Pintar o cabelo: desvendamos as 10 maiores dúvidas sobre o tema e ainda ensinamos como fazer em casa

Pintar o cabelo: desvendamos as 10 maiores dúvidas sobre o tema e ainda ensinamos como fazer em casa

Você pinta seu cabelo ou gostaria de pintar? Então, sem dúvidas, você deve ter muitas perguntas sobre o tema, né? Não importa se você quer ficar ruiva, loira, escurecer os fios ou clareá-los, o fato é que saber alguns detalhes sobre pintar o cabelo pode te ajudar não só a entender o porquê que a cor não ficou como o desejado, como também aprender como cuidar dos fios após serem coloridos, por exemplo. 

Se você está pensando em colorir os fios, não deixe de ler o artigo a seguir e ficar por dentro das principais dúvidas em relação ao assunto. Além disso, nós vamos te ensinar também o passo a passo para pintar o cabelo em casa sem erro!  

pintar o cabelo
@sophiehannah

Pintar o cabelo: 10 dúvidas

Chegou a hora de tirar as suas dúvidas em relação a pintar o cabelo. Vamos nessa? Depois dessa leitura você ficará ainda mais segura e confiante diante da decisão de pintar ou não os fios!

1 – A tintura enfraquece os fios?

Sim. Na essência, a tintura corrói a camada superficial dos fios e, com o tempo, é possíveis que eles fiquem mais opacos e quebradiços. A boa notícia é que existem muitos produtos no mercado para pintar o cabelo sem amônia e que, embora durem menos, também são menos agressivos. Os tonalizantes também são uma excelente opção!

2 – Gestantes podem pintar o cabelo? 

Não. Não é recomendado que gestantes pintem o cabelo, já que substâncias químicas podem ser absorvidas pelo organismo. Os especialistas recomendam que se evite qualquer tipo de tintura no período gestacional, mesmo as com fórmulas mais fracas. 

3 – A cor fica mais forte se eu deixar a tinta por mais tempo?

Não. A coloração possui um tempo especifico de ação e, por isso, deixar mais tempo do que o determinado pode acabar prejudicando a saúde dos seus fios.  

4 – Fiz alisamento. Posso colorir?

A maioria dos procedimentos químicos, como o alisamento, pode modificar a estrutura dos fios e, por isso, é indicado que se tome um pouco de cuidado ao realizar um segundo procedimento em cabelos já quimicamente tratados. O recomendado é que se dê o intervalo de, ao menos, 15 dias entre um procedimento e outro. 

5 – Pintei o cabelo. Quando devo retocar?

O tempo de retoque varia de pessoa para pessoa, sendo, geralmente, a cada 15 dias ou uma vez por mês. 

pintar o cabelo
@kennedyclairewalsh

6 – Como não manchar a testa, orelha e outras regiões na hora de tingir?

Parece difícil, mas não é! Para não manchar a pele com tinta, basta aplicar um creme hidratante à base de vaselina nas regiões mais propensas a ficarem manchadas. Fica a dica!

7 – Pintei o cabelo, mas desbotou muito rápido.  E agora?

Se você pintou o cabelo e ele desbotou muito rápido é sinal de que os seus fios estão porosos e ressecados. Portanto, antes de resolver o problema da coloração, seu cabelo precisa ser bem hidratado e ficar saudável para que consiga receber a cor. 

8 – Cabelos tingidos precisam de cuidados especiais?

Sim! Para manter a cor e a integridade dos fios é recomendado usar shampoos e condicionadores especificam para cabelos coloridos, fazer uma hidratação semanalmente e utilizar produtos com filtro solar. 

9 – Shampoos antiresíduos desbotam a cor?

Sim! O shampoo antiresíduos não é indicado para cabelos coloridos, pois como tem a função de eliminar as impurezas de forma profunda, acabam fazendo com que a cor fique desbotada.

10 – Quero clarear meu cabelo. Devo usar tintura ou passar descolorante antes?

Depende. Caso você queira pintar o cabelo e ter uma mudança radical, como passar do castanho escuro para o loiro, é necessário o uso do pó descolorante. Já se o seu cabelo é claro e você quer apenas baixar alguns tons, é possível clareá-lo usando somente a tinta. 

Como pintar o cabelo em casa

Pintar o cabelo em casa não é uma missão difícil! Se você é das que gostam de colocar a mão na massa, não deixe de seguir o nosso passo a passo! 

Você vai precisar de:

  1. Pote para fazer a mistura;
  2. Capa de plástica ou camisa velha para não manchar a sua roupa;
  3. Creme hidratante a base de vaselina para passar nas orelhas e testa;
  4. Luvas de plástico;
  5. Pincel próprio para tintura;
  6. Tintura de boa qualidade e na cor desejada

Passo a passo para pintar o cabelo:

1º Passo: Faça o teste de toque para verificar se você tem alguma alergia à tinta. Para isso, coloque uma gota da coloração com o revelador atrás da orelha. Se o local coçar ou ficar vermelho em até 48h, não use o produto. Caso contrário, siga em frente! 

Antes de iniciar, não se esqueça de por as luvas e a capa plástica ou a camisa velha, e também o creme a base de vaselina nas regiões da pele que podem manchar, ok?

2º Passo: Divida o cabelo e separe em mechas, de mais ou menos 2cm de espessura. Prenda-as com piranhas ou grampos;

3º Passo: Com o pincel, aplique a tintura em cada mecha, começando pelas da região da franja para trás. Vá sempre da raiz até as pontas.

4º Passo: Quando todas as mechas estiverem cobertas de tinta, faça uma massagem com as mãos para espalhar bem o produto;

5º Passo: Aguarde o tempo indicado na embalagem; 

6º Passo: Depois do tempo indicado na embalagem, lave o cabelo conforme descrito na embalagem. Algumas tintas indicam lavar somente com água e outras vem com um kit;

7º Passo: Deixe secar naturalmente ou seque com o secador, em temperatura baixa. 

Samira Chalom

Samira Chalom

Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra