ColoraçãoDicas

Pintar o cabelo: desvendamos as 10 maiores dúvidas sobre o tema e ainda ensinamos como fazer em casa

pintar o cabelo

Está a fim de pintar o cabelo ou pinta o cabelo com frequência? Então, com certeza você deve ter uma série de perguntas a respeito da mudança de cor dos cabelos e quais são as melhores formas de cuidar dos fios e fazer essa transformação, seja no salão ou em casa.

Independente de qual for a cor de cabelo que você deseja obter, seja para torná-los mais escuros ou para clarear, o fato é que entender melhor como funciona o processo de mudar a cor dos cabelos pode tornar os cuidados mais fáceis, além de resolver alguns probleminhas.

Sabe quando você vê aquela cor linda no cabelo dos outros e, na hora que vai aplicar nas suas madeixas, poderia até fazer parte daqueles memes de “o início de um sonho/deu tudo errado”?

pintar o cabelo com diferentes cores
@sophiehannah

Isso é porque para pintar o cabelo é preciso saber analisar direitinho o seu tipo de fio, para saber qual será a melhor cor para as suas madeixas, qual produto deixará a cor do jeitinho que você quer.

Se você está pensando em colorir os fios, não deixe de ler o artigo a seguir e ficar por dentro das principais dúvidas em relação ao assunto. Além disso, nós vamos te ensinar também o passo a passo para pintar o cabelo em casa sem erro!  

Pintar o cabelo: 10 dúvidas

Advertisement

Você deve saber a quantidade de informações desconversadas que existe na internet. Às vezes, vamos pesquisar por uma coisa simples e acabamos achando tantas informações que, ao invés de solucionar nossas dúvidas, nos confundimos ainda mais.

Então, se você tem dúvidas sobre colorir os seus fios, chegou a hora de solucionar essas dúvidas e entender direitinho a melhor forma de pintar o cabelo. Vamos lá?

Após ler esse artigo, você com certeza ficará mais segura e confiante a respeito da decisão de pintar os seus fios.

pintar o cabelo desde a raiz
Instagram: @leoninadecachos

1 – A tintura enfraquece os fios?

Sim. Na essência, esse produto corrói a camada mais superficial dos fios e, com o tempo é possível que eles fiquem mais opacos e quebradiços.

A boa notícia é que muitos produtos que existem no mercado para pintar os cabelos não contém amônia. Ainda que dure menos tempo, esse produto é bem menos agressivo aos fios. Os tonalizantes também são uma excelente opção!

2 – Gestantes podem pintar o cabelo? 

Não. Não é recomendável que mulheres grávidas pintem os cabelos durante a gestação, já que os produtos de coloração posusem substâncias químicas que podem ser absorvidas pelo organismo da mãe, sendo levados até o feto.

De forma geral, os especialistas recomendam que se evite qualquer tipo de tintura durante o período de gestação, até mesmo nos produtos que possuem fórmula mais fraca.

3 – A cor fica mais forte se eu deixar a tinta por mais tempo?

Não. A coloração possui um tempo especifico de ação e, por isso, deixar mais tempo do que o determinado pode acabar prejudicando a saúde dos seus fios.  

pintar o cabelo claro
@kennedyclairewalsh

4 – Fiz alisamento. Posso colorir?

Depende. A maioria dos procedimentos químicos, como o alisamento, agem na estrutura dos fios, modificando-as.  Por isso, é indicado tomar cuidado ao fazer um segundo procedimento químico em cabelos que tenham sido quimicamente tratados.

O mais recomendado é dar um intervalo de ao menos 15 dias para pintar o cabelo depois da progressiva ou outro alisamento.

5 – Pintei o cabelo. Quando devo retocar?

O tempo de retoque varia de pessoa para pessoa, sendo, geralmente, a cada 15 dias ou uma vez por mês. 

6 – Como não manchar a testa, orelha e outras regiões na hora de tingir?

Parece difícil, mas não é! Para não manchar a pele com tinta, basta aplicar um creme hidratante à base de vaselina nas regiões mais propensas a ficarem manchadas. Fica a dica!

Advertisement

preparação para pintar o cabelo
Instagram: @keyladragosaudecapilar

7 – Pintei o cabelo, mas desbotou muito rápido.  E agora?

Se você pintou o cabelo e ele desbotou muito rápido é sinal de que os seus fios estão porosos e ressecados. Portanto, antes de resolver o problema da coloração, seu cabelo precisa ser bem hidratado e ficar saudável para que consiga receber a cor. 

8 – Cabelos tingidos precisam de cuidados especiais?

Sim! Para manter a cor e a integridade dos fios é recomendado usar shampoos e condicionadores especificam para cabelos coloridos, fazer uma hidratação semanalmente e utilizar produtos com filtro solar. 

cabelo ruivo

9 – Shampoos antiresíduos desbotam a cor?

Sim! O shampoo antiresíduos não é indicado para cabelos coloridos, pois como tem a função de eliminar as impurezas de forma profunda, acabam fazendo com que a cor fique desbotada.

10 – Quero clarear meu cabelo. Devo usar tintura ou passar descolorante antes?

Depende. Caso você queira pintar o cabelo e ter uma mudança radical, como passar do castanho escuro para o loiro, é necessário o uso do pó descolorante. Já se o seu cabelo é claro e você quer apenas baixar alguns tons, é possível clareá-lo usando somente a tinta. 

Como pintar o cabelo em casa

Pintar o cabelo em casa não é uma missão difícil! Se você é das que gostam de colocar a mão na massa, não deixe de seguir o nosso passo a passo! 

Você vai precisar de:

  1. Pote para fazer a mistura;
  2. Capa de plástica ou camisa velha para não manchar a sua roupa;
  3. Creme hidratante a base de vaselina para passar nas orelhas e testa;
  4. Luvas de plástico;
  5. Pincel próprio para tintura;
  6. Tintura de boa qualidade e na cor desejada

Passo a passo para pintar o cabelo:

1º Passo: Faça o teste de toque para verificar se você tem alguma alergia à tinta. Para isso, coloque uma gota da coloração com o revelador atrás da orelha. Se o local coçar ou ficar vermelho em até 48h, não use o produto. Caso contrário, siga em frente! 

Antes de iniciar, não se esqueça de por as luvas e a capa plástica ou a camisa velha, e também o creme a base de vaselina nas regiões da pele que podem manchar, ok?

2º Passo: Divida o cabelo e separe em mechas, de mais ou menos 2cm de espessura. Prenda-as com piranhas ou grampos;

3º Passo: Com o pincel, aplique a tintura em cada mecha, começando pelas da região da franja para trás. Vá sempre da raiz até as pontas.

4º Passo: Quando todas as mechas estiverem cobertas de tinta, faça uma massagem com as mãos para espalhar bem o produto;

5º Passo: Aguarde o tempo indicado na embalagem; 

6º Passo: Depois do tempo indicado na embalagem, lave o cabelo conforme descrito na embalagem. Algumas tintas indicam lavar somente com água e outras vem com um kit;

7º Passo: Deixe secar naturalmente ou seque com o secador, em temperatura baixa. 

Advertisement
Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>