ColoraçãoTransformação

Pensando em descolorir o cabelo? Respondemos suas dúvidas!

cabelo descolorido

É bem comum que haja dúvidas em relação a descolorir o cabelo, já que esse é um procedimento que se não feito da maneira correta pode acabar danificando os fios, deixando os muitos ressecados e quebradiços. Pensando nisso, nós vamos responder as principais dúvidas relacionados a descolorir o cabelo, além de te dar o passo a passo de como fazer em casa com segurança!

Preciso preparar o cabelo para descolorir?

Como falamos anteriormente, a descoloração dos fios é um procedimento que pode acabar danificando bastante o cabelo, já que retira a pigmentação deles. Por isso, se os seus fios não estão saudáveis, não é aconselhável descolorir o cabelo.

cabelo loiro descolorido
Instagram: @sassperellihair

Para preparar os fios antes da descoloração, opte por seguir um cronograma capilar. Essa é uma rotina de cuidados com os fios que intercala três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Além disso, a cauterização com queratina líquida também é bastante indicada, pois devolve as proteínas dos fios e a massa capilar perdida.

Também é muito importante destacar a importância de se fazer o teste de mecha antes de clarear os fios, para verificar se realmente ele está preparado para receber a química. Para isso, basta aplicar o produto já pronto em uma pequena mecha e aguardar o tempo recomendado pelo fabricante. Caso não haja problemas, a descoloração está liberada!

Qual produto usar para descolorir o cabelo?

A descoloração dos fios é feita com dois produtos: água oxigenada, que abre a cutícula dos fios, e o descolorante, que é o responsável pela remoção da cor natural.

Ao escolher esses produtos é fundamental que se opte por marcas confiáveis e seguras. Isso é essencial para que o procedimento de descolorir o cabelo seja realizado com total segurança e para que os resultados sejam como o esperado.

dica spray clareador yenzah

Qual água oxigenada usar para descolorir o cabelo?

A água oxigenada é o produto que vai agir junto com o descolorante, sendo preferencial que ela seja de boas marcas e estabilizada cremosa. Em relação ao volume, é importante lembrar que quanto maior, mais rápido será o efeito clareador e pode estragar os fios de forma mais rápida também.

Passo a passo para descolorir o cabelo

O processo de descolorir o cabelo pode ser feito em casa. No entanto, sempre lembrando de seguir o passo a passo à risca, de escolher produtos de boas marcas e de realizar o teste de mecha. Caso você não se sinta segura em descolorir o cabelo em casa sozinha, não deixe de procurar um profissional para te ajudar no procedimento.

Instagram: @laurajadestone

Abaixo, segue o passo a passo para descolorir o cabelo em casa com segurança!

1º Passo

Comece escolhendo o descolorante e a água oxigenada, lembrando que precisam ser de boas marcas. É indicado o descolorante com coloração azul, que evita que o cabelo fique muito amarelado. Já em relação a água oxigenada, dê preferência a para a estabilizada cremosa e lembre-se que quanto maior o volume, mais rápido é o efeito clareador;

2º Passo

Misture o pó descolorante e a água oxigenada, até que se forme uma mistura homogênea. A quantidade usada, geralmente, é de 1 medida de pó para duas de água oxigenada;

3º Passo

Faça o teste de mecha. Aplique um pouco da misture em uma pequena mecha para avaliar se haverá algum dano aos fios durante o processo;

4º Passo

Aplique um creme hidratante na pele ao redor do cabelo, na testa, nuca e orelhas, evitando assim que fiquem manchados ou até mesmo irritados quando o produto for aplicado;

5º Passo

Aplique a mistura com um pincel. Comece pela ponta dos fios, pois a raiz é mais sensível e acaba descolorindo primeiro.

6º Passo

Observe o tempo de ação do produto. Não é recomendado que se passe mais de 30 a 40 minutos com o produto no cabelo. Uma boa dica é observar a cada 5 ou 10 minutos se a tonalidade desejada já foi atingida, já que o tempo de descoloração pode variar de acordo com vários fatores, como cor atual do cabelo, por exemplo.

7º Passo

Lave os fios com shampoo, enxaguando bem para que todos os resíduos do produto sejam removidos;

8º Passo

Finalize com uma matização com produtos que ajudam a corrigir a tonalização dos fios, evitando que fiquem amarelados, alaranjados ou acinzentados. Geralmente os produtos de matização tem coloração roxa ou azul.

cabelo descolorido cacheado
Instagram: @oceanlewis

Bônus: posso descolorir e pintar o cabelo no mesmo dia?

Sim, é possível fazer os dois procedimentos no mesmo dia! Mas vale lembrar que ambos são agressivos e que podem deixar os fios ressecados e porosos. O importante é seguir uma rotina de cuidados com os fios no pós química para que eles fiquem saudáveis.

Pronta para mudar o visual? Agora é só colocar em prática!

Gostou dessa matéria? Curta e compartilhe! <3 

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>