Os penteados com trança são ótimas alternativas para sair da mesmice e o que não faltam são opções para todos os gostos. Além disso, ainda tem a vantagem de a trança ficar bem em todos os tipos de cabelo, seja cacheado, liso, ondulado ou crespo e nunca sair de moda.
Como o leque de opções de penteados com trança é grande, existem as alternativas mais formais até as mais informais, as fáceis de fazer e as mais complicadinhas. Da formatura e festa aos eventos mais informais, os penteados com trança complementam o look. Super importante dizer que esses penteados também salvam nos bad hair days, aqueles dias em que o cabelo não está cooperando muito, sabe?
Neste artigo, vamos te ensinar o passo a passo de 7 penteados com trança para que você possa variar o visual de uma forma criativa e estilosa e também quais acessórios usar para complementar o penteado e truques para a duração ser maior. Confira!
7 modelos de penteados com trança com passo a passo
Trança embutida
A trança embutida é charmosa, romântica e complementa qualquer look! Embora pareça difícil de fazer, esse tipo de penteado com trança requer apenas um pouquinho de atenção a mais. Que tal treinar fazer a trança embutida? Rapidinho você pega o jeito!
1º Passo: Separe uma mecha do topo da cabeça e divida a mesma em três partes iguais;
2º Passo: Assim como você faz em uma trança normal, cruze a mecha da esquerda sobre a central e repita o processo também com a da direita;
3º Passo: Puxe uma mecha de cabelo e vá incorporando em cada uma das três partes, antes de trançar. A dica é começar puxando os fios mais próximos da testa;
4º Passo: Não se esqueça de apertar as sessões cada vez que for trançar;
5º Passo: Continue cruzando as três sessões até chegar na nuca;
6º Passo: Quando chegar na nuca, continue o penteado como uma trança normal;
7º Passo: Prenda a ponta com elástico e prontinho!
Trança tiara
A trança tiara também é um penteado com ar romântico e que combina bastante com eventos mais formais e elegantes, como casamentos e formaturas.
1º Passo: Separe a mecha do topo da coroa da cabeça e arrume num topetinho com grampo para trás;
2º Passo: Faça uma trança fininha atrás de cada orelha e passe por cima da cabeça, prendendo as duas transpassadas com grampos, como se fossem uma tiara;
3º Passo: Solte a parte que você prendeu na coroa no passo 1 por baixo da tiara e ajeite como preferir. Tá pronto seu penteado com trança tiara!
Trança unicórnio
Se você quer um penteado com trança que seja estiloso e descolado, a trança unicórnio deve ser uma opção a ser considerada. Ela combina com eventos mais formais até os informais e dá um toque de personalidade no visual.
1º Passo: Com um pente fino, faça duas riscas no cabelo, uma de cada lado da testa e isolando uma mecha central na cabeça. Prenda-a com um grampo;
2º Passo: Penteie todo o cabelo restante para deixa-lo alinhado;
3º Passo: Comece a fazer a trança desde a raiz, partindo do sentido da testa para a parte de trás da cabeça. Será como uma trança embutida, rente à raiz do cabelo;
4º Passo: Se preferir, dê uma bagunçadinha para que o penteado fique mais despojado. Finalize com spray texturizador.
Trança de raiz lateral
A trança de raiz lateral é um penteado com trança que combina bastante com cabelos cacheados e crespos, deixando-os ainda mais valorizados.
1º Passo: Com a ajuda de um pente, separe uma mecha da região da franja de em torno de dois dedos. Divida essa mecha em três mechas bem fininhas;
2º Passo: Comece a trançar. Lembrando de dar uma distância de quatro dedos da raiz
3º Passo: Depois de uns 5 gominhos prontos, prenda a trança com um elástico;
4º Passo: Separe outra mecha e divida-a em dois. Trance-a usando a trança já feita como se fosse a terceira mecha. Repita usando outras mechas médias até a primeira trança terminar. Seu penteado com trança lateral está pronto!
Trança Cascata
A trança cascata é um penteado com trança clássico de eventos como formaturas, festas de 15 anos e casamentos. Sofisticação e elegância definem esse penteado com trança, que não é difícil de fazer.
1) Desembarace o seu cabelo e faça uma risca central bem marcada;
2) Pegue uma mecha fina de uma das laterais da cabeça, divida em três sessões e comece criar a trança normalmente;
3) Para que o efeito cascata seja criado, pegue uma nova mecha do topo da cabeça, dos fios que ficaram soltos;
6) Junte essa mechinha à uma das seções da trança e continue a cruzar os fios;
7) Continue assim unindo novas mechas à trança até chegar na parte de trás da cabeça;
8) Continue criando a trança com os fios que restaram e prenda a pontinha com um elástico;
10) Repita todo o processo no outro lado da cabeça;
12) Una, então, as 2 tranças feitas e prenda com um grampo na parte de trás da cabeça;
13) Seu penteado com trança cascata está pronto!
Trança boxeadora
Se você quer fugir do visual romântico, mas adora tranças, a boxeadora é uma opção que você pode gostar bastante. Ela é descolada e cheia de personalidade!
1º passo: Reparta o cabelo no meio, dividindo os fios em duas mechas que devem ir da testa até a nuca;
2º passo: Escolha uma das mechas para começar e a divida em outras três mechas menores e iguais. Comece a fazer uma trança bem na parte da frente da testa e não se esqueça de ir puxando a trança para trás.
3º passo: Essa é uma trança embutida em alto relevo, por isso faça o movimento contrário para criar o efeito trançado.
4º passo: Vá trançando os fios e, quando a trança chegar na altura da nuca, aperte bem os fios e continue trançando o cabelo que restou;
5º passo: Use um elástico para deixar o penteado com trança bem preso e repita o processo na outra metade de cabelo;
Rabo de cavalo com trança
Que tal um rabo de cavalo com trança para o dia a dia? Esse penteado com trança pode ser a salvação nos dias em que o cabelo não está do jeito que gostaríamos.
1) Divida o cabelo ao meio em duas mechas e prenda cada uma delas com uma presilha;
2) Em uma das mechas, solte a presilha e separe uma seção de cabelo na parte da frente, dividindo-a em 3 partes iguais;
3) Trance apenas esta mecha normalmente;
4) Continue alimentando a trança com as mechas localizadas nas laterais da cabeça;
5) Continue até completar a trança com os fios da nuca;
6) Finalize o efeito trançado até o fim da mecha e prenda os cabelos de novo com a presilha;
7) Chegou o momento de fazer exatamente o mesmo passo a passo nos fios da mecha localizados no outro lado da cabeça;
8) Aqui você pode juntar os dois lados já trançados em um rabo de cavalo baixo e central ou até msm deixar os dois lados separados!
Acessórios para estilizar a trança
Para deixar o seu penteado com trança ainda mais estiloso, use lenços, grampos enfeitados e também elásticos coloridos. Além disso, ainda fica interessante usar produtos que criam efeito molhado e também gel colorido, com purpurina para deixar o cabelo iluminado. O que não faltam são opções para deixar o visual mais a sua cara!
Como fazer a trança durar mais tempo?
Com alguns truques simples é possível fazer com que o penteado com trança dure mais. Entre os truques mais importantes: useum finalizador para deixar os fios no lugar, não lave o cabelo no dia anterior ao penteado, não se esqueça de deixar os gominhos bem apertados e tenha sempre um leave-in ou óleo na bolsa, em caso de aparecimento do frizz.