e não é necessário secar.

A grande diferença entre os resultados obtidos em casa daqueles conseguidos com a ajuda e profissionais é a qualidade do produto utilizado. Mas, mesmo quem busca ajuda especializada precisa ficar de olho: confira sempre a composição do produto, ela deve conter apenas vitaminas e aminoácidos, ou seja, nada de químicos e, muito menos, formol!

Alguns cuidados que prolongam o resultado

A plástica dos fios dura cerca de um mês e, depois desse tempo, pode ser que você nem precise mais dar esse banho de queratina no cabelo. Se ele estiver reconstruído, apenas a manutenção com produtos específicos já dá conta do recado.

Para fazer com que o procedimento dure mais tempo, utilize shampoos específicos para o seu tipo de cabelo e também aposte em hidratações frequentes para manter a umidade natural dos fios e as escamas do cabelo alinhadas, evitando a perda de queratina.

Quem pode ― e quem não pode ― realizar o procedimento

Assim como a reconstrução capilar, a plástica dos fios é recomendada para quem está com as madeixas bastante danificadas por conta de procedimentos químicos, coloração ou desgaste natural do cabelo por exposição ao sol e poluição todos os dias.

Mas, essa indicação pode, também, ser uma contraindicação. Calma que a gente explica! Dependendo do estado do fio, se estiver muito fraco e quebradiço, colocar queratina no cabelo pode causar um efeito rebote que inclui pontas duplas e ainda mais fragilidade e propensão à quebra.

E aí, conseguimos tirar todas as suas dúvidas sobre plástica dos fios? Se ainda restou alguma, registre aqui embaixo nos comentários que logo voltamos com a resposta!

plástica dos fios

Tuany Fraga

Tuany Fraga

Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra