CacheadosCrespo

Pente garfo: Para que serve e como usar esse acessório

pente garfo

Para muitas pessoas, a beleza do cabelo cacheado e afro anda de mãos dadas com o volume. Se você é uma dessas pessoas, com certeza já fez alguma pesquisa para entender como garantir mais volume às suas madeixas e, indispensavelmente, se deparou com o pente garfo.

Esse acessório é um grande conhecido de quem gosta de cabelos volumosos, e além de fácil de usar, é bem prático, podendo ser levado na bolsa para quando é necessário dar aquele retoque nas madeixas.

Mas se você nunca ouviu falar do pente garfo, não se desespere, porque aqui você vai entender tudinho sobre esse item e saber como escolher o tipo mais adequado de acordo com seu cabelo.

O que é pente garfo

O pente garfo é um acessório capilar usado de forma diferente dos pentes e das escovas comuns. Estes têm o objetivo de desembaraçar os fios, sendo geralmente utilizados em seu comprimento. Já o pente garfo deve ser usado diretamente na raiz, e seu principal intuito é o de garantir mais volume para os fios.

Este acessório foi criado especificamente para cabelos dos tipos 3 e 4, que são os cacheados e crespos. O pente garfo existe em diferentes tipos e é uma das técnicas mais fáceis e práticas de valorizar o volume das famosas madeixas em espirais.

Para que serve o pente garfo

O pente garfo é um acessório que serve para valorizar e acentuar o volume de cabelos cacheados e crespos ao levantar a raiz dessas madeixas. Sendo usado diretamente nessa região, ele ajuda a soltar os cachos que estão localizados mais próximo ao couro cabeludo, ajudando a distribuir o volume de forma igual ao redor da cabeça.

Ele pode ser utilizado não apenas por quem possui o cabelo black power, mas também por cacheados e cacheadas que desejam madeixas mais volumosas e com os cachos mais soltos e bem distribuídos. O fato de ser barato e fácil de ser utilizado faz com que ele seja a primeira escolha na hora de estilizar esse tipo de cabelo.

pente garfo
@stardoll

Seja no cabelo solto ou com algum penteado, a ação do pente garfo irá soltar os cachos mais próximos do couro cabeludo, garantindo que o volume dos fios comece desde a raiz e vá se propagando para as pontas.

Ele ajuda, portanto, a evitar aquele visual em que o volume existe apenas no comprimento e não na raiz.

Como usar o pente garfo

O pente garfo é muito fácil de ser utilizado. Basta posicionar o acessório entre os fios, rente à raiz, na posição horizontal.

Então, puxe o pente para cima, fazendo movimentos de zigue-zague. Esse movimento irá permitir que a raiz levante, garantindo o volume desejado. A remoção do pente também deve ser feita na horizontal, tomando o cuidado necessário para que o acessório não fique preso nas suas madeixas.

Faça esse processo quantas vezes achar necessário em todas as áreas do cabelo que podem se beneficiar com um volume extra na raiz. Quanto mais utilizado ele for, maior será o volume conseguido.

Lembre-se que esse acessório não deve ser utilizado para desembaraçar os seus fios, e sim apenas para conferir mais volume diretamente na raiz dos cabelos.

Você também pode combinar seu uso com o de técnicas como a fitagem, feita para garantir maior definição aos cachinhos. Dessa forma você terá cabelos volumosos e com cachos definidos. Parece um sonho, não é mesmo?

Não se preocupe com os fios arrepiados após utilizar o pente garfo, porque o próprio volume será responsável por disfarçar o frizz.

Que tipo de pente garfo devo escolher

ohh, nós temos opções

Existem muitos tipos de pente garfo diferentes no mercado e, por isso, pode parecer um pouco complicado escolher o acessório indicado para o seu tipo de madeixa. No entanto, a escolha é bem simples.

Os diferentes tipos de pente garfo foram criados pensando nos diferentes tipos de cabelo cacheado e crespo que existem. A classificação vai do 3A ao 3C e do 4A ao 4C, sendo o 3A o cacheado mais semelhante ao ondulado e o 4C o crespo mais semelhante ao black power.

O pente garfo que possui dentes largos e fileiras duplas, geralmente feito de plástico, é mais indicado para quem tem cabelos com cachos já bem definidos e com maior necessidade de volume na região da raiz.

pente garfo
@todecacho

O pente garfo feito de madeira é indicado para cabelos cacheados de forma geral, e ajuda a diminuir a eletricidade estática presente nos fios, por ter maior aderência aos mesmos.

pente garfo
@todecacho

O pente garfo feito de metal é mais indicado para os cabelos crespos, devido à possibilidade de obter mais precisão no volume criado, de forma a prejudicar o menos possível os fios.

pente garfo
@cestomen

Por fim, o pente garfo de plástico que possui pontas mais finas é indicado para fios extremamente crespos, que são geralmente mais sensíveis, já que esse acessório permite criar volume sem danificar essas lindas madeixas.

pente garfo
@luza

O pente garfo é um dos acessórios mais utilizados por cacheados e crespos para garantir volume na raiz. Ele deve ser escolhido de acordo com o tipo de cabelo. Você sabe qual o seu tipo de cabelo?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>