Problemas e Cuidados

Peeling capilar: qual é a função, quando fazer e como aplicar esse tratamento nos fios

Peeling capilar: qual é a função, quando fazer e como aplicar esse tratamento nos fios

O nosso couro cabeludo é uma região extremamente importante para o crescimento adequado e para a saúde dos fios. Quando temos acúmulo de resíduos na área, o resultado são fios pesados e opacos. Por isso, é indicado fazer o peeling capilar.

Você provavelmente deve ter ouvido a palavra peeling algumas vezes, já que esse é um tratamento muito comum para a pele. O peeling nada mais é do que a esfoliação.

peeling capilar é o mesmo que esfoliação capilar
Instagram: @recuperacao_capilar

Quando pensamos em esfoliação, com certeza nos lembramos dos diversos tratamentos de pele, talvez até mesmo em máscaras diferentonas e peles lisinhas. Mas esse tratamento também existe para os cabelos e é muito indicado.

É de se imaginar que o acúmulo de resíduos na região do couro cabeludo não seja nada bom para os fios. É um princípio semelhante a quando pensamos nos poros entupidos e em como isso prejudica que a pele respire. Nosso couro cabeludo também precisa respirar, e se tiver algo impedindo essa respiração, nossos fios logo darão sinais.

Por isso, o peeling capilar é muito importante. A parte boa é que ele pode ser feito em casa de forma prática. Vamos aprender?

O que é peeling capilar?

Como disse, o couro cabeludo pode acumular resíduos tanto de produtos quanto de oleosidade ou da poluição. Por vezes, isso pode causar problemas como a coceira na cabeça, que incomoda e faz com que tenhamos aquela urgência de ir com unha e tudo no nosso pobre couro cabeludo.

Ao invés de coçar freneticamente até quase arrancar a cabeça fora, o indicado é fazer o peeling capilar, que não é nada além da esfoliação do couro cabeludo. Isso porque esse acúmulo de impurezas pode causar problemas como a queda de cabelo e excesso de oleosidade.

função do peeling capilar
Instagram: @rara_fracionados

Essa esfoliação pode ser feita por meios mecânicos ou químicos. Vamos aprender direitinho como cada um desses modos funciona e como entender o melhor método de peeling capilar para garantir que seus fios fiquem saudáveis.

Quais são os benefícios do peeling capilar?

O peeling capilar é um excelente método para preservar a saúde do couro cabeludo, já que, ao desobstruir o couro cabeludo, ele combate problemas como a queda de cabelo, oleosidade em excesso e caspa.

É no couro cabeludo que ocorre o crescimento dos fios. Então, é de se imaginar que quando essa região está obstruída de alguma forma, os fios ficarão mais fracos e suscetíveis a problemas como a queda e quebra.

resultado peeling capilar
Instagram: @vitorialisshair

Dessa forma, esse tratamento será responsável por fortalecer a raiz das suas madeixas, removendo as impurezas da região e promovendo a saúde do seu couro cabeludo.

Além disso, ele ajudará a eliminar a oleosidade em excesso e equilibrar o pH do cabelo, além de favorecer o crescimento saudável dos fios.

Como ele pode ser feito em casa?

Outra vantagem do peeling capilar é o fato de poder ser feito em casa de forma rápida e prática, com ingredientes naturais.

Um peeling capilar muito popular é aquele feito com açúcar e mel. Veja o passo a passo a seguir

Passo a passo

1º passo: Adicione uma colher (sopa) de açúcar e uma colher (sopa) de mel em um recipiente.

2º passo: Bata bem até obter uma mistura homogênea.

3º passo: Aplique essa mistura no seu couro cabeludo com os cabelos já lavados com o shampoo de sua preferência, massageando suavemente durante cerca de dois minutos.

4º passo: Enxague abundantemente e condicione da forma como preferir.

Existem no mercado produtos desenvolvidos para realizar o peeling capilar. O peeling de argila também é outra técnica muito popular. Você pode realizá-lo com produtos indicados para tal ou com a argila.

É importante usar as pontas dos dedos para massagear os cabelos, tomando o cuidado de não usar as unhas, já que isso pode machucar a região do couro cabeludo, causando feridas.

Qual é o momento de fazer o peeling capilar?

Nossos cabelos nos dão sinais de que algo não vai bem. Fios mais opacos e quebradiços, aparecimento de caspas, coceiras na região do couro cabeludo. Tudo isso podem ser sinais de que está na hora de fazer aquela limpeza extra na região.

É recomendável que o peeling capilar seja feito uma vez por mês. Ele pode ser feito duas vezes por mês no caso de mulheres que aplicam uma grande quantidade de produtos nos seus fios. Sim, cacheadas e crespas, estou olhando para vocês.

Sabemos que muitas técnicas de finalização envolvem aplicar uma grande quantidade de creme para pentear nas madeixas. Fica lindo e é eficiente, mas pense que todo esse produto fica ali, acumuladinho nos seus cabelos. Por isso, é importante dar essa mãozinha extra para o couro cabeludo conseguir respirar em paz.

Para além do peeling capilar, uma outra técnica muito eficiente para garantir que os seus fios se livrem dessas impurezas que só atrapalham é o detox capilar. Você sabe como fazê-lo e de quanto em quanto tempo ele deve ser feito?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>