Você sabe o que são parabenos e por que deve evitar utilizar produtos que os contenham? É comum que, ao pesquisarmos produtos para utilizarmos em nossas madeixas, pensemos apenas se eles são adequados para os nossos fios, ou seja, se aquele produto é indicado para o nosso tipo de fio.
Aposto até que, ao ler o rótulo, você dá uma pulada naquelas palavras mais complicadas, provavelmente pensando que todo produto tem aquilo ou que não há necessidade em saber o que são ou para que servem.
Isso acontece, e você não é a única. Muitas vezes partimos da lógica de que se algo faz mal para os cabelos, provavelmente não seria incluso em um produto para cuidar da saúde capilar. Isso nem parece fazer sentido, não é mesmo?
Mas a verdade é que alguns ativos que não são tão benéficos para os nossos fios podem ser inclusos em produtos e, por isso, precisamos estar atentas para a confecção daquilo que compramos e passamos nos nossos cabelos a fim de proteger as madeixas de possíveis danos.
Imagina que frustrante deve ser comprar um produto super badalado e super caro só para perceber que, por algum motivo que você não sabe explicar, ele parece estar deixando seus fios mais ressecados e opacos?
A preocupação com a saúde capilar vai além de procurar os produtos certos para o seu tipo de cabelo. Também é importante entender quais são os componentes desses produtos e como eles agem em nossas madeixas. Algumas substâncias, como os parabenos, podem fazer muito mal para a saúde capilar.
Para quem se interessa pelos cosméticos que usa, saber o que são e para que servem as os ingredientes utilizados em sua composição é importante. Por exemplo, muitas mulheres optam por usar shampoos sem sulfato. Substâncias como parabenos são comuns, e muitas pessoas não entendem o que sua presença significa.
Essas substâncias estão presentes na fórmula de muitos produtos e, muitas vezes, não damos a devida atenção para sua presença. Alguns países chegaram até mesmo a proibir a utilização de substâncias como parabenos e petrolato em produtos de beleza.
O que são parabenos?
Não se preocupe, você não precisará ter um doutorado em química para entender esse texto e saber como ler o rótulo do produto para poder procurar por substâncias que podem fazer mal para a sua saúde capilar.
Tudo será explicadinho aqui, inclusive o motivo pelo qual você deve evitar usar produtos que contenham parabenos em seus fios. Mas, antes de mais nada, vamos entender melhor o que eles são.
Parabenos são conservantes químicos adicionados a produtos cosméticos a fim de inibir o crescimento e fungos e bactérias. Eles são largamente utilizados tanto em cosméticos de forma geral como em produtos capilares, maquiagens e até em produtos como lenços umedecidos.
Esses conservantes são fabricados em laboratório e são adicionados até mesmo em alguns alimentos e produtos como tintas de tatuagem, esmaltes perfumes, condicionadores, cremes hidratantes, entre outros. Existem vários tipos diferentes de parabenos. O metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e isobutilparabeno são alguns dos mais utilizados.
Porque eles fazem mal para o nosso cabelo?
Agora que já entendemos o que são os parabenos, porque são adicionados nos produtos e sabemos, de certa forma, porque eles não são tão bons, está na hora de aprender direitinho porque devemos evitá-los e quais são os maléficios do uso de produtos com parabenos em nossos cabelos.
O uso de parabenos em produtos capilares está associado a um aumento no número de casos de câncer, em especial o câncer de mama e o câncer dos testículos. Essas substâncias têm o poder de imitar o efeito do hormônio estrogênio no corpo, o que estimula a divisão celular em áreas como mamas e testículos, correndo o risco de aumentar a chance do desenvolvimento de câncer nessas áreas.
Essas substâncias também foram encontradas no sangue e na urina de pessoas saudáveis que utilizam produtos que as contenham, o que significa dizer que nosso corpo tem a habilidade de absorvê-las e, portanto, elas podem interferir na nossa saúde. Elas também são responsáveis por algumas alergias, irritações e aumento da sensibilidade cutânea. Isso ocorre devido à sua ação antifúngica e antibacteriana.
A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) regula a quanti dade dessa substância
No entanto, não se sabe qual o efeito da utilização de mais de um produto contendo essa substância, ou seja, o efeito cumulativo dos parabenos no organismo. O Comitê Científico da União Europeia de Segurança ao Consumidor diz que dois tipos de parabenos podem ser seguros ao consumidor quando são utilizados nas concentrações liberadas, sendo eles o metilparabeno e o etilparabeno.
Alguns países têm procurado boicotar produtos que contenham tal substância. Na Dinamarca, por exemplo, a utilização da mesma foi proibida em produtos infantis.
Como saber se o meu produto contém parabenos?
Depois de tudo que explicamos, acho que deu pra entender que os parabenos, ainda que sejam colocados em produtos capilares, podem não ser muito indicados para quem quer manter a saúde dos fios em dia, certo?
Pelo sim, pelo não, a melhor alternativa é evitar a utilização de produtos contendo essa substância. Para tal, é necessário ficar atenta às embalagens dos produtos de beleza que você comprar. Na parte em que estão listados os ingredientes, procure por aqueles que contenham “parabeno” em seu nome, ou no inglês, “paraben”. O ingrediente pode vir sozinho ou acompanhado dos prefixos já mencionados.
Algumas marcas de cosméticos e produtos capilares já escrevem em sua embalagem que seus produtos são livres de parabenos. Dê preferência para esse tipo de produto. Opte também por marcas que obedecem a lei da logística reversa e ajude o meio ambiente.
Se você quiser optar por um produto que contenha parabenos, o ideal é evitar o uso excessivo do mesmo. Não é necessário substituir todos os seus produtos que contenham essa substância por aqueles que sejam livres dela, mas é bom usar ambos em conjunto, o que irá diminuir a concentração de parabenos em seu corpo.
Parabeno não é o único. Saiba mais sobre o petrolato
Se você acha que somente os parabenos podem fazer mal para o nosso cabelo, pode se surpreender ao descobrir que não, eles não são os únicos. Tem muito mais caroço nesse angu.
Além dos parabenos, existem outros ingredientes que são adicionados a produtos capilares e que podem fazer mal para a nossa saúde. O famoso formol, por exemplo, está associado ao desenvolvimento de câncer.
O petrolato é outra substância envolvida em polêmica. Esse derivado do petróleo cru é comercializado sob vários nomes, como vaselina ou parafina líquida, e é utilizado em cosméticos e produtos capilares devido ao seu baixo custo. A polêmica em relação ao petrolato está associada ao fato de que ele pode ser alergênico e altamente tóxico para as pessoas que trabalham em sua exploração, além de ter impacto negativo no meio ambiente.
Outro problema em relação a essa substância é que ele promove uma falsa hidratação e falsa maciez, já que ele cria uma película protetora em volta dos fios, mas não consegue penetrar nos mesmos. Portanto, seu efeito na fibra capilar é semelhante ao de uma maquiagem aplicada em uma pele que não foi tratada. Dê preferência para produtos que não contenham essa substância. Leia atentamente os rótulos daquilo que você compra para poder consumir apenas o que de fato fará bem para os seus fios.
Os parabenos são substâncias presentes em produtos capilares e que podem fazer mal à nossa saúde. Para recuperar cabelos danificados, dê preferência por produtos que tenham ativos encapsulados em sua composição.